Audaces

De que forma a Audaces conseguiu o sucesso na venda de serviços?

No fim da década de 80, dois estudantes de ciência da computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) notaram que, apesar do grande fluxo de conhecimento que havia na academia, pouco se fazia na prática para ajudar as organizações que precisavam de soluções em automação tecnológica em seus processos produtivos. Claudio Grando e Ricardo Luiz Delfim Cunha perceberam aí uma grande oportunidade e resolveram criar, em 1989, sua própria empresa, a Audaces.

 

Com uma visão de mercado surpreendente para dois rapazes, eles logo perceberam que era preciso escolher um ramo para focar a atuação da empresa. Então, resolveram seguir pelo caminho das confecções, levando tecnologia à área. Hoje, 20 anos depois, a Audaces conta com 140 colaboradores, espalhados em três cidades brasileiras (Florianópolis, Curitiba e São Paulo), vende seus produtos para mais de 30 países, em quatro continentes, e é líder de mercado na América Latina.

 

Em entrevista exclusiva à VendaMais, Claudio Grando revelou quais são as razões que levaram a Audaces ao sucesso, confira:

 

Vender serviços é vender o “intangível”. Como a Audaces faz isso?

 

Para nós, o serviço só é intangível até o momento em que começa a fazer uma grande diferença no bolso do confeccionista. Quando nosso cliente percebe a economia que os sistemas e serviços de automatização oferecem a sua produção, torna-se mais fácil mensurar o valor que isso tem para seus negócios. Portanto, nós nos esforçamos para que, durante a venda, ele perceba que a compra de nossos softwares e hardwares pode fazer a diferença em sua empresa. Para isso, procuramos sempre apresentar exemplos de consumidores satisfeitos com os nossos serviços.

 

Você acredita que, para vender serviços, é necessário um tipo de vendedor especial? Por quê?

 

Sim. Em nosso caso, é preciso que o profissional de vendas tenha conhecimentos suficientes sobre o mercado de vestuário e os processos produtivos de uma confecção, pois somente assim ele poderá auxiliar o cliente durante a venda, trazendo resultados efetivos para seus negócios.

 

Como seus vendedores são treinados para obter esse conhecimento?

 

A gente começa a treinar nossos colaboradores desde que eles entram na Audaces para que conheçam não apenas nossos softwares e hardwares, mas também nossos clientes e a cultura da empresa. Isso faz com que eles estejam preparados para vender nossos serviços. E esse treinamento é realizado diretamente com o gestor do colaborador, que indica o caminho que ele deve seguir. A cada seis meses, fazemos uma reciclagem, ou seja, a atualização do funcionário é constante.

 

Como é feita a fidelização dos clientes na Audaces?

 

Nossos consumidores podem fazer parte do Clube Audaces, que oferece inúmeras vantagens relacionadas aos nossos serviços e produtos, entre elas a atualização permanente dos softwares, em que o cliente compra o produto e recebe todas as atualizações e novas versões dele sem custo adicional. Isso faz com que o consumidor se sinta valorizado e reconheça nosso esforço em melhor atendê-lo.

 

O que vocês fazem para se diferenciar da concorrência?

 

Temos alguns concorrentes no Brasil e no mundo e nos diferenciamos deles por meio de nosso atendimento, foco no cliente e serviços. Além de desenvolver sistemas que sejam fáceis de usar e aprender, a Audaces possui também consultores em todas as regiões do Brasil e em mais de 30 países prontos para apresentar as soluções, identificando as principais necessidades da empresa. Acho que tudo isso é o que nos torna diferentes.

 

3 dicas para você

 

Apesar de atualmente tudo parecer simples, pois o sucesso da Audaces já está consolidado, nem tudo foi fácil no começo. Claudio e Ricardo tiveram de batalhar muito para transformar a empresa na líder em venda de softwares para confecção na América Latina. Hoje, Claudio sabe qual é o caminho que deve ser percorrido por alguém que deseja alcançar o sucesso e, para isso, dá três dicas importantes, acompanhe:

 

  • Antes de tudo, conheça muito bem o serviço que você vende. Isso fará com que possa esclarecer todas as dúvidas de seu cliente.
  • Ofereça serviços diferenciados dos da concorrência.
  • Esteja atento ao que o consumidor precisa e saiba adaptar seu serviço às necessidades dele.

 

Para saber mais:

Visite o site: www.audaces.com.br

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