Agradável, confortável, conveniente… e de baixa performance

O outro dia estava lendo um texto do Ryan Blair sobre a inconveniência e sobre como pessoas de Alta Performance escolhem o que é inconveniente e desconfortável.

Poucas vezes concordei tanto com um pensamento.

Conforto no desconforto é algo que precisamos aprender a praticar se realmente quisermos ter Alta Performance.

Pessoas de Alta Performance definem uma meta e, depois, fazem o que precisa ser feito, mesmo que isso seja desconfortável no curto prazo.

Ou seja, a meta é um objetivo e uma pessoa de Alta Performance só vai sentir-se (temporariamente) confortável se atingi-la, mesmo que o processo de chegar lá seja desconfortável ou inconveniente.

A maior parte das pessoas de baixa performance prefere o conforto e a conveniência no processo e aceitam (ou reclamam), depois, de seus resultados.

Exemplos típicos:

  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, chegar em casa cansado e ligar a televisão. É inconveniente e desconfortável trocar-se e ir para a academia ou sair para caminhar, correr ou fazer exercícios.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, ficar zumbizando em frente à TV ou do Facebook até tarde da noite. É inconveniente e desconfortável ter a disciplina de desligar tudo e ir dormir cedo.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, alimentar-se mal. É inconveniente e desconfortável prestar atenção e cuidar de maneira rigorosa da sua alimentação e hidratação.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, não estudar à noite ou no final de semana. É desconfortável e inconveniente ir para cursos, palestras ou simplesmente separar 30 minutos por dia para estudar e aprimorar-se.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, responsabilizar os outros e o mundo pelos seus resultados. É desconfortável e inconveniente assumir sua própria responsabilidade no processo.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, contar pequenas mentiras para os outros e para nós mesmos. É desconfortável e inconveniente encarar (e falar) a verdade.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, fingir que alguns problemas não existem. É desconfortável e inconveniente resolvê-los de uma vez.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, ser preguiçoso e procrastinar. É desconfortável e inconveniente sacrificar-se e ter autodisciplina.
  • É conveniente, confortável e mais agradável, no curto prazo, dizer para as pessoas o que elas querem ouvir. É desconfortável e inconveniente dizer o que PRECISAM ouvir.

Note que todas estas situações têm um ponto forte em comum: é confortável e conveniente… No curto prazo.

E no longo prazo? Já sabemos o que vai acontecer.

Pessoas de Alta Performance estão olhando e construindo seu amanhã – e pagam o preço hoje.

Pessoas de baixa performance querem o conforto fácil hoje – e pagam o preço disso amanhã.

Esta é a pergunta de Alta Performance:

Você está focado em ter um processo agradável?

Ou focado em ter um resultado agradável?

Pessoas de Alta Performance, invariavelmente, criam hábitos e rotinas de sucesso. Nos meus trabalhos de coaching, um dos exercícios que mais tem impacto é o do Dia Perfeito, em que peço que as pessoas criem uma rotina diária de sucesso.

Invariavelmente, ao criar essa lista e dar-se uma nota de 0 a 10, essas pessoas descobrem que seus dias estão com nota 4 ou 5. (Uma delas, outro dia, me disse, em tom bem humorado: “meu Dia Perfeito é impossível de conseguir… Posso fazer ‘um dia razoável’?”).

Se você só faz 4 ou 5 coisas da sua lista, sabe que seus resultados vão ser baixos. Alguma área da sua vida vai estar em baixa performance e você acaba sempre pagando o preço disso.

Note que não é porque não sabe o que precisa ser feito.

Simplesmente porque você NÃO ESTÁ FAZENDO O QUE VOCÊ MESMO SABE QUE PRECISA SER FEITO.

Ryan Blair criou uma lista pessoal de hábitos que o relembram do que precisa ser feito em alguns momentos:

  • Se você definir uma meta para si mesmo/a, alcance-a mesmo que seja inconveniente ou desconfortável.
  • Se você cometer um erro, conserte-o imediatamente, mesmo que seja inconveniente ou desconfortável.
  • Se você começar alguma coisa, termine-a mesmo que seja inconveniente ou desconfortável.
  • Se você fez uma promessa, cumpra-a mesmo que seja inconveniente ou desconfortável.

Somos quem somos pelos hábitos que deixamos nos guiarem automaticamente, todos os dias.

Mais importante do que o que fazemos de vez em quando, em arroubos de grande iniciativa, é o que fazemos sempre, todos os dias.

Autodisciplina é algo que vem se perdendo hoje em dia. Tudo é vendido como se fosse rápido, fácil, conveniente, confortável.

Pessoas de Alta Performance sabem que todo dia é um novo dia.

Que todo novo dia é uma nova oportunidade.

E toda nova oportunidade é uma nova decisão.

Vou pelo caminho mais fácil? Mais confortável? Mais conveniente?

Ou faço o que precisa ser feito? Atinjo minhas metas? Assumo e corrijo meus erros? Começo o que termino? Cumpro com a minha palavra?

Alta Performance é fazer o que os outros, de baixa performance, não querem ou não conseguem fazer. Porque é inconveniente, difícil, complicado, desagradável, desconfortável. E, por isso, pagam o preço da mediocridade acomodada e resignada.

Desagradável e desconfortável, para a pessoa de Alta Performance, é a assombração permanente de não usar, de maneira produtiva, todo seu potencial e talento, principalmente se for por preguiça ou acomodação.

Tudo que você faz na sua vida aproxima você de seus objetivos ou afasta você de seus objetivos. Não existe meio-termo.

Repetindo: ou aproxima dos objetivos, ou afasta dos objetivos.

Não existe meio-termo!

Não seremos lembrados pelo que começamos – seremos lembrados pelo que terminamos. E, para isso, é necessário auto-disciplina para fazer, todos os dias, o que precisa ser feito. Mesmo que seja inconveniente ou desconfortável.

Você está focado em ter um processo agradável?

Ou focado em ter um resultado agradável?

Abraços de Alta Performance,

Raúl Candeloro

P.S.: Se quiser que eu dê uma palestra para sua equipe sobre este assunto ou se quer ajuda da nossa empresa de consultoria e treinamentos para um trabalho de Alta Performance em vendas mais aprofundado e com continuidade, entre em contato: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima