Algo mais que crianças

Como pensar ações promocionais?

Ao pensar em uma promoção bacana para o mês de outubro, o que vem à sua mente?

  1. Um triângulo e uma zabumba.
  2. Uma boneca e uma bola.
  3. Uma dose de dry Martini.
  4. Um cachorro e um gato.

Sou capaz de apostar que você e quase 80% dos empresários escolheram a boneca e a bola, pensando nas infindáveis ações focadas no mês das crianças. Certo?

Por que será que o nosso calendário promocional é tão rígido e previsível? Começamos o ano com a recreação infantil, voltamos às aulas com os materiais escolares, partimos para o assédio afetivo às mães, para logo depois engatarmos nos namorados. Pausamos com alguma reflexão de inverno enquanto criamos algo para os pais, retiramos as gravatas das vitrines para dar espaço aos brinquedos e terminarmos abraçados ao Papai Noel.

Mas e você, que vende farinha de mandioca, vodka importada ou comida para cachorro, de que forma pode aproveitar esse calendário tão criativo e ousado? Afastando-se dele e criando o seu próprio enxoval de ações.

Nosso mundo atual preza a diversidade e a segmentação. Isso significa que o seu sucesso comercial está diretamente ligado à sua capacidade de descobrir, conquistar e manter perfis de clientes diferenciados em necessidades e apelos.

Por isso, enquanto a maioria das empresas esforça-se para contratar palhaços e balões de gás para as crianças, edite um livro de receitas nordestinas, faça uma degustação de licores ou promova uma feira de cães e gatos. Tudo em outubro, mês em que também se comemora o dia do nordestino (08), do barman e dos animais (04).

Ações segmentadas de comunicação podem valorizar o vínculo com seus clientes, mas para que isso ocorra de forma assertiva é necessário conhecê-lo bem. Você pode começar com a criação de um banco de dados com informações que vão além do cadastro básico de nome, endereço, e-mail e telefone. Acrescente informações como data de aniversário, cidade de nascimento, hobbies, profissão, entre outras.

Lembrar e mostrar importância aos seus clientes especiais é uma forma de valorizar o vínculo entre vocês. Imagine seu cliente nordestino – sim, aquele que tem orgulho e costuma fazer comentários sobre a terra natal – recebendo um contato no dia do nordestino, parabenizando-o pelo seu dia, com um convite para um happy hour em um restaurante nordestino ou até mesmo um postal de sua cidade com os parabéns.

Busque motivos para proporcionar experiências únicas aos seus clientes. Eles são mais que contatos comerciais, são multiplicadores na divulgação de seus produtos e serviços.

Nós não somos contra as crianças! Elas são bem-vindas não apenas em outubro, mas em todos os meses do ano. Apenas acreditamos que você pode e deve fazer mais pelos seus clientes, conhecendo a sua alma, o seu estilo e não apenas o seu bolso.

Quando você explora o coração do seu cliente, candidata-se a uma relação duradoura, muito mais rentável do que aquela promoção em que a cada R$ 100,00 em compras ganha-se um balão de gás e um saco de pipocas que vai se perder no chão do seu automóvel.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima