Aquecendo as vendas de Natal

Como preparar sua equipe para esta época?

Estamos nos aproximando do Natal e a maioria dos empresários prepara a empresa fortalecendo o estoque de produtos da loja, às vezes elabora uma campanha de divulgação que na maioria dos casos não foi bem estudada, e contrata vendedores temporários para a época. Mas, muitos comerciantes ainda não prepararam o negócio de forma estratégica para obter êxito nas vendas. Quantos gestores identificaram as oportunidades da época e colocaram no papel as metas para transmitir de forma clara a toda equipe? Quantas empresas treinaram de forma eficaz a equipe de atendimento para se destacar nesta época? As empresas comerciais não podem perder a oportunidade, pois de acordo com o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), a expectativa é de um aumento de 7,7% nas vendas de dezembro de 2010 em relação ao mesmo mês do ano passado. O presidente do conselho do Programa de Administração de Varejo, Claudio Felisoni, afirma que o crescimento das vendas nessa época vai aumentar a participação das pequenas lojas no mercado. Com esses números fica uma perspectiva de que vender mais será uma consequência do mercado aquecido. O maior diferencial do varejo durante a época natalina é o atendimento. É importante lembrar que as vendas não acabam com a época festiva do Natal e virada de ano, por isso as empresas devem se preocupar com a qualidade do atendimento para que os clientes voltem à loja durante o ano de 2011. Conheço dezenas de empresas em várias regiões do Brasil que preparam suas vitrines, reorganizam a loja, contratam um número adequado de temporários, reforçam o estoque para atender a demanda, mas esquecem de treinar a equipe, ou seja, esquecem da receptividade, atenção, tratamento, agilidade e satisfação do cliente enquanto estiver comprando na loja. A concorrência de preços é acirrada, as formas de pagamento oferecidas entre as empresas são semelhantes, então o atendimento se torna o fator preponderante para o sucesso das vendas. Falta menos de um mês para o Natal, por isso cada dia é dia de “preparar o solo das vendas, semear e colher os resultados ao mesmo tempo”, pois o sucesso será a combinação de vários fatores. Atenção gestor de vendas, você têm o papel mais importante na construção de uma equipe vitoriosa. Veja algumas dicas para ser mais líder de sua equipe: – Treine a equipe enquanto há tempo. Faça todos os dias um treinamento breve logo pela manhã antes de abrir a empresa, e no final do dia uma reunião rápida para avaliar como foi o desempenho de todos, incentivando e estimulando melhorias. Alguns negócios não poderão praticar essa dica, mas não há desculpa, encontre espaço na semana para fortalecer a equipe. Lembre-se que uma equipe bem treinada e bem gerenciada, dentro de um ambiente que estimule a motivação, vai se destacar mais. – Cuide do clima interno da empresa, fazendo com que essa época seja de muita alegria e entusiasmo. Construa um lema, ou um “grito de guerra diário”, para que todos tenham um princípio que lembre a importância do comprometimento. – Acompanhe diariamente cada integrante da equipe. Não abra mão de oferecer um feedback construtivo para os vendedores que precisam de mais motivação e apoio para melhorar as vendas. – Oriente seus vendedores para usarem perguntas abertas, pois os clientes não têm tempo para pesquisar o que querem comprar. Cabe ao vendedor compreender o que ele precisa e oferecer soluções. – Reforce as técnicas de abordagem que deverá ser praticada com postura e profissionalismo. Nada de “cara fechada”, ou atitudes do tipo “vou fazer de conta que não vi você”. Espero que essas dicas possam contribuir para o sucesso de suas vendas, torcendo para que no final desta jornada todos comemorem as vitórias alcançadas.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima