Canais de venda – CV n. 23

Jogue a máquina na água

Marketing de guerrilha

 

Com o objetivo de provar a resistência de sua câmera à prova de água, a Olympus disponibilizou um exemplar do produto aos turistas da Austrália em um ponto turístico da cidade de Sydney. O mais interessante é que após eles tirarem suas fotos, eram convidados a jogar a máquina, fixada em uma corda, na água. Na seqüência, eles podiam conferir se a foto e, principalmente, a máquina estavam intactas.

 

Dica Prática

Não basta dizer o que seu produto ou serviço faz, é preciso provar! Crie uma forma de comprovar os benefícios deles aos seus clientes.

 

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Hotel de aço

Oceano azul

 

A empresa Dubai International Capital revolucionou o mercado hoteleiro. Após adquirir a empresa Travelodge, passou a construir hotéis parecidos com contêineres. Cada módulo equivale a um dormitório com banheiro, a fiação e encanamento são preparados para serem encaixados aos outros módulos já existentes. Dessa forma, os pequenos apartamentos são montados rapidamente, assim como legos, ou seja, um hotel pode ficar pronto em apenas 12 semanas.

 

Dica Prática

Esse tipo de empreendimento deverá render um bom faturamento a essa empresa, como em época de Olimpíadas e eventos do gênero. E você? Já descobriu em que mercado vai ganhar dinheiro?

 

Visite o site: www.travelodge.co.uk

 

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Acerte o caminho

Inovação

 

O Virtual Cable é uma das grandes revoluções da navegação urbana depois do GPS. Sua funcionalidade, além de muito interessante, é extremamente simples. Trata-se de um cabo virtual vermelho, que se projeta em frente ao retrovisor do seu carro, indicando o caminho que você deve seguir para chegar ao seu destino. Basta ligá-lo a um aparelho GPS e pronto, funciona durante o dia e à noite. Com um navegador convencional, os motoristas acabam se distraindo – tipo de problema que você não terá com o Virtual Cable.

 

Dica Prática

Esse produto reforça a frase: “Nada se cria, tudo se transforma”.

 

Visite os sites:

www.mvs.net

www.youtube.com/watch?v=CL3sbsWOu2k

 

 

 

 

 

 

 

Clareando Nova York

Benefício claro

 

Na última edição, você leu que utilizar os elementos já existentes em sua cidade pode ser uma ótima estratégia para difundir sua marca. Essa campanha, veiculada em Nova York, utilizou bancos de metrô, paredes de estações e até mesmo os famosos táxis amarelos da metrópole para exemplificar o poder de clareamento do creme dental Crest. Dessa forma, as pessoas puderam perceber, de fato, o que o produto tem a oferecer.

 

Dica Prática

Esse é mais um exemplo clássico de como deixar bem clara a qualidade de seu produto ao seu cliente. Maneiras para isso não fal­tam, cabe a você identificar a melhor forma de atingir seu público.

 

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“StarbucksPod”

Canais de venda

 

Você deve conhecer algum estabelecimento onde os atendentes utilizam palmtops para anotar pedidos, visando agilizar o atendimento. Partindo desse princípio, o Starbucks implantou, de forma mais exclusiva, em suas lojas, nos Estados Unidos, um sistema em que o próprio cliente anota o pedido e já faz o paga­mento, desde que possua um Iphone ou Ipod Touch.

 

Dica Prática

Essa tecnologia ainda não está disponível no Brasil. No entanto, esse sistema pode servir de inspiração para você implementar uma nova forma de atender e vender aos seus clientes.

 

Visite o site: www.genoco.com

 

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Seu cliente sabe utilizar seu produto?

Relacionamento

 

A Microsoft lançou recentemente um site de relacionamento, elaborado para que o consumidor do Microsoft Office saiba utilizar seus recursos. Através de uma equipe de jornalistas, blogueiros e desenvolvedores são construídos e apresentados periodicamente diversos tipos de aplicativos a partir do Office, que levam o leitor a não apenas se divertir, mas a aplicar o que aprendeu em seu trabalho. As dicas apontadas no site são grandes fontes de informação para quem tem a intenção de criar um novo tipo de negócio. 

 

Visite o site: www.ocio2007.com.br

 

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De degrau em degrau

Benefício claro

 

A falta de espaço tem se tornado comum em todo o mundo. Os imóveis de antigamente eram maiores que os atuais. Se você precisasse fazer uma escada em sua casa e tivesse de utilizar o mínimo de espaço possível, o que você faria? Veja a escada da foto. Com uma dessas quem precisa de gaveteiro? Esse modelo, além de possuir um evidente benefício, deixa claro que é possível inovar sem “viajar” muito. Basta passar um degrau de cada vez.

 

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SUSTENTABILIDADE

 

Calor humano produzindo energia

 

Já pensou em utilizar o calor humano como forma de energia? Uma idéia que parece completamente insana está sendo implantada em Estocolmo, na Suécia. A energia será captada em uma estação de trem, onde circulam diariamente cerca de 250 mil passageiros. Através de um sistema que utiliza tubos, água e bombas, o calor gerado pelas pessoas será usado para aquecer a água de um prédio que está sendo construído ao lado da estação. Assim, estima-se que o sistema possa reduzir os custos de calefação do prédio em até 20%. A alternativa interessante poderia ser implantada no Brasil, quem sabe evitaria um possível apagão?

 

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ANTIGAS– Pesquisadas em 2000

 

Dando o sangue para vender mais

 

Mais uma história americana: um lojista, desesperado com a falta de movimento, organizou um dia de doação de sangue, em parceria com um hospital local. O evento foi um grande sucesso, com cobertura da TV, rádios e jornal local. Além da divulgação, ele conseguiu juntar dezenas de litros de sangue, ajudando muitas pessoas necessitadas. Você pode ser o próximo a criar algo que ajude os outros e, ao mesmo tempo, aumente suas vendas!

 

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Cheiro forte

 

Há quem diga que japonês tem síndrome de cheiro, outros, que possui mania de limpeza, mas o fato é que vender perfumaria é um ótimo negócio no Japão. Segundo a revista Veja, a última invenção da indústria de cosméticos do país é o Care Garden: perfume para anular os odores da velhice. Existe por lá a teoria pseudocientífica de que o odor da velhice, chamado nodeal – um cheiro gorduroso – é provocado pelo ácido graxo que se deposita na pele. O Care Garden já vendeu cinco vezes o previsto pelo Shiseido, seu fabricante.

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