A Roda das Vendas

Conheça a Roda das Vendas, uma ferramenta que pode lhe ser muito útil neste começo de ano

Elaborei uma ferramenta que pode lhe ser muito útil neste começo de ano para desenvolver as habilidades de vendas da equipe comercial da sua empresa. Chama-se Roda das Vendas – e é composta de habilidades essenciais para ser um bom vendedor. A atividade segue exatamente o mesmo formato da Roda da Liderança (confira o editorial da revista Liderança de janeiro de 2012).

A ideia é que essa ferramenta ajude você e sua equipe a mapearem suas competências, buscando pontos de melhoria e aperfeiçoando práticas entre a equipe.

Numa escala de 0 a 10, cada vendedor deve se autoavaliar, justificando sua nota. Depois de completada a roda, escolhe-se um ou dois pontos prioritários para desenvolver como “tarefa de casa” para cada um dos envolvidos.

E quais são os pontos a analisar? Os nossos, já conhecidos, oito passos da venda:

  1. Planejamento.
  2. Prospecção de clientes.
  3. Abordagem/contato.
  4. Levantamento de necessidades/sondagem.
  5. Proposta de valor.
  6. Negociação.
  7. Fechamento.
  8. Pós-venda.

Ao responder essas perguntas simples, porém bastante objetivas, você terá um excelente mapa de situações a serem melhoradas. Cada vendedor saberá exatamente onde está e o que precisa aprimorar para alcançar uma graduação melhor.

E, como a Roda das Vendas é autoavaliativa e autoexplicativa, fica fácil estabelecer planos de melhoria, pois o próprio avaliado define o que precisa aperfeiçoar e como fazer isso.

Você pode aplicá-la agora mesmo e, caso precise de ajuda, é só me avisar – é um workshop de quatro a seis horas que tenho pronto para lhe apresentar sempre que for necessário.

Esta é uma excelente época do ano para planejar. E por que não aproveitar para planejar o que precisa melhorar nas suas atividades de venda?

Abraço e um excelente 2012!

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