Combata a procrastinaĆ§Ć£o

Como evitar a procrastinaĆ§Ć£o

É incrível como existem muitos profissionais que gostam da sensação de deixar tudo para última hora e viver sob pressão.

 

“Há uma velha piada sobre um aviso colado na porta da sala onde se reunia o Grupo de Apoio aos Procrastinadores Anônimos dizendo o seguinte: ‘Reunião adiada. Volte amanhã’. A vontade de evitar o trabalho desagradável é uma tendência natural, mas a síndrome do ‘deixar para amanhã’ pode adotar disfarces tão sutis que talvez a pessoa nem perceba que está procrastinando”, alerta Melissa Raffoni, autora do livro Gerenciamento de tempo.

 

Perfeccionismo – O número de indivíduos que perdem tempo com pequenos detalhes que, às vezes, não fazem diferença alguma para a concretização do trabalho é grande. Se conhece alguém com esse perfil ou é assim, a autora aconselha que, nesse caso, você: “Relaxe, perceba sua tendência à obsessão e pare de agir dessa forma. Pergunte-se, primeiramente, se isso vai realmente fazer alguma diferença e se vale o esforço”.

 

Tarefas desagradáveis – Caso você comece a adiar a realização de algum projeto e a pensar sempre: “Ah, vou deixar para fazer isso amanhã”, então é sinal de que não gostou da ideia de realizar essa tarefa, e por isso está deixando para depois. Se tiver a oportunidade de delegar essa função, passe-a para outra pessoa e forneça uma recompensa pelo seu cumprimento. “Caso a atividade tenha de ser cumprida apenas por você, faça tudo o que for necessário para realizá-la, mas prometa a si mesmo que a determinada situação jamais vai ocorrer novamente”, lembra Melissa.

 

Agora que você já aprendeu a combater a procrastinação, acesse o site www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e conheça o texto Organize seu espaço de trabalho. Boa leitura!

 

Para saber mais:
Livro:
Gerenciamento de tempo
Autor:
Melissa Raffoni
Editora:
Campus/Elsevier

ConteĆŗdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima