Se antes era difÃcil encontrar estabilidade no mercado de trabalho, hoje ficou ainda mais complicado remar em águas calmas. Apesar disso, não adianta ficar reclamando e achar que de agora em diante está tudo perdido. Não, a competência de um profissional é medida, principalmente, em momentos de instabilidade, é a sua capacidade de atravessar marés turbulentas que fará de você a mina de ouro das empresas Se antes era difÃcil encontrar estabilidade no mercado de trabalho, hoje ficou ainda mais complicado remar em águas calmas. Apesar disso, não adianta ficar reclamando e achar que de agora em diante está tudo perdido. Não, a competência de um profissional é medida, principalmente, em momentos de instabilidade, é a sua capacidade de atravessar marés turbulentas que fará de você a mina de ouro das empresas.
Mais do que nunca, a criatividade tornou-se imprescindÃvel, numa situação em que a recessão parece inevitável. Ser criativo não é somente ter boas idéias, é sim, executá-las com eficácia, usar a intuição, desenvolver a visão de negócios e, mais do que nunca, correr riscos. Quem não corre riscos permanece estagnado, acuado e sem viço. Você pode perguntar: mas criatividade é um conceito tão subjetivo? Sim, ele é. Mas é, justamente, essa caracterÃstica que faz da criatividade tão especial. Por quê? Porque ela agrega valor, porque, a princÃpio, ela não tem regras, é livre.
Errar é permitido Estimular a criatividade é fundamental, num mundo em que os produtos e os serviços são muito parecidos e os recursos escassos. Simplificar processos, aprimorar sistemas, surpreender o consumidor e superar suas próprias expectativas são, hoje, pilares da gestão de negócios. Um profissional competente não é aquele que faz tudo direitinho, mas aquele que se permite errar, que permite arriscar, que joga munido de conhecimentos e boa dose de intuição. Sair do comodismo é fundamental. Por essa razão, buscar a experiência e ajuda do colega ao lado, não é feio, mas sim, uma forma produtiva de agregar valor à sua organização. Mais importante que vestir a camisa da empresa é vestir a sua camisa, obter as rédeas de sua carreira e construir ambientes propÃcios ao florescimento de sua porção criativa.
Tire da cabeça a palavra não ?Não consigo?, ?Não vai dar certo?, ?Não vai acontecer nada?, ?Não vou sobreviver?. Hoje temos que criar e recriar. Sim, há cada vez menos empregos, mas os campeões vão ter sempre o seu lugar, porque sabem reinventar suas carreiras, encontram novas maneiras de atuar, não ficam nos bastidores roendo as unhas, passam isso sim, a atuar como os atores principais da peça da vida. Descobrindo nas adversidades, novos caminhos, quebrando os seus próprios paradigmas e, principalmente, conscientes de que o erro é natural e parte integrante do processo de crescimento e aprimoramento.
Dicas para desenvolver sua criatividade 1. Risque a palavra não do seu vocabulário;
2. Não julgue logo de inÃcio uma idéia que você teve;
3. Converse com outras pessoas. Divida experiências;
4. Goste de trabalhar em equipe;
5. Se você é um lÃder dentro da empresa, propicie criatividade;
6. Não tenha medo de sugerir mudanças ao chefe;
7. Não obedeça: desenvolva e execute;
8. Não pense somente no seu reconhecimento, pense no reconhecimento de todos e de sua carreira;
9. Goste de ajudar os outros a crescer;
10. Não tenha medo de errar, arrisque.
Roberto Shinyashiki é psiquiatra, escritor e conferencista. Contato: Tel. (11) 3872-6104. Visite o site: www.shinyashiki.com.br ?Devemos sempre mudar, renovar, rejuvenescer a nós mesmos; se não, ficamos empedernidos? Goethe