Acelere seu sucesso em 2014

Objetivos claros e valores que norteiam sua vida bem definidos. Basicamente é o que você precisa para começar um planejamento personalizado para o novo ano.

Objetivos claros e valores que norteiam sua vida bem definidos. Basicamente é o que você precisa para começar um planejamento personalizado para o novo ano.

Uma vida equilibrada é aquela que abrange todas as áreas de sua vida: trabalho, família, amigos, saúde, desenvolvimento e aprimoramento pessoal, finanças, hobbie e lazer. Claro que se dedicar a todas elas com a mesma intensidade é quase impossível, então, é preciso ter foco e inteligência para equilibrar as atenções e se dedicar ao que, no momento, é mais importante ou precisa de mais atenção, devido ao seu objetivo. O errado é justamente querer dar atenção para tudo e todos ao mesmo tempo, lembrando que sempre uma coisa é em detrimento de outra – como tudo na vida, afinal.

Para ajudá-lo a ter foco e objetivo em 2014, vamos sugerir um modelo do chamado Mapa Mental. A ferramenta foi criada pelo inglês Tony Buzan, que estava incomodado com sua dificuldade em anotar e aprender, e descobriu que os sistemas gregos de memorização se baseavam na imaginação e na associação, usando os dois lados do cérebro, como um “canivete suíço da mente”.

Agilidade

De acordo com Liz Kimura, que trabalha com Mapas Mentais há 18 anos e é diretora da LNK Consultoria e Treinamento, o maior benefício é a agilidade. “É impressionante como tudo fica mais rápido! Minha especialidade é dar cursos e, neles, vejo que, em 20 minutos, podem surgir do nada apresentações maravilhosas. Daí fica claro como os Mapas Mentais são eficazes na otimização do tempo e resoluções de problemas”.

Quando se entende como o cérebro funciona, se tem ótimos resultados de memória, aprendizado rápido, soluções de problemas, alternativas, novas possibilidades e decisões, diz a consultora. Ela assegura que, para vendas, o Mapa Mental é uma grande ferramenta, porque tem vendedor que fala demais. “O simples fato de poder montar um mapa mental e roteirizar uma reunião, o aproveitamento pode chegar a 100%. Com o mapa, você organiza o que é mais importante – tanto em relação ao cliente quanto ao produto que vai vender – e distancia o que é detalhe, ou menos importante”.

Comece e revise semanalmente, porque as prioridades mudam constantemente, como Liz ilustra sabiamente: “é a cena do malabarista que precisa segurar os pratos”.

Mapa Mental das Atitudes – Valores

Os Mapas Mentais, de forma pura e original, são envolvidos por cores, imagens, palavras-chaves e organizações específicas. Nós da VendaMais, depois de muitos estudos e pesquisas, adaptamos o modelo tradicional, e detectamos que existem 10 atitudes fundamentais para quem almeja o sucesso: Motivação, Foco, Iniciativa, Inteligência Emocional, Ética, Comprometimento, Resiliência, Criatividade, Persistência, Autodesenvolvimento.

Quais são as atitudes fundamentais para o seu sucesso? Quais os seus valores pessoais os quais você não abre mão? O ideal é ter entre 3 e 10 valores/atitudes. Você pode seguir o nosso, mas também pode criar o seu próprio, seguindo como base os exercícios abaixo.

1 – Motivação

Motivação é uma grande força que está dentro das pessoas e as impulsiona a buscarem a satisfação de seus desejos e necessidades. Ninguém pode motivar ninguém.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

a- Hoje, qual é principal sua motivação?
b- O que você pode fazer hoje para iniciar sua caminhada em direção ao seu objetivo?

2 – Foco

Foco é definir um objetivo bem claro, traçar a estratégia para alcançá-lo, colocar toda a energia nele e não desistir diante do primeiro problema que aparecer. Foco é conseguir se concentrar no que é importante sem desviar a atenção.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

c- Qual o seu objetivo a curto prazo?

3 – Iniciativa

Depois de definir seu objetivo e saber porque deseja conquistá-lo, é necessário agir. É preciso ter iniciativa, que é a ação de propor ou empreender alguma coisa.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

d- Que ação precisa ser tomada ainda esta semana para se sentir rumo ao seu objetivo?
e- Que premiação você se dará assim que concretizar o seu sonho ou a primeira fase dele?

4 – Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. São quatro as suas aptidões essenciais:

Autoconsciência – auxilia na percepção dos sentimentos e das emoções, e faz com que tenhamos mais facilidade para compreender os fatos que acontecem conosco.

Autocontrole – é o poder de se controlar diante dos acontecimentos negativos em nossa vida. Quem tem autocontrole costuma suportar as fortes emoções com mais facilidade.

Consciência social – Característica de quem se preocupa não apenas com o seu próprio bem-estar, mas com as emoções dos outros também.

Administração de relacionamentos – Essa aptidão é resultado das três primeiras e determina a capacidade de se relacionar consigo e com os outros.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

f – Que atitude sua lhe impediu até o momento de agir para atingir seus objetivos?
g – Baseado na resposta acima, o que você pode fazer para mudar este cenário?

5 – Ética

Agir de acordo com princípios éticos é respeitar a si mesmo, aos outros e o ambiente no qual se está inserido, de forma que as atitudes resultem no maior benefício para todos. Um bom negócio só é bom se for bom para as duas partes; “furar” uma fila é um delito; ensinar as crianças que “colar” em provas é normal, é um ato completamente errado; apoderar-se de valores ou qualquer outra coisa que não lhe pertença é desonestidade; trair a confiança do próximo é ruim para todos. Tenha em mente que tudo que vem fácil, vai fácil.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

h – Qual sua atitude ética que você mais se orgulha?
i – Qual delito que você pratica? (por exemplo estacionar em local proibido, furar uma fila. Essa pergunta é para você repensar suas atitudes no dia a dia).

6 – Comprometimento

Depois que a pessoa sabe o que a motiva, onde deseja chegar, dá o primeiro passo para realizar seu objetivo e, também, aprende a se relacionar melhor consigo e com os outros, precisa executar pequenas e grandes tarefas que farão com que seu projeto obtenha sucesso. Ser comprometido é estar totalmente disposto a fazer o que é necessário para atingir um objetivo e ir além, fazer mais do que apenas suas obrigações.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

j – De 0 a 10, qual seu nível de comprometimento para entrar em ação para alcançar seu objetivo?
k – Qual o prazo que definiu para realizar seu objetivo?

7 – Resiliência

Como pressões e adversidades são inevitáveis, a única coisa que se pode fazer é aprender a reagir de maneira mais positiva ao que acontece. Para isso, é necessário ser resiliente, ou seja, ter a capacidade de resistir flexivelmente à adversidade, mantendo-se calmo, controlando os impulsos, pensando positivamente, tendo a capacidade de analisar e revertendo a adversidade.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

l – O que mais lhe causa problemas neste momento?
m – Baseado na resposta acima, o que pode fazer quanto a isso?

8 – Criatividade

Buscar soluções novas para os problemas ou melhorias para alguma coisa. A capacidade de criar precisa ser colocada em prática diariamente e, para ser uma pessoa mais criativa, é preciso buscar maneiras mais rápidas, baratas e melhores de realizar as atividades, além de observar mais ao redor e prestar mais atenção nas necessidades dos outros.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

n – O que você acha que pode fazer melhor, com mais criatividade para realizar o seu objetivo?
o – Qual fonte de criatividade você gostaria de ter acesso?

9 – Persistência

Terminar o que se começa é fundamental. O problema é que muitas pessoas desistem no meio do caminho e perdem a oportunidade de realizar muitas coisas. É importante ser perseverante e não esmorecer diante das dificuldades, buscando soluções e energia para continuar até que o que foi começado seja finalizado adequadamente.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

p – Qual é seu verdadeiro obstáculo neste momento?
q – O que lhe faz continuar no caminho?

10 – Autodesenvolvimento

Foi-se o tempo que diploma era garantia de sucesso profissional. Hoje, além de cursar uma faculdade, é necessário continuar se especializando e aprendendo sempre mais.

Exercício (responda com apenas uma palavra cada pergunta):

r – Qual é seu maior medo?
s– O que mais você pode fazer por você mesmo?

“Viver é isso aí mesmo, ficar se equilibrando entre escolhas e consequências”. (Paulo Coelho)

Na Estante

Para saber mais sobre Mapas Mentais, Liz Kimura indica dois títulos imperdíveis!

Use Sua Mente – Como Desenvolver o Poder do Seu Cérebro
Autor: Tony Buzan
Editora: Integrare
Best-seller mundial, traduzido em mais de 30 idiomas, este livro é um manual de instruções para o cérebro, idealizado para ajudar o leitor a entender como utilizar o potencial do cérebro, com exercícios práticos.

Mapas Mentais
Autor: Tony Buzan
Editora: Sextante
Este livro é o ponto de partida ideal para quem deseja conhecer um método inovador – o mapa mental – para armazenar, organizar e priorizar informações. Esta técnica aumenta de forma significativa a capacidade de aprendizado, memorização e planejamento.

Softwares Úteis

Aqui, Laiz Kimura indica alguns softwares. “Antigamente haviam pouquíssimos, hoje, não dou mais conta de saber bastante sobre cada um deles”, afirma a consultora, que costuma indicar estes para seus alunos:

EQUIPAMENTO: Desktop (não há para versões portáteis)
SISTEMA OPERACIONAL: Window, Linux, Mac
SOFTWARE: FreeMind
IDIOMA: Português
CUSTO: grátis
SITE: http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

EQUIPAMENTO: todos que tiverem acesso à internet
SISTEMA OPERACIONAL: qualquer um, pois é um software online multiplataforma
SOFTWARE: Mind Meister
IDIOMA: Português
CUSTO: grátis nas versões portáteis (funções básicas), em desktop (isto é, acessando online) somente os 3 primeiros são grátis.
SITE: www.mindmeister.com/pt

EQUIPAMENTO: Desktop e Tablets
SISTEMA OPERACIONAL: Mac (usuários de Mac gostam deste software)
SOFTWARE: Nova Mind
CUSTO: a versão "Lite" é gratuita
SITE:  www.mindnode.com

EQUIPAMENTO: todos
SISTEMA OPERACIONAL: todos
SOFTWARE: iMind Map
CUSTO: tem versão grátis e paga
SITE: http://thinkbuzan.com/

OBS: este é o único software reconhecido e homologado pelo Tony Buzan, os demais foram criados, na sua maioria por pessoas que não têm formação sobre Mapas Mentais.

EQUIPAMENTO: todos
SISTEMA OPERACIONAL: todos
SOFTWARE: Mind Manager
IDIOMA: não tem para o português
CUSTO: pago
SITE:http://www.mindjet.com/mindmanager/

OBS: é o melhor software que existe no mundo, por ter três décadas de desenvolvimento e ser Microsoft cetificate, isto é, tem total integração com o pacote Office

XMind que vem versão gratuita www.xmind.net

MAIS INFORMAÇÕES INTERESSANTES:

https://integrareeditora.wordpress.com/tag/tony-buzan/

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima