A verdade sobre gestão a distância

Gostaria que fizéssemos uma análise juntos: a frequência com que você tem contato com a sua equipe é suficiente e efetiva?

O final do ano é o momento no qual o comportamento dos líderes precisa ser diferenciado. É preciso que haja uma proximidade maior da sua equipe. Uma proximidade que permitirá que você detecte problemas, dê comandos mais rapidamente, monitore metas dia a dia, hora a hora.

Essa minha preocupação veio das visitas em empresas pela Consultoria da VendaMais. Observei que alguns líderes têm uma frequência de proximidade com sua equipe muito baixa. E as justificativas para isso são inúmeras, mas duas são as mais comuns: falta tempo e distância dos vendedores e representantes na sede da empresa. Por vezes, as reuniões ocorrem uma vez por semana, outras uma vez ao mês e até mesmo reuniões apenas trimestrais. E, questionados, esses líderes explicam que as reuniões são distantes, porém, eles conversam diariamente com a equipe pelo telefone. Minha pergunta é: isso é realmente suficiente?

Se o seu objetivo é promover um alinhamento real entre sua equipe e a filosofia de trabalho da sua empresa, você de fato acredita que encontros mensais, bimestrais ou trimestrais com os seus colaboradores serão suficientes? É tempo de começarmos a usar a tecnologia que nos cerca como parceira de trabalho, como algo que pode nos aproximar das pessoas.
Ao mesmo tempo que conheço gestores que praticam as reuniões mensais e trimestrais com seus colaboradores, conheço também aqueles que mantém encontros diários com seu pessoal. Todos os dias, no mesmo horário, abre-se uma videoconferência – muitas vezes utilizando sistemas gratuitos como Skype – e toda equipe está on-line no mesmo momento e o líder passa um recado de 10 ou 15 minutos para o dia de trabalho, sana dúvidas de grupos e ainda consegue atender alguma solicitação de alguém pessoalmente, logo que tenha sido dado o recado. É o momento de avaliar os resultados do dia anterior, passar as perspectivas para o dia seguinte, fala sobre algum lançamento de produto, enfim, há comunicação clara e objetiva. Fala-se sobre valores, fala-se sobre processos! Ou seja, com 30 minutos diários esse gestor está alinhado com o seu time. Essa atitude diária faz com que a equipe ganhe uma homogeneidade espetacular para trabalhar.

Imagine você educando seu filho conversando com ele uma vez por mês. Você acha que conseguiria transmitir seus valores, seus princípios, nesses encontros mensais? Qual seria o resultado? Pense nisso!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima