CADA UM DO SEU JEITO

Entre os membros de sua equipe, encontram-se vários tipos de pessoas, vários temperamentos, atitudes, etc. Entre os membros de sua equipe, encontram-se vários tipos de pessoas, vários temperamentos, atitudes, etc. São as diferenças individuais. Veja aqui os tipos mais comumente encontrados e como lidar com eles:

Amargurado ? Dê-lhe uma palavra de conforto, de apoio moral, pois isso conquistará não só a simpatia dele, mas também a dos outros. Ainda não existe técnica de relação humana de maior poder que a bondade.

Atrevido ? Encurte a duração do contato dando urgente solução ou breve encaminhamento ao problema ou assunto de seu interesse.

Complexado ? Evite tocar em seu ponto fraco, fazer chacotas, brincadeiras, colocar apelidos, etc. Apressado ? Tenha destreza no atendimento: se não puder despachá-lo logo, pelo menos mostre que está fazendo o máximo para isso.

Conhecido ? Seja cortês sem que, no entanto, sejam ultrapassados os limites da discrição e do respeito mútuo. Desconfiado ? Prefira o recurso da sugestão, falando com firmeza.

Desorientado ? Dê orientação detalhada, seja persuasivo.

Distraído ? O jeito é ser um tanto insistente, repetindo informações, etc.

Fraterno ? Não se limite a retribuir gentilezas, algumas vezes tome a iniciativa da amabilidade.

Inibido ? Seja paciente e o ajude a ?sair da casca? fazendo-lhe perguntas de fácil resposta.

Maledicentes ? Convém distinguir os que são apenas bonachões dos que são maledicentes. Com os maledicentes, que são os ?fuxiqueiros?, nada fale e, se possível, ouça menos.

Perturbado ? A situação foge do âmbito da normalidade. Dependendo do teor da perturbação, pode-se convidar a sentar, oferecer um cafezinho e chamar a chefia superior para atendê-lo.

Presunçoso ? Quando já não suportar suas constantes exibições, não se dê ao esforço inútil e perigoso de dizer o que ele merece ? adote simplesmente a política do distanciamento.

Vaidoso ? Seja caridosamente indiferente, deixando-o em paz com sua doce e débil fantasia de genialidade.

Zangado ? Antes de mais nada, ouça; deixe-o falar sem estabelecer discussão… Depois de ter escutado tudo tranqüilamente, inicie a troca de idéias aceitando os seus sentimentos. A seguir, externe palavras de apreço, destacando a educação que ele manifesta em ouvi-lo. Exponha, então, seus pensamentos ordenadamente, de maneira impessoal e com clareza, pois o importante é você ser compreendido.

Sonia Jordão é engenheira mecânica, facilitadora de cursos em organizações, escritora, consultora organizacional e professora de MBA. É autora do livro A Arte de Liderar ? Vivenciando mudanças num mundo globalizado.
Visite: www.soniajordao.com.br

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