As 6 alavancas para a mudança

Na parte da inovação do modelo de negócios, você pode mudar a proposta de valor, a cadeia logística e o mercado-alvo. Na parte da inovação tecnológica, você pode mudar produtos e serviços, processos e sistemas tecnológicos. Em seu livro Fazendo a Inovação Funcionar (Making Innovation Work), os autores Tony Davila, Marc Epstein e Robert Shelton defendem que a inovação não é uma coisa que ocorre uma vez ou outra, mas sim um processo que deve ser continuamente administrado, medido e estimulado para a melhoria contínua dos produtos, serviços e sistemas da empresa inteira.

Segundo os autores, existem seis alavancas para a mudança. Na parte da inovação do modelo de negócios, você pode mudar a proposta de valor, a cadeia logística e o mercado-alvo. Na parte da inovação tecnológica, você pode mudar produtos e serviços, processos e sistemas tecnológicos.

Inovações no modelo de negócio

» Proposta de valor ? Mudanças na proposta de valor de um produto ou serviço podem resultar tanto em um produto ou serviço completamente novo quanto em uma proposta expandida de uma oferta já existente.
» Cadeia logística ? O segundo elemento de uma mudança inovadora no modelo de negócio é a cadeia logística ? como o valor é criado e entregue ao mercado. Mudanças na cadeia logística geralmente acontecem nos bastidores, ou seja, raramente os clientes vêem o que está sendo feito.
» Mercado-alvo ? Mudanças na definição do seu público ou mercado-alvo geralmente acontecem quando a empresa identifica um segmento que poderia se interessar pelos seus produtos e serviços, mas que hoje não está sendo atendido.

Mudanças tecnológicas

» Novos produtos e serviços ? Mudanças nos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa é a forma mais comum e reconhecida de inovação, porque os clientes e até mesmo os funcionários da empresa podem ver as mudanças.
» Novos processos ? Mudanças em tecnologias que fazem parte integral da fabricação de um produto ou na entrega de um serviço podem resultar em ofertas novas para os clientes ? mais rápido, com mais qualidade e mais barato. » Novos sistemas ? Uma terceira fonte de inovação tecnológica são os novos sistemas internos criados pelas empresas para competir de maneira mais rápida, usando o tempo e a informação como vantagem competitiva.

O texto completo sobre as alavancas para a mudança é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, já na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima