AutorreferĂȘncia para vender 20% a mais

HĂĄ alguns dias, eu estava diante de uma equipe de vendedores de um grande fabricante de produtos para ĂĄudio e vĂ­deo e perguntei o que eles achavam do que havia sido planejado para o ano que estĂĄ começando. Houve um silĂȘncio completo, atĂ© que um rapaz alto e magro me olhou com um sorriso irĂŽnico e perguntou de volta: “VocĂȘ quer a verdade ou a resposta padrĂŁo?”. Eu respondi que queria a verdade. Ele, entĂŁo, disse: “Veja bem, a empresa nos colocou 15% a mais de meta de vendas. Os produtos sĂŁo os mesmos, os preços foram atualizados pela inflação, nĂŁo hĂĄ mudança alguma no investimento em marketing e a economia promete pouco. O que vocĂȘ acha que vai acontecer?”

Encontro muita coisa semelhante a essa por aí. Os vendedores jå começam o ano sem qualquer ùnimo novo. Somos, em média, muito ruins em planejamento. A começar pelo governo federal. Quando planejamos aumento de atividade, precisamos projetar os meios adequados para alcançå-lo. Se os executores não ficarem convencidos logo no início de que tais meios são valiosos para atingir a meta, as chances de sucesso são mínimas.

Por isso, minha dica “nĂșmero um” para os vendedores Ă© que tratem de cuidar de fazer a sua parte na atividade de vendas da maneira mais evoluĂ­da possĂ­vel: seja sua prĂłpria referĂȘncia.

Coloque como mantra: “Farei neste ano melhor do que fiz atĂ© agora”. NĂŁo permaneça esperando que sua empresa ou marca carregue-o pelas mĂŁos. Aja de forma diferente do que agiu, use sua criatividade e coloque novos ingredientes em sua atividade. Quando vocĂȘ vai mal em sua atividade profissional, o maior prejudicado Ă© vocĂȘ mesmo.

Talvez algumas recomendaçÔes ajudem vocĂȘ a ser autorreferente:

  • Aumente a qualidade de sua mira. Para nĂŁo gastar energia Ă  toa, revise qual Ă© o perfil de cliente ideal (PCI) para vocĂȘ. Em que tipo de cliente vale a pena investir energia e tempo? RegiĂŁo, faturamento, consumo de seus produtos, tempo de decisĂŁo, capacidade de pagar, em expansĂŁo, etc. NĂŁo Ă© que vocĂȘ nĂŁo atenderĂĄ clientes fora do perfil, mas vocĂȘ combinarĂĄ com eles algum jeito de atendĂȘ-los dispendendo poucos recursos de tempo e dinheiro.
  • Mapeie as atividades dos concorrentes. Essa Ă© uma das melhores maneiras de estar Ă  frente deles. Ouça a opiniĂŁo dos clientes sobre o que valorizam nos concorrentes. Busque por diferenciais que suplantariam o concorrente. NĂŁo use sĂł o blĂĄ-blĂĄ-blĂĄ costumeiro. Seja especĂ­fico para cada cliente. NĂŁo valorize, vocĂȘ prĂłprio, virtudes de seus produtos que nĂŁo sejam verdadeiras ou que nĂŁo contam de fato para o cliente. Leve dados relevantes para sua empresa fazer contramedidas Ă s açÔes dos concorrentes, nĂŁo use o “achĂŽmetro” ou boatos, procure por fatos.
  • Ouça seus clientes. Preste atenção no que seu cliente fala. Procure atender requerimentos mĂ­nimos, nas entrelinhas estĂŁo coisas relevantes para que vocĂȘ consiga mantĂȘ-lo. ReclamaçÔes merecem respeito, respostas e compensaçÔes, mesmo que lhe pareçam sem importĂąncia. Frente ao cliente, assuma a culpa dos erros seus ou da empresa, jamais os terceirize. Preste atenção aos influenciadores dentro e fora do cliente. Eles gostam de receber sua atenção; se rejeitados, podem estragar seu negĂłcio.
  • Reinvente seus mĂ©todos de abordagem. NĂŁo se acanhe em copiar colegas bem sucedidos. De posse do PCI, busque novos meios de abordar seus clientes atuais e potenciais. NĂŁo sabe como? Leia mais, estude mais, observe mais. Leve em conta que as pessoas estĂŁo com cada vez menos tempo e vontade de conversar com vendedores, a menos que eles estejam trazendo conteĂșdo relevante para os interesses pessoais ou do negĂłcio deles. Entenda os nĂșmeros desses clientes, argumente com solidez e seja honesto.
  • Força nas mĂ­dias sociais. Muita energia na internet e nas mĂ­dias sociais. NĂŁo Ă© mais aceitĂĄvel que o vendedor nĂŁo use os recursos da internet e das mĂ­dias sociais. Isso nĂŁo Ă© coisa de jovens ou de “moderninhos”. É um recurso indispensĂĄvel. Faça boa prospecção pela internet. Pesquise por pessoas e empresas, suas fotos e perfis nas redes sociais. Faça sua prĂłpria divulgação nos meios disponĂ­veis gratuitos (OLX e Bom NegĂłcio, por exemplo). Use o Google Adwords e anĂșncios no Facebook para divulgar seus dados de contato. Crie seu domĂ­nio, Ă© muito barato e lhe dĂĄ possibilidades boas de divulgação barata. Use o YouTube para fazer demonstração ou dar dicas sobre seus produtos ou serviços, mesmo que seja de forma amadora, gravada em seu celular.

Trabalhe com o Facebook, o LinkedIn e o Twitter. Crie uma pĂĄgina para o ambiente de negĂłcios em que vocĂȘ atua. Afie sua capacidade de comunicação escrita. Amplie ativamente o nĂșmero de participantes. Inclua-se nos grupos de discussĂŁo de sua ĂĄrea de negĂłcio e de seus principais clientes e potenciais. Inclua-se, tambĂ©m, nos grupos de marketing e de vendas. Aproveite os artigos e repasse-os. Esqueça as curiosidades engraçadinhas, mas inĂșteis, foque nos negĂłcios de sua ĂĄrea de atuação com seriedade.. Cuidado com sua pĂĄgina pessoal. Precisa ser o mais neutra possĂ­vel. PosiçÔes apaixonadas podem espantar clientes que estĂŁo passando por ali. Se vocĂȘ acha que isso tudo Ă© muito para sua cabeça, contrate um profissional que faça por vocĂȘ; caso contrĂĄrio, nĂŁo posso fazer previsĂ”es otimistas sobre seu desempenho.

  • Seja seu prĂłprio foco e referĂȘncia. Tenho certeza de que algumas dessas coisas que citei vocĂȘ nĂŁo estĂĄ fazendo. Gosto de vĂȘ-lo fazendo o melhor, independentemente do que os outros possam fazer por vocĂȘ. A maioria senta e chora as amarguras da falta de ajuda. Se vocĂȘ luta para fazer um trabalho de qualidade, terĂĄ bons resultados, mesmo em anos ruins para os outros, mesmo quando sua empresa erra a mĂŁo no apoio a vendas.

JoĂŁo Alberto Costenaro Ă© consultor, palestrante e instrutor nas ĂĄreas de vendas, liderança e coaching. É trainer licenciado pela Corporate Coach U International.
Visite o site: www.seleta.com.br
E-mail: [email protected]

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