AnĂ¡lise da perda de vendas

Uma das ferramentas mais Ăºteis que um lĂ­der de vendas tem para avaliar a performance de seus vendedores Ă© a anĂ¡lise da perda de vendas. Uma das ferramentas mais Ăºteis que um lĂ­der de vendas tem para avaliar a performance de seus vendedores Ă© a anĂ¡lise da perda de vendas. Segundo Paul DiModica, da Digital Hatch, especialista e consultor da Ă¡rea, a anĂ¡lise da perda de vendas Ă© mais eficaz como instrumento de acompanhamento do que a porcentagem da cota alcançada, pois analisa nĂ£o sĂ³ os resultados obtidos, mas tambĂ©m quantos negĂ³cios foram perdidos para a concorrĂªncia. Ao calcular o valor total das vendas perdidas e comparar esse nĂºmero com o potencial daquela regiĂ£o, vocĂª consegue analisar melhor a performance de um vendedor.
Quando uma venda é perdida, também temos de analisar outros fatores importantes:

a) Um cliente perdido nĂ£o significa apenas a perda imediata de faturamento no presente, mas de outros negĂ³cios no futuro, possivelmente.
b) Um cliente perdido para a concorrĂªncia significa que ficamos mais fracos e a concorrĂªncia mais forte.

Ao focar apenas na porcentagem da cota alcançada, Ă© muito comum subestimarmos o potencial de negĂ³cios possĂ­veis no mercado e superestimamos o sucesso do vendedor.

Do ponto de vista do desenvolvimento integrado de negĂ³cios, Ă© preciso ficar claro que nĂ£o se deve focar apenas no sucesso individual do vendedor, mas sim olhar para o potencial de faturamento de um territĂ³rio/regiĂ£o e ver quanto disso a empresa estĂ¡ aproveitando. Infelizmente, em geral vemos o contrĂ¡rio ? cotas e metas estabelecidas arbitrariamente, sem levar em conta o potencial do mercado.

Ainda segundo DiModica, o sucesso do planejamento em vendas estĂ¡ diretamente ligado Ă  nossa compreensĂ£o de quais sĂ£o os nĂºmeros importantes a serem administrados, onde eles deveriam estar e como seus vendedores chegaram a eles. A anĂ¡lise da perda de vendas vai ajudĂ¡-lo, com certeza, a encontrar esses nĂºmeros.

O texto completo, que ensina como calcular a perda de vendas, Ă© exclusivo para os assinantes do GestĂ£o em Vendas. Se vocĂª ainda nĂ£o tem a assinatura, poderĂ¡ fazĂª-la atravĂ©s do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, jĂ¡ na prĂ³xima semana, as edições completas.

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