Bem mais do que um simples armazém…

Determinação e esforço levam à grandeza?

Contar, por meio de datas, a história do Armazém Paraíba – com lojas no Piauí, no Maranhão, no Ceará, na Bahia e em Pernambuco – pode ser uma tarefa difícil já que a família Claudino, fundadora do Grupo Claudino e administradora do Armazém Paraíba, afirma que tudo começou quando abriram uma vendinha em Luís Gomes, no Rio Grande do Norte.

Desde 1958, quando iniciou suas atividades em Bacabal (MA), o Armazém Paraíba já focava em oferecer bons produtos, preços competitivos e bom atendimento. “O trabalho é desenvolvido sempre com muita determinação e esforço”, conta Cláudia Claudino, diretora do grupo. Além desses três fatores, ela diz ainda que a rede trabalha preocupada com a qualidade do que é comercializado. Tudo isso, aliado a uma estratégia de marketing que preza pelo respeito ao consumidor, tem feito que o Armazém Paraíba seja visto como parceiro da comunidade.

As lojas respeitam a cultura local, valorizando cada região, o que aproxima a rede dos clientes, criando uma relação de cumplicidade. Anualmente, o Armazém Paraíba dispõe de um cronograma  com ações em diversas áreas: vendas, promoções, eventos culturais e institucionais. Isso, somado a preços competitivos e boas opções de pagamento, reflete resultados positivos para a empresa, que sempre opta por atuar de forma inovadora.

Em 2004, a empresa iniciou um grande projeto de ampliação, modernização e padronização de todos os pontos de venda, tornando-os referência nas cidades em que estão localizados.

Quando perguntada sobre como funciona a retenção de talentos, Cláudia afirma que o Armazém Paraíba investe em cada um dos funcionários, preparando-os para serem futuros gerentes e diretores. Por isso desenvolve um programa voltado para a qualificação de seus colaboradores, denominado PDL (Programa de Desenvolvimento de Lideranças), o qual propõe estimular, contribuir e apoiar o crescimento de cada colaborador da empresa.

O PDL é realizado a cada semestre com atividades que oportunizam o desenvolvimento do potencial de liderança existente em cada pessoa selecionada. A descoberta de novos líderes é feita por um núcleo de aprendizado monitorado pelo setor de recursos humanos. Durante o treinamento, com duração de três meses, os funcionários realizam leituras e debates sobre textos e treinamentos, participam de dinâmicas, assistem a filmes e palestras sobre temas específicos.

Cláudia afirma ainda que o segredo do sucesso é gostar e dominar muito bem o que se propõe a fazer, conhecer bem o negócio ou o serviço que se pretende oferecer, proporcionar um excelente atendimento e ter sempre muita força de vontade para empreender. “Outro ponto importante é investir na equipe e ter determinação e zelo pela atividade”, finaliza.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima