As doenças e o estilo de vida

Envelhecer é ruim, certo? Correto? Não importa o que digam de bom sobre o amadurecimento, ser jovem é o que importa, fazer as loucuras da juventude. Envelhecer é ruim, certo? Correto? Não importa o que digam de bom sobre o amadurecimento, ser jovem é o que importa, fazer as loucuras da juventude. Porém, não é o que constatou uma pesquisa da Universidade de Michigan realizada com mais de 135 mil pessoas. O seu estilo de vida pode ser mais prejudicial à saúde que simplesmente envelhecer.

Diversas doenças nos aterrorizam, independentemente da idade que temos, como o câncer, as doenças cardíacas, diabetes, derrame. E o que os pesquisadores de Michigan descobriram é que o estilo de vida aumenta o risco de se contrair alguma dessas doenças.

Os pesquisadores dividiram os comportamentos de risco em três categorias de fatores de risco. A primeira é o estilo de vida, que tem como riscos fumar, não se exercitar, abuso de álcool e não usar cinto de segurança. A segunda é o risco biológico, que inclui a pressão alta ou colesterol, excesso de peso e perda de dias de trabalho (ou estudo, ou assemelhado) por motivos de doença. A terceira categoria é a do risco psicológico, composto da percepção da saúde física (se a pessoa se vê como doente), estar insatisfeito no trabalho, estar insatisfeito na vida pessoal e, finalmente, o estresse.

As pessoas que tem até dois fatores de risco são classificadas como de baixo risco, enquanto as que têm cinco ou mais fatores são de alto risco.

Entre as pessoas com idade igual ou maior a 65 anos, 26% são doentes no grupo de baixo risco, enquanto as doenças atingem 80% do grupo de alto risco. A relação é três vezes maior.

Para aqueles que têm idade entre 45 e 64 anos, as doenças atingem 10% entre aqueles de baixo risco enquanto no grupo de alto risco chega a 56%. Mais de cinco vezes maior.

Para os jovens, os que têm menos de 45 anos, somente 3% fica doente no primeiro grupo enquanto no alto risco a porcentagem fica em 25%

Ter uma vida saudável não evita as doenças, como podemos verificar nas estatísticas acima, porém, uma vida desregrada aumenta muito a chance de ter uma doença grave. Isso também mostra que os médicos não devem tratar apenas os sintomas e a doença, mas a pessoa toda, incluindo seus hábitos.

Você não pode evitar envelhecer, mas pode mudar o seu comportamento. Bom trabalho.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima