César Souza

César Souza ensina a assumir a liderança do sucesso Janeiro é o mês propício para pensar em mudanças, melhorias e evoluções. Mas, além de pensar, é preciso fazer algo efetivamente. Então, conversamos com César Souza sobre o que é preciso fazer para tomar as rédeas da vida e buscar o sucesso.

Consultor, autor e palestrante, César Souza é presidente da Empreenda Consultoria, empresa de consultoria em estratégia, marketing e Recursos Humanos. Consultor de várias empresas, César é considerado um dos maiores experts brasileiros em desenvolvimento de líderes e integração de equipes, estratégia empresarial e cultura da clientividade®. Autor de diversos livros, publicou, pela Editora Sextante, o best-seller Você é o Líder da sua Vida. Também escreveu Você é do Tamanho de seus Sonhos e O Momento da sua Virada.

Confira na entrevista a seguir, feita com exclusividade para a revista Motivação, todos os conselhos e dicas de César Souza para que você se torne líder de sua vida.

Quais são as cinco forças que ajudam as pessoas a construírem carreiras e vidas bem-sucedidas?
As cinco forças fundamentais são: capacidade de oferecer causas, não apenas tarefas e metas; atitude de formar outros líderes, não apenas seguidores; capacidade de atuar onde seja necessário, não apenas dentro das paredes da empresa onde trabalha; surpreender pelos resultados, fazendo mais que o combinado e a capacidade de inspirar pelos valores, não apenas pelo carisma.

Qualquer pessoa pode desenvolver essas forças? Como os vendedores podem colocar isso em prática?
Todas as pessoas podem desenvolver essas forças, e os vendedores também. Precisam buscar as oportunidades, oferecendo causas para seus clientes, não apenas produtos. Por exemplo: oferecer o sonho da beleza, não apenas produtos e frasquinhos; oferecer o sonho da saúde, não apenas remédios de laboratórios para combater doenças, e assim por diante.

No livro Você é o Líder da sua Vida, todas as histórias contadas levam a compreender que as pessoas que se destacam sempre descobrem que têm uma coisa em comum: encontram dentro de si algo que as torna especiais. Como nossos leitores podem descobrir o que faz com que sejam especiais?
O autoconhecimento é a principal competência de um profissional. Isso se obtém com muita reflexão e capacidade de observação. Quem se conhece sabe interagir melhor com clientes, sabe negociar melhor e sabe complementar melhor as forças de suas equipes. E como fazer isso? Sabendo ouvir, sabendo dar e receber feedback, tendo a capacidade de ter empatia e se colocando no lugar dos outros.

Depois dessa descoberta, como trabalhar isso para ter uma vida e uma carreira bem-sucedida?
O autoconhecimento leva ao autodesenvolvimento. É fundamental que o profissional de vendas busque o autoconhecimento de forma contínua. E, também, lute pelas crenças e pelos sonhos, desenvolva atitudes de parceria, foco, paixão pelo que faz e muita determinação. E, além de tudo isso, é preciso ter perseverança para não desistir.

Muitos vendedores almejam se tornar líderes na empresa onde trabalham. O que podem fazer para que consigam aumentar as suas chances de chegar a cargos de liderança?
Volto às cinco forças. O importante não é como é o líder, mas o que faz o líder. E os lideres competentes, os que chamo de ?líderes cinco estrelas?, têm cinco forças: oferecem causas, formam outros lideres, lideram 360 graus, surpreendem pelos resultados e inspiram pelos valores.

No livro, há também a idéia de que a maior conquista que uma pessoa pode ter é se tornar líder da sua vida. Como se tornar, efetivamente, líder da própria vida?
Conhecendo suas limitações e seus pontos diferenciados. Considero que antes de pretender liderar os outros, uma pessoa deve aprender a liderar a si. Ser coerente e íntegro.

Quais são os melhores métodos que um profissional de vendas deve usar para desenvolver sua capacidade de liderança?
Conhecer-se, conhecer as pessoas que pretende liderar e buscar seu desenvolvimento contínuo, sempre procurando praticar as cinco forças.

Em outro livro, O Momento da Sua Virada, você aponta estratégias para as pessoas que desejam dar uma virada. Quais são os seus conselhos para quem deseja aproveitar o início de 2008 para dar uma boa guinada na vida?
São três:

» Faça sua virada antes que seja forçado a fazê-la.
» O melhor momento para fazer uma virada é quando as coisas estão bem, não quando há uma crise.
» A travessia é tão importante quanto o porto de chegada.

E o que fazer para manter essa virada e não deixar que as mudanças sejam fruto apenas de um ânimo passageiro, mas durem a vida toda?
Entender que mudança é a única coisa permanente da vida. E que não vivemos apenas uma “época de mudanças”, mas “uma mudança de época”. Não se trata de mero jogo de palavras. É muito importante refletir sobre isso!

Para saber mais:

Livro: Você é o líder da sua Vida
Autor: César Souza
Editora: Sextante

Livro: O Momento da sua Virada
Autor: César Souza
Editora: Gente

Visite o site: www.cesarsouza.com

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima