Aprenda a ganhar o leite das crianças tirando leite de vaca!

Como o Espaço Terra transformou uma fazenda em um espaço ideal para treinamentos corporativos?

A geração atual está cada vez mais distante dos processos artesanais de produção. Poucas pessoas sabem como tosquiar uma ovelha, tratar a lã, fazer um tecido no tear, tirar leite de uma vaca, produzir queijo, colher cana, moer no engenho e fazer cachaça. Pensando nisso, dois empresários resolveram criar um espaço onde esses processos são valorizados e podem ser usados como analogia para treinamentos vivenciais corporativos.
 

O Espaço Terra, como é chamado o local, fica em Embu das Artes, cerca de 30 minutos de São Paulo. O empreendimento foi construído há aproximadamente um ano pelos empresários Osório dos Santos, psicanalista e consultor para o desenvolvimento humano, e João José Befi, engenheiro agrônomo e apaixonado por design de interiores e criação. Enquanto um ficou responsável pelo conceito, o outro deu ao empreendimento o visual. “Como sou consultor e viajo muito, já fiz workshops e seminários fora e sempre tive muita dificuldade em adaptar o local ao conteúdo. Então a gente resolveu criar um ambiente que ofereça essa possibilidade, tanto para mim quanto para as empresas de forma geral. Um espaço que permita a reflexão, a comunicação e o estar junto”, destaca Osório.

Segundo o consultor, o Espaço Terra facilita a assimilação de todo tipo de conteúdo que se queira passar aos colaboradores: “Temos uma estrutura de hotelaria tão boa como em qualquer estabelecimento de primeira. Mas, além disso, oferecemos uma estrutura de sítio que pode ser utilizada pelos consultores nos treinamentos. Não quer dizer que eles venham a usar, isso depende do grupo, do que será repassado e do tempo que se tem para o treinamento. Mas o Espaço oferece tudo isso”.

Essa estrutura nada mais é do que os processos artesanais de tirar leite, fazer lã, produzir cachaça, colher os alimentos de uma horta orgânica ou fazer um simples e saboroso pão assado em forno de pedra. Segundo Osório, tudo o que é feito numa empresa você pode associar, ver e sentir nesses processos.

 

“Levantar cedo, ordenhar uma vaca, limpar, tirar o leite e perceber a temperatura dele em relação à do corpo do animal. Notar a entrega dele diante do ser humano. Ele não tem reação, desde que você faça com cuidado e sua relação com o animal seja apropriada. Tanto é que uma pessoa que não sabe tirar leite não consegue nada, ela o prende. Agora, se você pede para uma pessoa que entende, que sabe do contato, do manejo, da pele da vaca, você percebe que imediatamente elas soltam o leite do animal. As pessoas não falam que vão ‘ganhar o leite das crianças’ quando vão trabalhar? Pois é, essa expressão não tem grande diferença de fazer a ordenha. Você tem que ter tato com as pessoas e sabedoria para atingir resultados. Não basta só conhecimento técnico, tem que ter sabedoria. Muitas pessoas possuem conhecimento, mas não conseguem se relacionar, se atritam e se expõem aos colegas”, comentaOsório dos Santos, sobre como os processos existentes dentro do Espaço Terra são utilizados em treinamentos corporativos.

 

O mais interessante do local é que ele possibilita que a natureza sirva de exemplo para aprimorar as atividades dos colaboradores e inspire o desenvolvimento de projetos e ideias – além, é claro, de ser o palco para todas as discussões e debates. O clima de fazenda está presente em cada detalhe, com alguns ambientes bem rústicos, contendo assoalho e teto de madeira e paredes de pedra. As salas de treinamento têm lareira e janelas por todos os lados, facilitando a visualização do verde, mesmo de dentro.

Segundo Selma Regina, da Nova Terra Eventos, empresa cliente do Espaço Terra, um dos pontos fortes do local é a proximidade com São Paulo.            “Você sai de um espaço trancado, que é o que se oferece em São Paulo, e sente-se mais confortável para fazer o treinamento, bem pertinho da capital. As pessoas gostam de poder unir o útil ao agradável, porque o Espaço tem tudo o que você precisa em serviços de qualidade e dá a impressão de que você está na casa da sua avó – com móveis antigos, lareira, uma acolhida diferenciada e salas que possibilitam observar a natureza. Isso não tem em outros lugares. Só de fazer um treinamento e de repente poder ouvir o barulhinho de um cavalo ali fora faz toda a diferença, é outro clima”, comenta a cliente, que já contratou três vezes o Espaço Terra para fazer eventos e pretende repetir a experiência mais vezes.

Embora Osório seja consultor e dê treinamentos corporativos, o Espaço Terra não precisa ser locado exclusivamente para os seus workshops. Pelo contrário, hoje, a maioria das organizações que contrata os serviços da empresa faz seus próprios treinamentos no local. “Mas o Espaço é a minha casa, se eu dou consultoria, geralmente é lá”, comenta, empolgado com o empreendimento.

Para vender o Espaço Terra, os sócios procuram visitar os clientes e, durante a abordagem, apresentam primeiramente os serviços de hotelaria do local. Só depois de convencê-los de que o Espaço compreende tudo o que um estabelecimento de luxo tem, tanto nas dependências físicas (quartos, ambientes aconchegantes e salas de reuniões) quanto na qualidade dos serviços oferecidos (restaurante, adega, etc.), é que os vendedores partem para os diferenciais do local. “Quando o cliente já nos comparou com a concorrência e viu que somos bons também, aí dizemos que ainda tem mais. Falamos o que somos, o que e por que fazemos dessa maneira. É um conceito”, comenta Osório.

Além de ser um misto interessante de hotel fazenda e local para treinamentos, o Espaço Terra tem um conceito de sustentabilidade muito forte. O local abrange 220 mil m² de mata atlântica nativa, onde é possível fazer trilhas. Além disso, toda a construção é feita de material reciclado. É raro ter uma madeira ou uma telha novas. Elas são feitas de caixas de leite longa vida ou então usamos telhas usadas. “É o processo da vida. As coisas também ficam bonitas dessa forma, não precisamos ter essa compulsão pela extração”, explica Osório.

Uma das maiores dificuldades na hora de vender os serviços é que as empresas estão muito viciadas em fazer seus treinamentos sempre nos mesmos lugares. “É normal, nossos concorrentes também estão cativando clientes. Mas nós temos um grande argumento que é a inovação. Sempre pedimos que eles façam uma visita para conferirem do que estamos falando. Depois que eles nos visitam, a dificuldade desaparece. O encantamento acontece pelo que o local é, e não pelo que a gente fala”, destaca Osório.

           

Para saber mais:

Visite o site:www.espacoterra.com.br

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima