A verdadeira e total motivação

Como consultor, quase que todo dia ouço a pergunta ?o que devo fazer para motivar meus funcionários?? Isso mostra que a busca por motivar pessoas é vital para atingir os esperados resultados na empresa. Sem motivação não há metas que se concretizem! Por Gustavo Boog

Como consultor, quase que todo dia ouço a pergunta ?o que devo fazer para motivar meus funcionários?? Isso mostra que a busca por motivar pessoas é vital para atingir os esperados resultados na empresa. Sem motivação não há metas que se concretizem!

A motivação é uma porta que só abre por dentro. É algo que brota mais do coração que da mente das pessoas. Ninguém tem o poder de motivar ninguém. Motivação é sempre automotivação, pois é você, a cada momento, que faz essa escolha. Pode-se, quanto muito, sensibilizar as pessoas, tocando algo dentro delas que as leve, por si próprias, a abrirem esta porta.

Motivação verdadeira não é ameaçar ? sutilmente ou não ? , as pessoas com penalidades: isso é provocar o medo, a ira, a humilhação. A melhor imagem de uma pessoa motivada é um autêntico sorriso no rosto. A alegria é o melhor sinal da motivação.

Existem recursos perenes e voláteis para a busca da motivação. Os perenes se conectam às causas, ao passo que os voláteis se ligam mais aos efeitos. Palestras, encontros e workshops de motivação têm impactos altamente positivos, trazendo percepções novas sobre as tarefas, os relacionamentos, os desafios, o que se pretende implantar. Têm um poderoso efeito motivacional, mas, por si só, são passageiros, ?fogo de palha?. Se não forem persistentemente apoiados por ações que assegurem a perenidade da motivação, não têm eficácia.

Isso todo mundo entende, mas dificilmente pratica: assume-se que a ?palestra motivacional? resolverá o problema da motivação. Quanto mais a palestra estiver ligada, alinhada e integrada à realidade de uma equipe ou empresa, maior a possibilidade de não se estar criando uma ?ilha da fantasia?. É assim que se constróem pontes para a realidade do dia-a-dia.

Você, quando estiver na posição de líder de uma equipe, não tem poder de motivar ninguém. O que você pode é criar as condições para que as pessoas se motivem. É o papel do jardineiro, que prepara a terra, aduba, semeia, rega, tira as ervas daninhas, afasta as pragas para que a motivação floresça. Os recursos perenes para a verdadeira e total motivação indicam que o líder deve assegurar os seguintes pontos, oferecendo condições para que as pessoas:

· Sintam-se participantes, conectadas e orgulhosas quanto aos propósitos de suas áreas, unidades de negócio e empresa;

· Tenham o treinamento e a capacitação para as tarefas que executam;

· Tenham as informações, equipamentos, ferramentas e materiais para o desempenho de seu trabalho;

· Tenham o reconhecimento emocional (reforço positivo) por resultados que atingiram;

· Tenham a recompensa material proporcional à contribuição que trouxeram: salários, benefícios, bônus, prêmios, participações;

· Tenham a possibilidade de auto-realização, de crescer e de se desenvolver como pessoas e como profissionais;

· Tenham a possibilidade de criar, influencia r e melhorar processos, relações e ambiente de trabalho;

· Sintam-se integrantes e participantes das equipes.

Integrando causas e efeitos, com ações perenes e voláteis, a motivação virá com toda a certeza, e com ela a correspondente contrapartida de dedicação, desempenho, entusiasmo e alegria.

Gustavo G. Boog é consultor e terapeuta organizacional, conduzindo projetos de elevação da competência pessoal, grupal e empresarial. Fone (11) 5183-5187. E-mail [email protected] Homepage: www.boog.com.br.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima