Como a Philips ampliou a possibilidade de atrair novos clientes – CV n. 89

Nesta edição:
Como a Philips ampliou a possibilidade de atrair novos clientes
Descubra como a Genius KYE Systems ouviu a necessidade de seu público para ganhar mercado
Leia a história de experiência de compra contada pelo consultor Alex de Miranda

 

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Serviço ao consumidor

Cachorro de sorte

Quem tem cachorro sabe que poucas coisas são mais importantes que seu animalzinho. Muitos chegam a carregar fotos dele na carteira, enviar vídeos do bichinho para todos os parentes e conhecidos e outras ações. Aproveitando isso, a loteria do estado de Virginia, Estados Unidos, criou uma loteria instantânea especial chamada Cachorro de Sorte.

 

Se você não ganhar raspando números que combinam, pode acessar o site da loteria e digitar o número no verso de seu bilhete. Se o número for sorteado, você pode colocar uma foto de seu cachorro no site, que será impressa em milhares de bilhetes de loteria. Com isso, o estado aumentou em muito a venda de loterias e criou um grande trabalho de marketing viral em torno dos bilhetes. Quem não quer anunciar que seu bichinho está na loteria do estado?

 

Distribuição

Prêmio instantâneo

Um pequeno programa para o iPhone, desenvolvido pela 7-Eleven da Suécia, usa o sistema de localização de lojas para dar ao dono do telefone cafés gratuitos. Tudo o que a pessoa tem de fazer é baixar a aplicação e, ao passar por uma das lojas da empresa, mostrar o telefone para o atendente a fim de ganhar um café. Então, o cupom é automaticamente deletado. Entretanto, a companhia já prometeu que, em maio, dará um sorvete gratuito a todos que possuam a aplicação. Com isso, a 7-Eleven ganha um imenso cadastro de clientes e sabe que lojas cada um deles pode frequentar.

 

Posicionamento

Novidades para restaurantes e bares

Se você acha que já viu de tudo em termos de posicionamento, se surpreenderá com algumas das novidades apresentadas, no fim de abril, durante a Restaubar Show 2009, feira exclusiva para o setor de restaurantes e bares. Os exemplos comprovam que sempre existirão lacunas a serem preenchidas no mercado, por mais esquisitas que possam parecer:

 

  • Uma cervejaria paulista apresentou a cerveja Eisenbahn Rauchbier, que em alemão quer dizer “cerveja de fumaça”. Trata-se de uma bebida defumada por possuir notas potentes de defumado, café e chocolate. Uma mistura exótica que tem tudo para agradar paladares igualmente exóticos.

 

  • Já uma importadora e distribuidora de cervejas especiais lançou o primeiro kit da bebida com embalagem prática e útil, visto que depois de aberta vira um balde de gelo descartável. O kit promete fazer a festa dos beberrões de plantão.

 

  • E o que falar de uma central de cozimento pré-programada? Nela, você seleciona o tipo de alimento e o acabamento interno e externo desejado. Com base nisso e na temperatura interna do alimento, o equipamento estabelece tempos, temperaturas e níveis de vapor em várias fases, compensando a variação de carga e tamanho das peças. Assim fica fácil cozinhar, não?

 

Relações Públicas

Teste de produtos no ponto de venda

A Philips do Brasil, líder dos mercados locais de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, fez parte da campanha mundial da empresa que convidou os consumidores para testarem os produtos da marca e se certificarem de que ela oferece o melhor custo–benefício. A ação nas lojas aconteceu globalmente em abril e foi a maior ação nos pontos de venda já realizada por uma companhia, pois contou com a participação de mais de 4 mil funcionários, em 36 países de todo o mundo. No Brasil, o tema foi “Desafio Philips”, com o mote “Faça você o teste”, e convidou os consumidores a testarem os produtos do portfolio da empresa, como: barbeadores, depiladores elétricos, mini-systems e TVs. Lembre-se sempre de que sua organização pode e deve possibilitar que os clientes testem e comparem seus produtos e serviços. Somente assim os consumidores terão certeza de que a empresa possui a melhor opção a oferecer.

 

Nicho de mercado

De quem é o cliente?

De La Soul, o grupo de hip-hop norte-americano, acaba de lançar um novo álbum, só que ele é exclusivo para o iPod, o tocador de MP3 da Apple. Mais que isso, as músicas são completamente pensadas para estimular e agradar quem usa o tênis Nike+, que conta com um contador de passos que pode ser plugado ao iPod, ou seja, quem irá ouvir as novas canções do De La Soul é um grupo muito específico de pessoas: corredores que compraram tanto o Nike+ como o iPod.

 

Entretanto, as músicas podem facilmente ganhar espaço nos fones de mais de 80% desse grupo. Compare isso ao fato de tentar fazer com que todas as pessoas que gostam de hip-hop prestem atenção em seu novo trabalho e comprem o disco. Uma boa troca do De La Soul.

 

Serviços ao consumidor

Teclado dos sonhos

A Genius KYE Systems, uma das fabricantes líderes mundiais em acessórios para PCs, lançou um combo composto de mouse e teclado wireless. Até aí nenhuma novidade, se não fosse o fato de o teclado ser à prova de líquidos. Afinal, quem nunca se desesperou ao derrubar água ou refrigerante enquanto digitava? E não para por aí. Sabe aquele colega chato de trabalho, que parece querer destruir as teclas enquanto digita? Ele precisará encontrar outro alívio para sua tensão, pois as teclas foram desenvolvidas a fim de não fazerem barulho durante a digitação.

 

Se você já achou interessante, saiba ainda que o teclado pode ficar em pé, o que é ideal para quem tem problema de espaço, e possui 12 botões para acesso rápido de ativação do Word, Excel, Power Point, MSN e YouTube com apenas um toque. Agora, você deve estar se questionando: mas como ninguém havia pensado em tudo isso ainda? Pois é, procure saber o que acontece com seus clientes ao utilizarem seus produtos ou serviços. Certamente, você encontrará coisas que podem ser aprimoradas para melhor atendê-los.

 

Sustentabilidade

Celular verde

A Motorola, atenta à importância da sustentabilidade, lançou seu novo modelo Motom 233 Eco, o primeiro celular ecologicamente correto do mundo, feito a partir de plástico reciclado de garrafas pet. No Brasil, foi firmada uma parceria entre a marca, o Wal-Mart e a Claro para anunciar aos consumidores brasileiros a chegada do aparelho, que será vendido no País com exclusividade pelas lojas da rede varejista.

 

Também fez parte do lançamento um programa de sustentabilidade, com urnas especiais nas lojas Wal-Mart para coleta de baterias, pilhas e celulares usados para reciclagem. Você não precisa necessariamente lançar um produto “sustentável”, mas pode prestar atenção no dia a dia de sua empresa e nos produtos que ela oferece. Pequenas ações e inovações podem fazer uma grande diferença para nosso planeta.

 

Uma experiência criativa

Excelência do início ao fim

Quem trabalha em vendas tem muitas histórias para contar. É o caso do consultor Alex de Miranda, que sempre observa o atendimento e como as pessoas e empresas resolvem os problemas dos clientes.

 

Miranda tem boas lembranças das experiências positivas, mas uma está marcada em sua memória: “Foi quando precisei comprar um notebook. Após várias pesquisas em diversos locais, teve um que chamou muito minha atenção, pois o atendimento do vendedor foi bastante investigativo”. Ele explica também que o profissional de vendas queria saber para que realmente precisava do equipamento, pois assim poderia vender a configuração mais indicada. “Alguns fatos que marcaram e fizeram a diferença na hora do atendimento foi o conhecimento do produto e do mercado. Essa foi a única empresa, de todas que visitei, que pegou um equipamento, ligou, mostrou como funcionava, os recursos disponíveis, e que realmente deu uma atenção personalizada, os demais me atenderam apenas como “mais um que entrou na loja só para ver”, e isso fundamentalmente faz toda a diferença na hora de tomar a decisão”.

 

Além do excelente atendimento na hora da compra, Miranda ficou impressionado com o que aconteceu na pós-venda, coisa pouca comum na maioria das empresas: “Com uma semana de uso, o equipamento deu um problema. Ao ligar para a loja e informar sobre o ocorrido, disseram-me que bastava eu levar o equipamento até a loja que eles trocariam por outro, não levariam em assistência nem nada, trocariam por outro zerado, como realmente fizeram”.

 

Grandes números

170 milé o número superado em vendas de veículos pela GM que, apesar de recuar 33%, ainda continua líder de mercado.

Fonte:G1

 

50% é o porcentualdo aumento da inadimplência de empresas no mês de março em relação ao mesmo período em 2008.

Fonte:Canal Executivo

 

25% é oaumento das vendas de linha branca esperado pelo varejo, com IPI reduzido, no período dos Dias das Mães.

Fonte:Abril.com

 

Frases

“Um pressentimento é a criatividade tentando te dizer algo”
Frank Capra

 

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