Atendimento de ouro – CV n. 84

Índice:

 

Nesta edição:

Para poucos…

Passando o recado…

Atendimento de ouro…

 

Posicionamento

Bar self-service

Uma das grandes queixas dos frequentadores de bares e locais de happy hour é a demora no serviço. Em geral, é preciso “caçar” um garçom e esperar para ser atendido. Para as empresas, o sistema também não é perfeito. Enquanto as pessoas estão aguardando alguém que as atenda ou o pedido, não estão consumindo, o que faz com que gastem menos que poderiam.

 

Um bar em Washington, nos Estados Unidos, parece ter encontrado a solução para o problema: cada um de seus clientes tem acesso a um frigobar para servir-se à vontade.

 

Ao entrar, eles entregam um documento à recepcionista e dizem o que gostariam de beber – há vários tipos de minibares à disposição, com champanhe, cerveja, destilados… enfim, bebidas variadas.

 

Então, recebem um balde de gelo e a chave do minibar, que foi especialmente adaptado, com portas envidraçadas na frente e atrás. Através da porta da frente, os frequentadores do bar servem-se à vontade e pela de trás os funcionários da casa repõem constantemente o estoque dos minibares. A solução é conveniente tanto para os clientes quanto às empresas, pois faz com que as pessoas consumam mais e permite que o bar funcione com menos funcionários, baixando o custo. Assim, todos ganham!

 

Nicho de mercado

Utilidade

A quantidade de pessoas interessadas em atividades ao ar livre tem aumentado cada vez mais, abrindo campo para uma gama de novos produtos. Um deles vem da empresa Survival Straps, por meio de uma ideia simples: enrolar cordas de nylon fazendo cintos, braceletes e coleiras de cachorro. Assim, une-se forma (o enrolado tem de ficar bonito) e função (o cliente deve ser capaz de desenrolar a corda rapidamente numa emergência).

 

Um bracelete, por exemplo, contém seis metros de corda. Como serviço extra ao consumidor, as pessoas podem enviar seus produtos para a empresa, depois de usados, para serem enrolados novamente.

 

Promoção

Os problemas da internet

Caso faça uma promoção na internet, lembre-se de que você não terá controle algum sobre a quantidade de respostas e o conteúdo que receberá.

 

Recentemente, a Rede Globo estimulou músicos a postarem seus videoclipes caseiros em páginas especiais do YouTube para participar de dois programas da rede. O retorno foi muito maior que o esperado, e a Globo não soube como separar os vídeos nem de que forma analisar todos.

 

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, também sofreu com algo similar. Para gerar interesse no programa espacial, ela resolveu fazer uma votação em seu site a fim de escolher o nome do novo módulo da estação espacial. Além do campo para colocar os nomes “oficiais”, as pessoas tinham um para pôr suas sugestões.

 

Então, um comediante famoso dos Estados Unidos não perdeu a piada e pediu para que as pessoas sugerissem seu nome à Nasa. Para não ficar atrás, dois sites de relacionamentos, tipo MySpace, sugeriram o mesmo a seus usuários.

 

Resultado: o nome do comediante ganhou disparado e os dos sites de relacionamento apareceram entre os cinco mais votados.

 

Para satisfazer a todos, a Nasa vai batizar o módulo com o nome oficial que recebeu mais votos e o banheiro com o nome do comediante.

 

Nicho de mercado

Para poucos

Visionaire é uma revista de moda e arte, mas não se espante se você nunca ouviu falar dela, pois cada exemplar custa mais de 500 dólares. Edições antigas atingiriam, na teoria, a cifra de alguns milhares de dólares. Teoria, pois quem tem uma, geralmente os papas da moda como Karl Lagerfeld, não a vende.

 

A publicação acabou de colocar na rua sua edição número 55, inspirada nos livros animados infantis, com esculturas de papel feitas por artistas famosos. Custa 750 dólares, se você ainda encontrar alguma.

 

Seu produto ou serviço não tem de ser popular nem precisa estar em todos os lugares para dar certo. Se você se fixar em um nicho rentável, por menor que seja, terá grandes chances de sucesso.

 

Marketing social

Refeições gratuitas durante a crise

A lanchonete Taberna Bocatín, da Espanha, ofereceu durante todo mês de março um menu anticrise gratuito, sempre as quartas-feiras, para pessoas que comprovassem estar sem trabalho.

 

O kit incluía dois sanduíches, que podiam ser escolhidos pelos fregueses, uma porção de batata frita e 300 ml de bebida (cerveja ou refrigerante).

 

Foram oferecidos, em média, 40 menus gratuitos por hora nos 26 estabelecimentos da franquia, presentes em 13 cidades espanholas.

 

Os custos dessa iniciativa foram divididos entre o restaurante (60%), empresários locais (20%) e empregados da rede, através de doações (20%). Inicialmente, a ação ocorreu somente no mês de março, mas a empresa já pensa em repeti-la.

 

Posicionamento

Balada do bem

Você já pensou uma casa noturna que tem o chão revestido de tapetes e esteiras e espaço para praticar yoga, no qual é preciso tirar os calçados para entrar? Pois é, parece difícil imaginar, mas existe e é frequentada por muitas pessoas.

 

É o Instituto de Desenvolvimento da Consciência Humana (IDCH), que funciona em São Paulo e atrai pessoas mais preocupadas com o equilíbrio e bem-estar. Além da programação noturna, o IDCH também abre para almoço, oferecendo refeições vegetarianas.

 

Preste atenção nas novas tendências, a indústria do bem-estar é uma delas. Então, como sua empresa pode aproveitá-la?

 

Novo produto

Carona

Hoje, muitas empresas, como a Amazon, investem pesado nos leitores de e-book, livros eletrônicos. O maior desafio é fazer as pessoas, acostumadas com o bom e velho livro, adaptarem-se a uma interface fria e cheia de botões. Para ajudar nessa migração, existem companhias vendendo um incrível aromatizador com cheiro de livro novo, para pendurar no leitor de e-book, dando a impressão de ser o livro, real.

 

Dica do leitor

Passando o recado

O leitor Paulo Afonso Simões Nery Filho, de Recife, PE, conta uma história que aconteceu com um colega de seu pai chamado Cândido, que era vendedor da Shell. Um dos prospects de Cândido era cliente da Texaco há anos. Foram meses insistindo para falar com o possível cliente, reuniões desmarcadas, até que ele se cansou e foi aberto com o vendedor: estava satisfeito com o fornecedor atual e não queria mudar. Cândido disse que queria lhe mostrar os produtos, para que ele tivesse mais opções na hora da compra. O prospect foi inflexível:

 

¾Olha, pode ir embora, pois eu não quero mesmo mudar de fornecedor.

¾Tudo bem, eu irei. Mas fique com meu cartão. Se precisar, estarei sempre à disposição.

 

O prospect, nesse momento, rasga o cartão de Cândido e diz:

¾ Eu não quero nem seu contato!

¾ Tudo bem, eu estou aqui para isso, para tentar lhe fornecer produtos bons e úteis a sua empresa. A Shell me paga tudo mesmo: carro, amostras, material promocional. Só não fornece os cartões, esses eu pago do próprio bolso, inclusive o que o senhor rasgou me custou cinco centavos.

¾ Por isso não se preocupe, tome aqui – disse o cliente, sacando uma moeda de 25 centavos para dar a Cândido, que não perdeu tempo:

¾Não tenho troco, mas tenho isso – puxou mais quatro cartões do bolso e entregou ao prospect, agora estamos quites.

 

Nesse momento, os dois começaram a rir, fizeram uma grande amizade e hoje a empresa divide suas compras entre a Shell e a Texaco.

 

E você, tem alguma história de criatividade em vendas para contar? Mande-a para nós. Se publicada, você poderá ganhar um ano da newsletter Criatividade em Vendas totalmente grátis. Envie sua história para: [email protected].

 

Grandes números

2 mil – É o número que as empresas exportadoras e importadoras que deixaram o comércio exterior brasileiro superaram no mês de janeiro. A informação é da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que chegou a essa informação com base nos dados da balança comercial divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte:Agência Brasil

 

R$8,2 milhões– É o valor que a Condor, fabricante nacional de escovas para cabelo e produtos de limpeza, investirá, em 2009, na aquisição de tecnologia para a produção e no desenvolvimento de novos produtos. Os recursos serão destinados para as áreas de higiene bucal, beleza, limpeza e pintura.

Fonte:Canal Executivo

 

25% – Foi o percentual que os supermercados no Rio Grande do Sul venderam dos 12 milhões de ovos encomendados para a Páscoa de 2009.

Fonte:Jornal do Comércio

 

Uma experiência criativa

Atendimento de ouro

 

A Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), pioneira em valorizar agentes, atendentes e operadores dos SACs e demais centrais de atendimento, acabou de criar o prêmio Atendimento de Ouro, que teve sua primeira edição realizada no mês de março.

 

A ideia da premiação visa mostrar o lado engajado, proativo e fundamental desses profissionais que, na maioria das vezes, são marginalizados pela sociedade e alvo de chacotas de muitos que desconhecem a importância de sua atuação para a economia do País.

 

“Os casos recebidos pela Abrarec foram muito variados: desde atendimentos que seguiram à risca os padrões habituais, passando pelos de grande apelo emocional, até chegarmos àqueles que eram o nosso objetivo: os que fizeram a diferença e superaram expectativas quanto à proatividade e atingiram melhores resultados”, explica o diretor-executivo da Abrarec, Stan Braz.

 

Veja o caso de um dos premiados, Williams Farias, da Algar Tecnologia, que conseguiu reverter um quadro de corte do fornecimento de gás de uma cliente no momento em que o técnico efetuaria o desligamento.

 

A consumidora, desesperada e sem condições de quitar as contas em atraso, acionou a central de atendimento da companhia de gás e o atendente, sensibilizado com a situação, tentou falar com o técnico que estava na residência da cliente, mas não teve sucesso, pois ele afirmava que teria de efetuar o bloqueio.

 

Não convencido, Williams acionou, via rádio da supervisão, o inspetor de assistência técnica que, também pelo rádio, ordenou que o técnico cancelasse o corte de fornecimento. Com isso, a consumidora ficou bastante satisfeita, pois o serviço não foi interrompido, e parcelou o débito, possibilitando a liquidação da dívida.

 

Frases

“Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar.”
Doutor Edwin Land

“A criatividade surge da tensão entre espontaneidade e limitações. A última (como os bancos de areia nos rios) forçando a espontaneidade em várias formas que são essenciais para a obra de arte ou poema.”
Rollo May

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