As frases estão presentes no cotidiano das grandes empresas

As frases estão presentes no cotidiano das grandes empresas. Precisamos de um programa de coaching. Aquela garota será uma boa executiva, se conseguir o coach certo. Os vícios de trabalho podem desaparecer em um coaching adequado. E é aí que muitas empresas e líderes erram pelo excesso.

Coaching, na sua origem, é a transposição para o mundo dos negócios do técnico esportivo. Assim como todo Guga tem seu Larry Passos, todo Ronaldo tem seu Felipão, todo Giba tem seu Bernardinho, a idéia é que o executivo tivesse alguém responsável, não para ensinar ou guiar, mas para extrair o seu melhor. Para fazê-lo ir além de onde está, superando barreiras e enfrentando novos desafios. Um bom coaching (seja ele desenvolvido na empresa ou contratado em consultorias) inclui:

  • Análise da empresa e das características do líder.
  • Cursos e treinamentos para desenvolvimento de determinadas características.
  • Estudo do comportamento humano e de equipes.
  • Análise e pesquisas que comprovem que o comportamento da pessoa passando pelo coaching mudou para melhor.
  • Treinamento para que aquele líder possa ser o coach de sua equipe.

Entretanto, houve uma rápida inversão na importância dos fatores. Assim como na publicidade, em que alguns casos a agência de publicidade se tornou mais importante do que o cliente, o coach assumiu uma aura que o tornou muito mais importante que o líder que deveria ajudar. Assim, a pessoa que deveria ficar do lado de lá da linha do campo aparece, rouba o brilho e prejudica a carreira de seu pupilo.

Algumas dicas para evitar que isso aconteça na sua empresa:

 

  • O coach não deve ser visto como um expert na área de atuação na empresa. Se ele tiver que ser especialista em algo, que seja em pessoas. Um coach não deve dar respostas, deve preparar o líder para que ele as encontre.
  • Encontre maneiras de medir o progresso. Qualidades podem ser difíceis de ser medidas, mas não os hábitos que as constróem. Para ouvir mais e melhor, por exemplo, pode se cronometrar o tempo que o líder dedica a escutar o que a equipe tem a dizer.
  • Tanto o coach como o líder em treinamento devem ter a consciência de que são apenas pontes. O sucesso também se mede na melhoria de produtividade dos membros da equipe, que devem reagir positivamente à nova maneira de agir do gerente.

 

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