As inusitadas ações de marketing da Red Bull – CV n. 91

Nesta edição:

As inusitadas ações de marketing da Red Bull

Postar um bom vídeo no YouTube pode ser melhor que muito anúncio

Conheça o cartão de crédito melhor que mesada

 

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Diferenciação

Para dores diferentes

Uma empresa norte-americana dá mais uma prova de que é possível diferenciar tudo, mesmo kits de primeiros socorros. A Ow! (onomatopeia: seria “ai” em português) criou kits especiais para acidentes domésticos, esportistas e atividades ao ar livre e também para crianças. Esse último, dá direito a uma cartela com adesivos de estrelas para premiar a criança por ser corajosa. Além disso, o site da companhia tem uma área exclusiva para que as pessoas deem sugestões de novos kits.

 

Mídias alternativas

YouTube

A cidade litorânea de Blackpool, na Inglaterra, já foi um destino turístico conhecido e disputado até meados do século XX. De lá para cá, esse lugar foi sendo esquecido pelos visitantes. Até que o órgão responsável pelo turismo resolveu anunciar a cidade, mas não em rede de televisão ou jornal.

 

Em vez disso, criou um curta-metragem, com quase dois minutos de duração, no qual uma jovem francesa revela seu medo de sair de Blackpool, cidade pela qual se apaixonara, enquanto lembra dos bons momentos que viveu com o namorado nos diversos pontos turísticos da cidade. O preço de um comercial tão longo seria proibitivo em qualquer rede de televisão e, provavelmente, não atingiria o público-alvo, principalmente os mais jovens. Considere as novas mídias da internet para anunciar o que você faz.

 

Diferenciação

Viagem acidentada

Hoje, não é fácil entrar no mercado de bicicletas com toda a tecnologia embarcada em mountain bikes e bicicletas de velocidades. Então, um empreendedor chinês tentou outro caminho, inventando uma bicicleta para exercícios que, segundo ele, exige um esforço maior para ser pedalada e demanda que “os músculos da coxa e quadris trabalhem mais a fim de garantir o equilíbrio”. Conseguido isso tudo simplesmente com rodas irregulares, é um exemplo de como a criatividade pode superar grandes investimentos de design.

 

Publicidade

Marketing inusitado

Até 1987, muitas pessoas duvidavam que uma bebida funcional, embalada em uma lata e vendida a um preço especial, poderia ter tanto destaque no mercado. Mas a Red Bull superou as expectativas e tornou-se uma marca conhecida no mundo inteiro. E isso sem investir em anúncios comercias, tudo feito através de ações de marketing inusitadas e impactantes.

 

São corridas de aviões, patrocínio de pilotos de Fórmula 1, competições em que se joga um ovo a uma altura de 15 metros sem que ele quebre, atletas que fazem wakeboard em ruas alagadas, etc. Esses e outros eventos ganham destaque em veículos de comunicação do mundo inteiro e se tornam fatos conhecidos por várias pessoas, além de serem postados e comentados em blogs, vídeos no YouTube e comunidades em redes sociais.

 

É claro que o investimento da Red Bull deve ser grande, porém sua empresa não precisa realizar algo tão inusitado como as corridas de aviões. Você pode fazer algo mais simples, que gere impacto em sua comunidade, cidade ou estado. Além de tornar seus produtos e serviços mais conhecidos, eles também serão lembrados de maneira especial.

 

Relações públicas

Ofereça amostras de seus produtos

Quando lançar um produto ou precisar divulgar algo específico que sua empresa produz, procure um lugar que seja compatível com o perfil das pessoas que deseja atingir e ofereça amostras. Foi isso que fez a Magnum, que se posiciona como produto premium no mercado de sorvetes. Ela ofereceu degustação especial dos sabores amêndoas e doce de leite, além das delícias com chocolate belga para os convidados do evento de lançamento da primeira linha de inverno em couro da estilista Marcella Sant’Anna. Sua companhia também pode fazer esse tipo de ação, basta buscar empresas/eventos que ofereçam o contato com os prospects que você deseja atingir e formar parcerias em que todos possam ganhar.

 

Serviço ao consumidor

Confiança é isso

Uma empresa de móveis da Suécia mostra como pode se diferenciar usando algo simples como garantia. No caso, ela garante “uma durabilidade técnica e emocional de 300 anos” em cada móvel que fabrica. Dificilmente, alguém lembrará da garantia após três séculos, aliás, não há segurança que a companhia sobreviva todo esse tempo. No entanto, afirmar que o móvel dura 300 anos passa uma ideia de qualidade quase impossível de ser batida.

 

Sustentabilidade

Direto da origem

Alguns hotéis da rede Pullman, dos Estados Unidos, realizam uma campanha publicitária diferente, com um toque ecológico. Eles simplesmente auxiliam apicultores das áreas próximas de seus hotéis. Os pequenos produtores são ensinados a criar abelhas de maneira sustentável, plantar flores originais daquela região, além de ganharem colmeias de madeira para a produção. Cada uma, lógico, vem com o logotipo e endereço do hotel. Na outra ponta, o hotel apresenta, em seu restaurante, mel com certificado de origem, puro e da redondeza, ganhando pontos com os consumidores mais conscientes.

 

Serviço ao consumidor

Melhor que mesada

Quem tem filho adolescente sabe que eles estão sempre pedindo dinheiro. Algumas empresas chegam a oferecer cartões de crédito para esses jovens, aumentando o temor dos pais que a conta chegue muito acima de suas posses e, pior, que não saibam em que a molecada gastou tanto. Para resolver esses problemas, surgiu, nos Estados Unidos, um cartão chamado – Cobre dos meus pais. O funcionamento é simples: sempre que os filhos tentarem usar o cartão, os pais serão notificados via SMS. Se aprovarem, como no caso da compra de livros, o cartão é liberado e pronto. Agora, caso a mensagem afirme que o adolescente está passando o cartão em um bar ou lugar similar, os pais poderão bloquear a compra e queimar a cara do filho. Mas essa é outra história.

 

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Experiência criativa

Negócio inquebrável

Em um momento, no início de minha carreira, quando fui contratado pela Companhia Vidraria Santa Marina, na área comercial, encontrava-me com o senhor Antonio Gonçalves, um dos sócios da rede de supermercados. Gonçalves era o comprador e eu estava apresentando-lhe a novidade: o novo produto inquebrável. Ele perguntou se não quebrava mesmo, porque para ele, vidro quebra. Eu afirmei convicto que não.

 

Para minha surpresa, ele chamou todos os funcionários do departamento, dizendo que aquela xícara era inquebrável e que poderiam testemunhar o que afirmava. Colocou-a sobre o balcão e, com a caneta, foi empurrando-a para o chão. Quando ela caiu, quebrou-se totalmente, estilhaçando-se em inúmeros cacos, como o vidro temperado de um para-brisa de carro. Todos olharam para mim e ele perguntou: “Não quebra, hein?”. Respondi: “Não quebra em cacos grandes, o que é perigoso ao lavar a xícara na pia, pois pode cortar as mãos da pessoa. Quebra em milhares de caquinhos, que é o princípio da segurança nos para-brisas dos carros”. Rimos muito com isso, ele mesmo procurou se justificar com os presentes, explicando o que havia dito anteriormente: tinha no produto um ponto de tensão e se o impacto fosse naquele local, a peça se quebraria.

 

Mas não deixei as pessoas se dispersarem. Peguei um prato e pedi a Gonçalves que ficasse do outro lado. Disse a ele que jogaria o prato em sua direção e que repetisse, fazendo o mesmo para mim. Joguei o produto que, resvalando no chão, chegou até ele, que repetiu todo meu movimento. Assim, ficamos durante alguns minutos, provando que o produto era inquebrável, para admiração dos presentes. O resultado foi um pedido substancial e um trabalho intenso de merchandising em todos os pontos de venda da rede. Foi a melhor conquista de vendas durante o lançamento do Duralex. 

 

A. J. Limão Ervilhaé consultor e autor de vários livros, além disso, ministra palestras e treinamentos de liderança.

 

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Grandes números

R$1,613 bilhãoé o lucro líquido, no primeiro trimestre de 2009, na venda de cervejas da AmBev.

Fonte:Agência do Estado

 

16,4%é o crescimento das vendas de papelão ondulado que é visto como um termômetro para a economia.

Fonte:Central do Vendedor

 

20%é a porcentagem de preço das passagens aéreas que caiu no Brasil desde a liberdade de descontos liberados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Fonte:Uol Economia

 

R$6,90é o valor que será cobrado por aluguel e venda de filmes pela internet na estreia desse serviço pela Saraiva Digital e R$39,90 para compra de filmes com tecnologia de proteção anticópias.

Fonte:IDG Now

 

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Frase

“Viver não é necessário. Necessário é criar”

Fernando Pessoa

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