As ofertas na mão do cliente – CV n. 12

Manicure em dez minutos

Facilidade de acesso/conveniência

 

Seguindo o caminho de outros exemplos apresentados aqui, na Grandes Idéias em Marketing, de criar uma nova oportunidade de negócio que alie economia de tempo e preocupação crescente com a aparência física e estética, a empresa norte-americana 10 Minute Manicure, criada em janeiro de 2006, oferece um rápido reparo ou um tratamento completo de unhas em até dez minutos, ao contrário dos salões de beleza onde as mulheres costumam perder de meia a uma hora. Atualmente, a empresa tem dez unidades e pretende crescer 50% no próximo semestre.

 

Outro diferencial é aliar essa rapidez a conveniência, pois a empresa só instala suas unidades em pontos com grande circulação de pessoas sem tempo, como aeroportos e prédios comerciais.

 

Dica Prática

Crie ações para facilitar a vida dos seus clientes durante a compra do seu produto ou serviço e durante o seu uso. E fique atento! Em uma dessas ações é possível surgir uma nova oportunidade de negócio.

 

Visite o site: www.10minutemanicure.com

 

 

 

As ofertas na mão do cliente

Tíquete-médio

 

Quer uma solução para o crescimento do faturamento a curto prazo? Simples, faça seu cliente gastar mais que de costume. E isso não significa aumentar o valor de seus produtos, mas fazer seu cliente comprar mais. Como alguns supermercados americanos podem fazer com a nova mídia Modstream.

 

Trata-se de um display digital fixado nos carrinhos de compra, que se comunica sem fio com uma central, transmitindo mensagens e, possivelmente, ofertas direto na mão dos clientes que estão no supermercado. O sistema ainda está sendo testado nas lojas da rede americana Home Depot, mas a tecnologia já está bem avançada, a bateria, por exemplo, dura cinco anos. Como é um sistema de mídia independente outros anunciantes também podem divulgar.

 

Dica Prática

A maioria das decisões de compra são tomadas no próprio ponto-de-venda. Inspire-se nessa grande Idéia e crie formas de fazer o seu cliente consumir mais produtos ou serviços da sua empresa.

 

Visite: www.modstream.com

 

 

Manchando a camiseta e clareando as idéias 

Benefício claro

 

Imagine uma festa italiana em que estejam circulando 20 mil pessoas comendo pizza, macarronada, doces e bebendo vinho em pé em barraquinhas de feira. A chance de alguém esbarrar e sujar a sua roupa é grande, não? Pensando nisso, a agência Espalhe criou uma ação de marketing de guerrilha inovadora para a Ariel, da Procter & Gamble, durante a 34ª Festa de San Gennaro, realizada em São Paulo, no mês de outubro. Ela contratou agentes vestidos com uma camiseta branca, suja com molho de tomate e nas costas a mensagem:

 

 

Aliado a isso, foram distribuídos guardanapos às barracas da feira com o texto: “As lembranças da festa de San Gennaro ficam. As manchas não! Ariel 5 estrelas remove até manchas secas”.

 

Dica Prática

 

Muitas vezes, a oportunidade está em nossa frente e a perdemos por não enxergamos além do óbvio. Na ocasião da festa, um outro anunciante se limitou a estampar um banner na parede.

Pense nisso.

 

 

 

Escambo virtual

Inovação

 

Na Espanha, surgiu mais um site de relacionamento em que você pode participar de fóruns, comunidades, publicar fotos e tudo mais. Até aí, nada de novo, mas eis o diferencial do Kroonos: pode-se dizer que é um site de escambo de tempo e conhecimento. Por exemplo: você domina o inglês, mas adoraria aprender a consertar bicicletas. Publica seu conhecimento se dispondo a oferecer uma hora por semana para ensinar o idioma em troca do mesmo tempo para aprender mecânica de bikes.

 

 

Dica Prática

Por mais que a área de atuação de sua empresa pareça estar saturada, possibilidades de inovar sempre existirão. Tome o exemplo do Kroonos e busque algo novo para se destacar no mercado.

 

 

Idéia refrescante

Diferença dramática

 

Em 20 de fevereiro de 1872, dois empreendedores da cidade norte-americana de Granville, em Massachusetts, patentearam a primeira máquina usada para fabricação de palitos de dente. Atualmente, existem muitos fabricantes desse tipo de produto de higiene bucal em todo o mundo. A fabricante da marca Billa, destacou-se ao ser a primeira no Brasil a produzir palitos mentolados. Esse tipo de produto, além de mais higiênico, pois cada palito é ensacado individualmente, possui o sabor refrescante da menta.

 

Dica Prática

Esse é um exemplo claro de alguém que, embora trabalhasse com algo aparentemente difícil de se destacar, conseguiu um diferencial forte a partir de uma idéia simples e, com certeza, se encaixa na série: “Como é que eu não pensei nisso antes”. 

 

Visite o site: www.billa.com.br

 

 

 

Ganhe de si mesmo!

Participação de mercado

 

Quando se fala em telefonia o que vem a mente dos portugueses é a companhia Portugal Telecom, mais conhecida como PT, que é a dona da TMN telefonia móvel. Em Portugal, as empresas de telefonia móvel têm trabalhado com o enfoque na tecnologia aliada a sofisticados serviços, inclusive a TMN. Mas o fato é que uma boa parte da população que preza pela simplicidade, praticidade e economia estava sendo ignorada. Em uma jogada de mestre, a PT criou uma nova marca de telefonia celular chamada UZO para concorrer consigo. Essa é uma ação conhecida como “canibalismo” no mundo empresarial. O grande diferencial da nova marca está justamente na economia e praticidade. A UZO está oferecendo aparelhos celulares simples com tarifas muito baratas, coisa como: 16 centavos o minuto para telefones fixos ou móveis de qualquer companhia.

 

Dica Prática

Embora tenha sido anunciado que a nova marca funcionará de forma completamente autônoma da operadora TMN da PT, na realidade, o dinheiro irá para os cofres da PT. Lembre-se de que o método da “canibalização” pode ser uma excelente saída para quem quer aumentar a participação no mercado.

 

Viste o site: www.uzo.pt

 

 

 

Sustentabilidade

 

“Queriiiidooo”. Suba no telhado para molhar o jardim!

 

Você já imaginou ter um jardim em cima da sua casa? Um dos grandes problemas dos telhados convencionais está na dificuldade do escoamento da água da chuva, além disso, precisam ser trocados periodicamente, gerando despesas. Os gastos não param por aí, no inverno a umidade entra na casa e no verão o vapor, como conseqüência o consumo de energia com aquecimento e resfriamento aumenta. Com a invenção do telhado verde – plantas, normalmente xerófitas, que necessitam de pouca água e cobrem telhados convencionais – a água da chuva deixa de ser desperdiçada e pára de entupir as calhas, pois é absorvida pelo jardim. Além disso, o telhado verde proporciona um isolamento térmico no inverno e o arrefecimento por evapotranspiração no verão. O telhado normal acaba durando muito mais, já que fica protegido pelo telhado verde. Essa idéia, além de proporcionar economia de energia e de matéria-prima, combate o aquecimento global por auxiliar na limpeza do ar por meio da fotossíntese. Caso tenha se interessado, acesse o site da Amazon que você encontrará diversos livros que ensinam como utilizar a técnica. 

 

Visite o site: www.ecotelhado.com.br

 

 

 

ANTIGAS– PESQUISADAS EM DEZEMBRO E JULHO DE 2002

 

Mídia alternativa

 

Uma pequena floricultura norte-americana estava sem dinheiro para anunciar e não dispunha sequer de uma vitrine decente para atrair compradores. Então, resolveu atuar em parceria com as lanchonetes e restaurantes da redondeza, criando arranjos simples e criativos para o centro de suas mesas. Os clientes entravam para comer, viam as flores com o nome e endereço da floricultura no vaso, e tornavam-se clientes da loja. A estratégia deu tão certo que passou a ser a única forma de anúncio utilizada.

 

 

(João Guilherme Brotto)

 

Fast-food com atendimento personalizado

 

Muitos podem achar difícil entrar no mercado de lanchonetes, em que empresas gigantescas abrem uma loja atrás da outra em todos os países do mundo. Entretanto, a britânica Pret a Manger conseguiu seu espaço com algo simples: seus atendentes não seguem um script predefinido. Enquanto em algumas lanchonetes você ainda nem terminou seu pedido e o caixa já está perguntando se você quer batatas fritas ou sobremesa, os colaboradores da Pret a Manger não pensam duas vezes em dar um atendimento um pouco mais atencioso, ouvir o pedido especial de um cliente, fazer um rápido comentário sobre o tempo ou o futebol. O resultado? Muitos dos clientes que comem na lanchonete britânica antes freqüentavam outros locais. Mudaram porque “preferem ser atendidos por seres humanos”. Outro diferencial é o fato de que a empresa não trabalha com o sistema de franquias, justamente para evitar que se perca a excelência no atendimento. E ainda, seu cardápio é inteiro elaborado a base de ingredientes naturais e livres de conservantes.

 

 

 

 

Especial da Semana – Raio X da GI

 

Empreendendo e diferenciando com o SMS

 

Recentemente, a colunista do Jornal Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, divulgou nota sobre uma nova ferramenta para evitar penetras em festas: o SMS, que, nesse caso, é usado para enviar um código de barras para o celular dos convidados, que só entram na festa depois de serem validados por seguranças com leitores óticos.

 

Outro exemplo da aplicação do SMS vem de Curitiba, em que um shopping, na promoção do último Dia dos Pais, reservou uma área com o sinal bluetooth para transmitir ao celular dos visitantes ofertas e informações. Além disso, o usuário, ao baixar um SMS especial da campanha com peças publicitárias do shopping, recebia um código de barras que liberava a cancela do estacionamento gratuitamente.

 

Em São Paulo, em um espaço fechado para construção de uma nova loja, os clientes que transitavam pelos corredores em frente a ela liam uma placa com a seguinte frase: “Quer saber a grande novidade que será lançada neste espaço, então ative o seu bluetooth e descubra!”.

 

Alguns dados sobre o SMS no Brasil

No País são enviados aproximadamente 500 milhões de SMS por mês. Mas esse número é crescente à medida que o custo de envio vai abaixar ao longo dos próximos anos, até chegarmos aos patamares de Portugal, que envia quase o dobro e também da Venezuela, que tem uma média mensal de envio por celular de 140 SMS, enquanto no Brasil a média é de 5 a 6.

De acordo com a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de celulares no País é de aproximadamente 112,75 milhões. O que indica um grande potencial de uso do SMS.

 

Custo para o desenvolvimento de campanhas via SMS

Usando apenas textos e considerando volumes determinados de envio por trimestre.

  • Para 5.000 envios – R$ 0,00

  • Para 7.000 envios – R$ 0,00

  • Para 10.000 envios – R$ 0,00

 

Investimento para o desenvolvimento de áreas de bluetooth

Em que os envios não geram custos adicionais, dependem apenas da aceitação dos usuários.

  • Compra da máquina de transmissão – R$ 0,00

  • Aluguel da máquina de transmissão – R$ 0,00

  • Desenvolvimento de peças em SMS – R$ 0,00

 

Quando for executar ações de SMS com seus clientes é importante lembrar do marketing de permissão e criar mecanismos no qual os usuários autorizem o envio de mensagens para seus celulares. Você pode fazer isso criando uma simples promoção, inserindo no regulamento uma cláusula em que o participante autoriza o envio de mensagens promocionais via celular.

 

Dica Prática

Use o SMS para envolver seus clientes assim como fizeram essas empresas e também para se relacionar com seus funcionários e parceiros. E como ninguém gosta de receber apenas mensagens promocionais e publicitárias, tente somar com conteúdos de instrução profissional e curiosidade, o resultado será uma melhor aceitação e, certamente, ficará armazenado no celular do seu público-alvo muito mais tempo, junto a sua marca.

 

Visite os sites:

www.color.com.br

www.movile.com.br

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