Por Luiz D’Elboux
Atualmente, as relaƧƵes pessoais e profissionais estĆ£o convergindo nas mĆdias sociais, como os populares Facebook e Instagram. AtĆ© o WhatsApp – que nĆ£o Ć© rede – exerce funĆ§Ć£o importante e molda o comportamento de empreendedores e consumidores. Ć comum conversar com colegas na empresa que encontraram uma marmitaria, ou tantos outros negĆ³cios, em uma rede social e fizeram um pedido para o almoƧo pelo aplicativo de troca de mensagem.
Talvez vocĆŖ se pergunte: āCom tantas redes sociais, ainda Ć© importante ter um site?ā A resposta Ć© sim. Melhor do que ser encontrado nas redes Ć© ser encontrado no Google. Vou mostrar alguns dados do Sebrae, em pesquisa com micro e pequenas empresas, que vĆ£o convencĆŖ-lo a criar um site e fortalecer seu negĆ³cio na internet.
Buscar no Google Ć© o primeiro recurso
De acordo com a pesquisa, o Google Ć© o primeiro site que os empreendedores procuram quando precisam de ajuda. Entre os MPEs, 63% pesquisam fornecedores e preƧos na plataforma antes de contratar serviƧos. Se vocĆŖ estĆ” buscando aumentar sua clientela, chegou a hora de fortalecer sua presenƧa online.
Mesmo com esses dados, apenas 27% dos empreendedores tĆŖm sites para seu negĆ³cio. Pense bem: vocĆŖ sai na frente da concorrĆŖncia sĆ³ por estar presente no Google, maior buscador da internet.
VocĆŖ pode manter WhatsApp e redes sociais, que seus clientes atuais certamente amam. Agora, como os novos clientes vĆ£o encontrar vocĆŖ? De acordo com uma pesquisa interna realizada com clientes da HostGator:
- 78% dizem que ter um site expƵe o negĆ³cio de maneira mais profissional
- 70% afirmam que o marketing digital ajuda a trazer novos clientes
- 69% dizem que a presenƧa online ajuda a se destacar da concorrĆŖncia
SoluƧƵes a um clique de distĆ¢ncia
Comecei o texto com o exemplo da marmitaria, em que muitos colegas do trabalho compram, diariamente, por meio de WhatsApp. Falei de um segmento de ticket mĆ©dio baixo, com capacidade de escalar. Neste caso, āescalarā Ć© ir alĆ©m do seu cĆrculo de contatos (aqueles que jĆ” sĆ£o clientes e conhecem sua loja) e chegar atĆ© novas pessoas. JĆ” parou para pensar no volume de buscas no Google, diariamente, para āentrega de marmitaā ou ādelivery de marmitaā? Garanto que sĆ£o milhares.
Fiz uma busca por esses termos e o resultado foi interessante. Os primeiros resultados sĆ£o os que estĆ£o na minha regiĆ£o e, certamente, vou optar por um deles para meu almoƧo. Enfim, alĆ©m de redes sociais e do āboca a bocaā, um site tem potencial para aumentar significativamente as vendas de uma empresa.
Existem algumas soluƧƵes bƔsicas para mudar esse cenƔrio e ajudar a fortalecer a presenƧa da sua marca na internet:
Criador de sites: essa ferramenta cria um site, automaticamente, a partir da sua pĆ”gina profissional do Facebook. Veja bem, 40% das MPEs estĆ£o na rede social e apenas 27% tĆŖm site. Que tal se destacar dando alguns cliques a mais?
WordPress: um terƧo da internet usa esta plataforma. AlĆ©m de simples para criaĆ§Ć£o de sites, ela conta com templates (modelos prontos) de pĆ”ginas para os mais diversos tipos de negĆ³cio. Seus clientes vĆ£o ficar impressionados com a qualidade do seu site.
Google Ads: essa soluĆ§Ć£o pode trazer resultado rapidamente. A plataforma de anĆŗncios do Google apresenta seu site para o pĆŗblico certo. VocĆŖ pode selecionar palavras-chave e investir em trĆ”fego.
5 dicas para ter um site profissional e para melhor ranquear no Google:Ā Ā
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OfereƧa conteĆŗdo relevante
AlĆ©m de disponibilizar informaƧƵes Ćŗteis, relevantes e originais para o seu cliente, lembre-se de dados bĆ”sicos como endereƧo, formas de contato, horĆ”rio de atendimento, condiƧƵes de pagamento e a descriĆ§Ć£o dos produtos e serviƧos. TambĆ©m vale criar um blog para compartilhar experiĆŖncias e educar o pĆŗblico-alvo a respeito do funcionamento de produtos e do universo do negĆ³cio.
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NavegaĆ§Ć£o rĆ”pida
A velocidade de acesso e de carregamento do site importa para fins de usabilidade e ranqueamento. Imagens pesadas ou banners em excesso atrapalham a navegaĆ§Ć£o. Um site de qualidade prioriza a rapidez, com imagens otimizadas e pronto para funcionar em browsers e dispositivos diversos. Se for um e-commerce, tambĆ©m Ć© preciso cuidar da seguranƧa no ambiente de compra e usar meios para dar agilidade ao checkout.
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SEO e OtimizaĆ§Ć£o
SEO Ć© a sigla para Search Engine Optimization, que sĆ£o tĆ©cnicas de otimizaĆ§Ć£o com foco no posicionamento dos sites nos mecanismos de busca. Entre elas estĆ£o o uso de palavras-chaves estratĆ©gicas, a elaboraĆ§Ć£o de meta descriptions (resumo que aparece logo abaixo do tĆtulo dos resultados em uma busca) simples e diretas e a criaĆ§Ć£o de links para outros conteĆŗdos do prĆ³prio site.
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AtenĆ§Ć£o com a hospedagem
O servidor de hospedagem Ć© um supercomputador que āguardaā o conteĆŗdo que Ć© exibido quando alguĆ©m acessa um site. Imagens, textos, vĆdeos, dados sobre produtos e todas as outras informaƧƵes precisam ser mantidos em seguranƧa. Por isso, Ć© importante escolher um fornecedor de hospedagem confiĆ”vel que ofereƧa planos com certificado de seguranƧa SSL e suporte tĆ©cnico 24h por dia.
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Avalie o desempenho
Para certificar a qualidade de um site, Ć© necessĆ”rio avaliar seu desempenho constantemente. OtimizaƧƵes de imagens e SEO, atualizaƧƵes de sistemas e plugins e testes de velocidade sĆ£o boas prĆ”ticas que, juntas, mantĆŖm uma pĆ”gina rodando corretamente na internet.
NĆ£o hĆ” desculpas para deixar seu negĆ³cio no anonimato. DĆŖ o primeiro passo: comece sua presenƧa online de maneira profissional e aproveite ao mĆ”ximo a credibilidade que as ferramentas de buscas podem oferecer.
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Luiz DāElbooux Ć© especialista em estratĆ©gias de marketing digital e construĆ§Ć£o de marcas. Atualmente Ć© Diretor de Marketing da HostGator AmĆ©rica Latina, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviƧos relacionados Ć presenƧa online. Fundada em outubro de 2002 nos Estados Unidos, a empresa conta, hĆ” dez anos, com um escritĆ³rio no Brasil e tem forte atuaĆ§Ć£o internacional. Para saber mais, acesse: hostgator.com.br/blog/Ā