Coaching – Conduzindo ao sucesso que você merece – Parte II

Conheça os diversos tipos de coaching, em que o que muda são os propósitos do cliente.

Você conferiu, no artigo da semana passada, os benefícios de contar com um coach, o profissional que nos apóia a definir objetivos e agir em busca da conquista de metas que conduzam à missão de vida.

O coaching está obtendo crescente aceitação no meio empresarial porque é um dos investimentos de desenvolvimento organizacional mais atrativos na relação custo−benefício. Um bom trabalho de dessa especialidade é necessariamente focado em resultado, seja para o indivíduo ou para a organização que o contrata. A fim de mensurar a atratividade de programas de coaching, a revista Fortune 500 publicou recentemente um estudo buscando calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) de um programa desses direcionado a executivos.

O resultado foi que o programa produziu um ROI de 529%, ou seja, um retorno cinco vezes maior sobre o valor investido em coaching. As principais fontes de valor foram: aumento de produtividade (53% dos executivos), aumento da qualidade (48%), melhoria na organização (48%), melhoria no atendimento ao cliente (39%), aumento da retenção dos executivos que receberam coaching (32%), redução de custos (23%), melhoria no relacionamento entre subordinados diretos (77%), melhoria no trabalho em equipe (67%), melhoria no relacionamento com pares (63%), aumento da satisfação no trabalho (61%), redução de conflitos (52%) e aumento do comprometimento com a organização (44%).

Outro estudo feito pela Xerox concluiu que, na ausência desse acompanhamento, 87% das habilidades aprendidas em um treinamento eram perdidas. Mesmo que o treinamento seja de alta qualidade, sua efetividade no longo prazo fica comprometida na ausência de um programa efetivo de coaching.

Existem diversos tipos de coaching, em que o que muda são os propósitos do cliente:

Coaching de vida − Lida com todos os aspectos da vida do cliente, sejam pessoais ou profissionais, na saúde ou nos relacionamentos. Muitas vezes, os coacheses de vida ajudarão um cliente no seu trabalho, porque isso é uma parte importante da sua vida, mas não se concentram somente na profissão. Um coach de vida é o único profissional treinado para lidar com todos os aspectos da vida do cliente.

  • Coaching executivo Esse tipo é focado em executivos e profissionais liberais que queiram melhorar sua liderança e tomada estratégica de decisões. O coaching executivo é praticado por mais de 60% dos presidentes das maiores empresas dos EUA, segundo dados da revista Fortune 500; e é apontado por especialistas em gestão com uma das mais importantes ferramentas para desenvolvimento de carreiras.
  • Coaching de equipe − A equipe é auxiliada no alcance de seu melhor desempenho, para que trabalhe com efetividade.
  • Coaching esportivo − Estimula o jogador aprendiz a aprimorar suas técnicas. O coach geralmente é um jogador veterano, especialista no esporte em questão.
  • Coaching de carreira − Ajuda as pessoas que querem encontrar um trabalho, mudar de carreira ou voltar ao mercado. Esse tipo de aplicação é muito indicado para profissionais em início de carreira, como os jovens que cada vez mais cedo se defrontam com os desafios do competitivo mercado de trabalho. Planejar o seu sonho e a partir dele escolher qual faculdade ou carreira em que irá atuar aumenta as chances de sucesso de qualquer profissional.

A operacionalização do coaching é decidida entre o coach e o cliente. Ambos decidem em conjunto o número de sessões, o local onde serão feitas (presencialmente, por telefone ou software de bate-papo com voz) e a duração. Cada coach sugerirá um contrato de trabalho diferente, de acordo com o propósito do cliente. O investimento no trabalho de coaching varia muito de país para país e também depende da especialidade e experiência do profissional, por isso a negociação ocorre de acordo com o trabalho que o cliente quer contratar.

Para contratar um coach, recomenda-se buscar no mercado a indicação de profissional competente ou acessar a base de dados da Comunidade Internacional de Coaching (www.icfbrasil.org), que indicará um profissional especializado na região onde você mora.

Em essência, o trabalho de um coach contribui para que conquistemos nossas metas, em busca do nosso sonho. Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. E você, está disposto a encarar a sua vida de frente e fazer dela uma experiência útil de evolução?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima