Combata a procrastinação

Como evitar a procrastinação

É incrível como existem muitos profissionais que gostam da sensação de deixar tudo para última hora e viver sob pressão.

 

“Há uma velha piada sobre um aviso colado na porta da sala onde se reunia o Grupo de Apoio aos Procrastinadores Anônimos dizendo o seguinte: ‘Reunião adiada. Volte amanhã’. A vontade de evitar o trabalho desagradável é uma tendência natural, mas a síndrome do ‘deixar para amanhã’ pode adotar disfarces tão sutis que talvez a pessoa nem perceba que está procrastinando”, alerta Melissa Raffoni, autora do livro Gerenciamento de tempo.

 

Perfeccionismo – O número de indivíduos que perdem tempo com pequenos detalhes que, às vezes, não fazem diferença alguma para a concretização do trabalho é grande. Se conhece alguém com esse perfil ou é assim, a autora aconselha que, nesse caso, você: “Relaxe, perceba sua tendência à obsessão e pare de agir dessa forma. Pergunte-se, primeiramente, se isso vai realmente fazer alguma diferença e se vale o esforço”.

 

Tarefas desagradáveis – Caso você comece a adiar a realização de algum projeto e a pensar sempre: “Ah, vou deixar para fazer isso amanhã”, então é sinal de que não gostou da ideia de realizar essa tarefa, e por isso está deixando para depois. Se tiver a oportunidade de delegar essa função, passe-a para outra pessoa e forneça uma recompensa pelo seu cumprimento. “Caso a atividade tenha de ser cumprida apenas por você, faça tudo o que for necessário para realizá-la, mas prometa a si mesmo que a determinada situação jamais vai ocorrer novamente”, lembra Melissa.

 

Agora que você já aprendeu a combater a procrastinação, acesse o site www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e conheça o texto Organize seu espaço de trabalho. Boa leitura!

 

Para saber mais:
Livro:
Gerenciamento de tempo
Autor:
Melissa Raffoni
Editora:
Campus/Elsevier

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima