Abra as portas para o seu novo cliente – CV n. 9

Criatividade sem limite

Valor agregado

 

Um teste para avaliar a sua crença na quantidade ilimitada de soluções e oportunidades que o uso da criatividade pode gerar, mesmo em mercados aparentemente saturados. Responda a pergunta: depois da internet, ipod, second life, orkut, etc., você acha que novos produtos ainda podem ser criados?

 

Se você respondeu sim, parabéns! Você está pronto para criar novas soluções para qualquer desafio, agregar valor a velhos produtos e criar inéditas oportunidades de negócio. Se a resposta foi não, aprenda que criatividade nunca esgota, como mostra este produto da Dinamarquesa Tangent, ela lançou o Tangent Quattro WiFi Internet Radio, um aparelho que sem fio se conecta à internet, acessando 5,5 mil estações de rádios, quantidade extremamente maior que a meia dúzia que você costuma ouvir na freqüência FM.

 

Viste o site: www.tangent-audio.com

 

 

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Anunciando com o sol

Comunicação

 

Para anunciar na mídia existem várias formas, por exemplo: mídia exterior em que há outdoor, front light (outdoor com impressão em lona e iluminação frontal), os chamados mobiliários urbanos (pontos de ônibus, relógios de rua, etc.), empenas (grandes anúncios em lona fixados em prédios) e placas de esquina de rua.

 

Uma grande e eficiente idéia foi desenvolvida pela agência DDB Dusseldorf para a Volkswagen na Alemanha. Ela projetou uma peça que foi fixada em cima de uma edificação e, quando a luz solar batia nela, a frase “dia perfeito para test drive” se projetava em uma calçada.

 

Dica Prática

Uma forma de chamar realmente a atenção é surpreender em tudo, na apresentação do seu produto, na sua comunicação, na abordagem dos vendedores da empresa e na atenção dos funcionários. Pense nisso e surpreenda o seu cliente!

 

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A cada 3 meses, sob nova direção

Diferenciação dramática

 

GrandOpening é um espaço criado em Norfolk Street, Nova York, para mudar a dinâmica comercial de sua região. É uma pequena loja que a cada três meses será reaberta com uma nova proposta. Atualmente, é um salão de pingue-pongue com uma mesa em que se paga 6 dólares por 20 minutos de jogo ou 50 dólares por uma hora com direito a gravação da partida, arquibancada, telão de projeção e ainda a inclusão do vídeo no YouTube.

 

Para quem quiser jogar pingue-pongue é bom aproveitar, pois daqui alguns meses pode ser que os irmãos Bem e Hall Smyth, donos do espaço, tenham resolvido abrir um novo negócio e fora da expectativa de qualquer freqüentador da região.

 

Dica Prática

Liste os benefícios e características do seu produto ou serviço em relação aos concorrentes, depois relacione aquilo que só você possui em relação aos demais. Esse exercício vai ajudá-lo a achar algo que só você tenha e nenhuma outra empresa possua – a diferença é dramática. Como nessa grande idéia, em que a empresa é a única em que os clientes acompanham os três meses para ver o que irá surgir no mesmo espaço.

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Cortando cabelo no corredor

Serviço

 

A criação de quiosques móveis para cortar cabelos teve origem com trabalhadores da indústria que não tinham tempo para isso. Então, de forma itinerante, visitavam várias fábricas. Hoje, no Reino Unido, o conceito avançou, um exemplo é o HairPOD, que se inspirou nessa idéia e criou cápsulas futuristas, com esterilização, fácil transporte, sistema de sucção que deixa o ambiente completamente limpo de fios de cabelo cortados, além de todos os itens necessários como espelho, bancada e cadeira.

 

Como a execução é fácil e os custos envolvidos são estremamente baixos em relação aos da criação de um salão inteiro, a idéia já foi aplicada em diversos lugares como aeroportos e shoppings.

 

Dica Prática

Um dos principais “pulo do gato” de várias empresas é a possibilidade de criar um sistema que possa ser replicado em vários lugares e, assim, abrir concessionárias, franquias, etc. Analise a complexidade da execução do produto ou serviço que você vende e, caso já tenha explorado todas as formas de aumentar seu mercado, pense em recriar o seu sistema, tornando-o fácil de ser multiplicado pelo País.

 

Visite o site: www.hairpod.net

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Coco na serpentina?

Vencendo a concorrência

 

Em um belo dia ensolarado um homem estava se refrescando com uma água de coco, aproveitando para observar o trabalho da pessoa que a vendia. Ele percebeu que o vendedor retirava o coco de um isopor com gelo, cortava com um facão, acrescentava um canudinho, para daí o produto estar pronto para ser comprado. Ele identificou que o processo manual era muito moroso. Então, começou a contar quantos eram vendidos em um período de 15 minutos, chegando a conclusão de que o vendedor conseguia vender no máximo dez cocos. Ele não se conformava com aquela situação do vendedor que tinha muita demanda, mas não conseguia ofertar seu produto de forma a suprir o mercado. Foi então que ele teve a idéia de associar a tecnologia da serpentina que gela chope ao coco. Através de um cilindro pontiagudo, o coco é furado e seu líquido despejado dentro de um recipiente refrigerado. A partir daí, basta abrir a torneirinha, encher uma garrafa plástica e pronto. Está achando algo familiar? Se você pensou em Coco Express, acertou. Essa história diz respeito ao fundador da Coco Express, empresa que possui mais de quatro mil pontos-de-venda e já exportou sua tecnologia para 14 países.

 

Dica Prática

A maioria das grandes idéias são concebidas dessa forma, ou seja, surgem a partir de uma análise das coisas que estão ao nosso redor. Nesse caso, o inventor estava na praia. Isso não é lugar de trabalhar, certo? Pode até não ser, mas, certamente, vale a pena prestar atenção em tudo ao seu redor, independentemente do lugar que você esteja. Nunca se sabe a que momento uma grande idéia pode aparecer. Fique atento e quando a idéia surgir, coloque-a em prática.

 

Visite o site: www.cocoexpress.com.br

 

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Compre, leve e monte

Ponto-de-venda

 

Já pensou se você pudesse atender aos seus clientes sem precisar ter um “batalhão” de funcionários? E em eliminar os custos do frete da entrega de seus produtos? Sonho? Pelo menos para a gigante Ikea responsável pela revolução no setor moveleiro, não. Tudo isso foi possível graças a sua invenção do conceito de auto-serviço de móveis de bom design a preços acessíveis. A varejista de móveis com 84 mil funcionários, disponibiliza os móveis no ponto-de-venda já embalados e fabricados de tal forma que o próprio cliente possa montar, seguindo o manual. E não pára por aí, o cliente escolhe o que quer, tirando suas dúvidas nos painéis dispostos ao longo da loja, neles estão contidas fotos dos produtos, detalhes técnicos e listas de preços. Então, vem a melhor parte, o cliente coloca a mercadoria no carrinho, se dirige ao estacionamento, carrega o seu próprio carro e vai embora. Para o cliente acaba sendo uma diversão, para a empresa uma economia de proporções astronômicas.

 

Dica Prática

 

Esse case, demonstra que através de uma única ação, é possível resolver vários problemas. Perceba o que a Ikea conseguiu ao criar um novo modelo de atendimento no seu ramo: reduziu o número de funcionários, eliminou os gastos com as entregas de mercadorias e tornou os seus produtos mais acessíveis.

 

Visite o site: www.ikea.com

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Abra as portas para o seu novo cliente

Oceano Azul

 

As empresas que trabalham na indústria de games estão constantemente se preocupando em inovar no sentido de desenvolver tecnologias para atrair seu público, que está cada vez mais exigente. A Nintendo acabou fazendo o processo inverso ao criar um revolucionário console de videogame, o Wii. O fato é que esse console foi desenvolvido para quem não jogava videogames. A Nintendo trouxe uma mudança no jeito de jogar. O controle sem fio possui um sensor que capta os movimentos do jogador que são reproduzidos na tela. A invenção realmente se mostrou simples e intuitiva. O Wii é vendido nos Estados Unidos a 250 dólares, cerca da metade do preço dos consoles que dominam o mercado. Ele já vem com o jogo “Wii sports”, que reúne cinco esportes como tênis, beisebol, golfe, boliche e boxe. Os jogos seguem a mesma lógica dos esportes reais: no tênis, é preciso simular o mesmo movimento de bater na bola com uma raquete; no beisebol, o movimento de bater com um taco, e assim por diante. Desse jeito, até os avós podem jogar.

 

Dica Prática

 

Aprenda com a Nintendo, às vezes, quem menos você imagina pode virar seu cliente. Sempre haverá um público diferente de consumidores que poderão ser alcançados pela sua empresa, desde que seja criado algo que desperte essa nova classe de pessoas. Muitas vezes as organizações se preocupam em criar diferenciais em produtos ou serviços que já existem. Não caia no engano de apenas competir em um mercado existente. Não se esqueça de que você pode criar um novo tipo de produto, abrindo espaço para um novo mercado.

 

Visite o site: www.nintendo.com

 

 

ANTIGAS

Caderno apólice

A indústria gráfica Jandaia está se superando. Depois de desenvolver os cadernos que vêm com um estojo anexado à espiral – que traz maior praticidade ao estudante, inovou ao lançar o primeiro caderno com seguro do mundo. A idéia foi atingir o público jovem e pode ser resumida da seguinte forma: fruto de uma parceria com a Cigna, uma grande companhia multinacional de seguros, e a Starcorp Corretora, os cadernos da linha Cobra D'Agua vêm, em sua contracapa, com um certificado de seguro (impresso em papel de segurança) que cobrirá a perda por acidente do “responsável legal pelo proprietário do caderno” (ou do próprio usuário, caso não seja dependente econômico). O valor do prêmio foi estipulado em mil reais e será resgatado apenas mediante comprovação de matrícula do estudante em escola regulamentada pelo MEC (privada ou pública) durante o ano letivo.

A verdade é que o conceito dessa ação explora não apenas a possibilidade de agregar valor ao produto, como apresentar um assunto diferente, como é o caso do seguro, a um público em potencial. E, depois dessa, nunca mais diga que não existem idéias criativas de marketing quando o tema é venda de seguros e enciclopédias, certo?!

 

Café por assinatura

A Souza Aranha Marketing Direto desenvolveu um canal de vendas inédito para seu cliente Melitta: a venda de café por assinatura. O método funciona com o cliente potencial recebendo uma tabela em que calcula o consumo mensal de café de sua empresa. A partir daí, ele pode fazer a assinatura com seu pedido pelo número 0800 177-7399, que efetua a entrega programada. Não é cobrada taxa de frete, e o cliente tem 28 dias para pagar por meio de cobrança bancária. Para o lançamento do serviço, o prospect recebe um kit com caneca assinada pela Melitta e material com todas as informações sobre o processo.

 

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SUSTENTABILIDADE

 

Restaurante ecológico

Sustentabilidade e posicionamento

 

O restaurante londrino Acorn House trabalha a sustentabilidade como bandeira social e principalmente como posicionamento de mercado.

 

O restaurante da Grã-Bretanha já foi citado e elogiado por várias veículos de comunicação como os famosos jornais The Times e Independent por adotar as seguintes medidas:

  • Usar apenas alimentos produzidos de forma sustentável por produtores independentes.

  • Transformar sobras em adubo.

  • Usar fontes renováveis de energia.

  • Freqüentemente, produz jantares à luz de velas para economizar energia.

  • Receber e realizar entregas que sejam feitas com veículos que usam biocombustíveis ou energia elétrica.

  • Estudar uma iniciativa para abolir de vez o papel higiênico.

 

O restaurante está em funcionamento a um ano, e o proprietário e chef Arthur Pott-Dawson diz que o conceito de restaurante ecológico já provou ser viável financeiramente. Ainda em Londres, o restaurante já inspirou outros quatro, que começaram a adotar algumas dessas práticas.

E você? Quando vai se inspirar nessa grande idéia e começar a aplicar a sustentabilidade em sua empresa?

 

Fonte: BBC Brasil

 

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Especial da semana: nicho de mercado

 

O mercado de animais de estimação

 

Nesta semana, abordamos o nicho do mercado de pet shops. Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro o significado de pet shop: é o ramo de atividade que oferece produtos ou serviços voltados para animais de estimação de pequeno e médio porte. Muito tem se falado sobre essa área que cada vez mais tem se movimentado de forma lucrativa, além de criativa, como no caso do pet shop de nome comercial: 18 Kilatem. O fato é que um setor que cresce 20% ao ano, movimenta em torno de 16 bilhões de reais anuais e emprega atualmente mais de 30 mil pessoas, nas mais de nove mil lojas distribuídas pelo País, merece uma atenção especial – dados divulgados no site Só Franquias. Segundo a Assofauna – Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa destinados ao Uso Animal –, o segmento atende a uma “população” de cerca de 25 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e ainda 500 mil aquários espalhados por todo o Brasil.

 

 

O curioso desse mercado é que cada vez mais surgem novidades em produtos e serviços. E como os bichinhos estão “tomando conta” da vida de muitas pessoas, a resposta às ofertas são positivas. Confira algumas delas:

 

  1. Um pequeno bebedouro que funciona como um chafariz foi elaborado para que os animais de estimação possam tomar uma água que está sempre renovada, ou seja, limpa. A água fica em constante movimento, além de eliminar o problema da evaporação que ocorre por meio da ação do sol.

 

  1. Para os animais que sofrem de incontinência foi criado um arreio que envolve fraldas. Funciona assim: é só utilizar uma fralda normal de criança, fazer um furo e encaixá-la no animal. O arreio serve para que a fralda não caia.

 

  1. Aqueles que já perderam seus animais de estimação sabem que é um processo traumático e, provavelmente, sem volta. Pois é, “nasceu” um produto chamado Top Tag Pet ID que resolve esse problema ou pelo menos ameniza. Ele é uma espécie de pendrive para ser colocado em animais de estimação. Por meio dele, a pessoa que encontrar o bichinho poderá obter informações sobre o animal, como o seu histórico completo: o que ele come, como ele se comporta e, principalmente, o endereço e o telefone do seu dono.

 

  1. E quem disse que os cachorros não podem ser fashion? A Doggles, apresentada recentemente nesta newsletter, foi uma empresa que se destacou ao criar óculos para cachorros e, na seqüência, acabou desenvolvendo uma linha muito sofisticada de roupas sobre medida e até jóias para os bichinhos.

 

Todas essas idéias são muito criativas, mas você deve estar pensando: “O que eu tenho a ver com isso. Afinal, no meu ramo não se enquadra?”. Será que na sua área, no seu ramo de atividade, os seus produtos ou serviços não podem ser também direcionados para animais de estimação? Observe nos exemplos abaixo como isso é possível:

 

  1. A sulamericana, empresa especializada em roupas e acessórios para fantasias, percebeu que sua linha poderia ser estendida para animais de estimação, passando a fazer fantasias especialmente para os bichinhos. A empresa apresentou o produto em uma importante feira da área Pet e obteve uma reação muito boa por parte dos donos dos animais.

 

  1. Hotéis e pousadas já estão se adaptando ao mercado em questão. É o caso do Marriott Executive Apartaments, hotel que hospeda pessoas por um longo período. Nele, são aceitos animais de até dez quilos. No check-in, o bichinho recebe chocolate canino, brinquedos, ração, comedor, bebedouro, cama e tapete ou caixa higiênica. No pacote são incluídos passeios diários.

 

  1. Se você tivesse uma agência de modelos, por que não agenciar animais de estimação? A Click Pet Models, uma novidade no Brasil, é uma agência especializada em animais. Funciona do mesmo modo que uma agência de modelos convencional. Os interessados precisam levar seus animais à agência, tendo em mãos o atestado de pedigree. Então, são feitos testes de fotografia para identificar qual é a habilidade do bichinho.

 

  1. Você deve estar cansado de ver por aí, principalmente nas vitrines de lojas, manequins expondo roupas, não é mesmo? Mas você já viu um manequim para cachorros? A Dog Models pensou nisso e foi a primeira empresa brasileira a fabricar manequins para cachorros. Ela possui em sua linha modelos de poodle, dachshund (Salsicha) e labrador, além de trabalhar com encomendas de raças, conforme a preferência e estoque do lojista. O cliente não precisará mais ficar imaginando como ficaria aquela roupa no seu animal de estimação.

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