O último Natal parece que foi ontem e quando olhamos para frente, o deste ano está chegando
Cada vez mais, o ritmo no varejo está acelerado. O tempo voa e com ele as oportunidades surgem e vão.
Sabemos também que a concorrência é competente e que o cliente está cada vez mais esperto.
Estar mais ou menos preparado é o mesmo que não estar preparado, pois o jogo atual é para profissionais e não apenas competidores.
O último Natal parece que foi ontem e quando olhamos para frente, o deste ano está chegando.
Sabemos que é a melhor data do calendário do varejo e que precisamos aproveitar esta oportunidade para fechar com chave de ouro o nosso ano, alcançar nossos objetivos e assim termos a certeza do dever cumprido.
Fazer bem o seu trabalho, nesta época de Natal, para nós do Grupo Friedman é o mesmo que oferecer um verdadeiro show. O que costumamos chamar de um Show de Natal.
Tal como em um show, tudo deve ser observado: os bastidores (estoque); o cenário (a loja), o elenco (a equipe) e cada parte da apresentação (o atendimento).
Para ajudar, abaixo listamos 15 dicas para tornar suas vendas de Natal um verdadeiro sucesso.
Então vamos lá:
- Prepare-se para o melhor. Chegou a hora de não poupar esforços para aproveitar ao máximo as oportunidades que este período oferece.
- Examine o Natal que passou e veja o que neste ano você pode fazer melhor.
- Planeje bem quem será sua equipe. Quem fará o quê? Quantos irão compor o elenco? Como estarão preparados? Quando estarão disponíveis?
- Arrume estrategicamente seu estoque, facilitando o acesso aos principais itens.
- Capacite a equipe com as informações fundamentais para que possam responder com excelência às perguntas de seus clientes.
- Sinalize os produtos do estoque, para poupar o tempo dos vendedores. Aproveite para sinalizar também itens que devem ser sugeridos com outros.
- Conscientize todos da equipe para a capacitação plena e constante. Que investir em si mesmo é o melhor patrimônio a ser construído por cada um. Que a equação é simples: treinamento constante + esforço = diferenciação x sucesso.
- Prepare um roteiro de atendimento que leve em conta o comportamento do cliente habitual desta época.
- Torne sua loja convidativa e entre no clima de final de ano. Não basta alguns enfeites ou musiquinhas (embora seja um bom começo). A loja TODA deve estar no clima. Você, o Ambiente, a Equipe e, automaticamente, o Cliente.
- Os clientes estarão mais abertos para o consumo e você não deve se acomodar. Não deixe que eles simplesmente façam compras. Prepare-se para oferecer alternativas de presentes e explore o potencial de compra de cada um.
- Prepare um verdadeiro show para seu cliente. Recheado de entusiasmo, profissionalismo e compromisso com a excelência.
- Capriche nas embalagens para presente. Aproveite o final do atendimento para parabenizar o cliente por sua decisão.
- Inspire cada um da equipe com verdadeiro espírito do Showtime. Atendimento com jeito de noite de estreia.
- Estabeleça metas para o período ou então reparta o período em partes menores e com objetivos e metas distintas.
- Mantenha a motivação da equipe através de uma liderança focada no bem estar de todos. Se o jogo vai exigir muito de todos, então a preparação física tem que ser muito boa, assim como poderá ser necessário recarregar a bateria de vez em quando.
Muito bem, ao final desta leitura espero que você tenha ao menos se inspirado para realizar cada vez mais e melhor. Portanto, não perca mais tempo e boa sorte!
Boas vendas e muita paz!