As lições de um campeão

Entenda o que Eduardo Henrique da Silva Melo fez para levar para casa o troféu do 1º Campeonato Brasileiro de Vendas On-line

Entenda o que Eduardo Henrique da Silva Melo fez para levar para casa o troféu do 1º Campeonato Brasileiro de Vendas On-line e saiba como SalesVille pode ajudá-lo a se tornar um profissional cada dia melhor

Foram 22 dias de muito treinamento e diversão, 52 competidores e 10 premiados – mas só um campeão: Eduardo Henrique da Silva Melo (conhecido em SalesVille como Dantotsu), que atualmente trabalha como representante comercial do Grupo Elizabeth, em João Pessoa (PB).

Ele derrotou todos os seus adversários, obteve um faturamento de $ 26.928,72 (o segundo colocado registrou $ 23.307,20) e levou para casa o troféu do 1º Campeonato Brasileiro de Vendas On-line (e vários outros prêmios, como uma assinatura anual da VendaMais e das newsletters Motivação, Manual do Vendedor, Gestão em Vendas e um exemplar da agenda VendaMais 2013).

Em uma conversa franca e cheia de boas dicas, Eduardo revelou alguns dos seus segredos para o sucesso na cidade virtual de vendas (e também no mercado de vendas na vida real). Confira e prepare-se para entrar nessa disputa para vencer também!

VendaMais – O que o motivou a participar do 1º Campeonato Brasileiro de Vendas On-line?

Eduardo – Eu acredito que todo vendedor tem a obrigação de se qualificar constantemente, preparando-se para as mudanças que acontecem quase que diariamente no mercado em que atuamos. Para mim, nós não podemos esperar que o mercado mude, temos que ser agentes modificadores. Para isso, procuro me desenvolver profissionalmente todos os dias, seja lendo artigos e revistas sobre vendas, seja participando de cursos, assistindo palestras etc. E foi justamente pensando nisso que escolhi como nome da minha equipe em SalesVille a palavra japonesa “Dantotsu”, que significa lutar para se tornar o melhor dos melhores com base em aprimoramento constante e que consiste em encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.

VM – Como você aplicou esse conceito em SalesVille?

E – Uma das coisas que achei mais interessante em SalesVille foi a enorme quantidade de informações a respeito dos clientes e da concorrência que o CRM, o Relatório da Rodada e os gráficos comparativos me ofereciam. Tanto é que para colocar a ideia do dantotsu em prática eu analisava atentamente todas essas ferramentas rodada após rodada. Elas me ajudavam a tomar as decisões a respeito de preço, marketing, qualidade e atendimento de forma muito mais fundamentada e preparada.

VM – Quais outros pontos da sua estratégia no jogo você destaca como positivos?

E – Acredito que acertei ao investir nos cursos e sempre buscar atender as necessidades dos clientes. No que diz respeito aos cursos, depois que consegui ter dinheiro em caixa, investi geralmente em dois por rodada, até fazer todos. Já com relação ao atendimento aos clientes, estudei as informações do CRM e do Relatório da Rodada, fiz minha própria planilha e a partir disso passei a atender quem estava de acordo com os meus objetivos.

VM – Que lições você tirou de SalesVille e vai levar para o seu dia a dia profissional?

E – Acho que a maior lição que tirei desse treinamento foi dar mais valor às informações sobre clientes, concorrentes e mercado antes de tomar minhas decisões. Vi como meus resultados melhoraram depois que passei a listar as características de cada cliente e a refletir sobre elas antes de agir e com certeza levo isso de lição para a minha vida.

VM – Que conselhos daria aos jogadores do próximo campeonato de vendas em SalesVille?

E – Aos próximos jogadores, eu recomendo a leitura de um trecho de um poema de Charles Chaplin, que descreve de forma simples e direta como devemos viver cada dia – e também, na minha opinião, participar de disputas como SalesVille: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão. Perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Eu faço e abuso da felicidade e não desisto dos meus sonhos. O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.”

Sobre SalesVille

As disputas em SalesVille, além de serem extremamente divertidas, também funcionam como um supertreinamento de vendas. São 10 rodadas em que os participantes precisam decidir como vão atender seus clientes (e se vão atender todos eles), quanto vão cobrar pelos produtos que vendem, quanto vão investir em marketing e qual será o grau de qualidade do seu mix de produtos. Ou seja, na cidade virtual de vendas toda a realidade do dia a dia dos vendedores é praticada em um jogo que acaba com apenas um vencedor – aquele que mais faturar entre todos os competidores.

Assim como Eduardo, você também pode entrar para SalesVille e tirar preciosas lições para sua vida real. O próximo campeonato público ainda não tem data para acontecer, mas para ficar a par da programação basta acessar o site www.salesville.com.br e fazer seu cadastro. Assim, quando as inscrições para a nova disputa estiverem abertas você será o primeiro a saber.
Porém, se você não quiser esperar, pode também promover um campeonato particular dentro da sua empresa ou com um grupo de amigos. Para isso, basta clicar em Quero Organizar um Campeonato na página inicial da cidade das vendas.

A gente espera você lá!

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