Como anunciar em tempos difĂ­ceis – CV n. 73

Nesta edição, teremos:

Como anunciar em tempos difíceis

Informe e divirta seus clientes

Uma experiência criativa

 

Descubra novas necessidades
Posicionamento

 

Com a chegada das fotos digitais, as pessoas estão cada vez menos imprimindo suas fotos. Assim, as imagens das férias, aniversários e momentos especiais ficam esquecidas nos computadores.

 

Pensando nisso, a Digipix criou o serviço de fotopresentes, personalizando agendas, mouse pads, cadernos e calendários com as fotos pessoais dos clientes. Outra opção é reunir as fotos em um fotolivro – livro com qualidade offset que reúne, com a diagramação que o consumidor preferir, as imagens dos momentos escolhidos.

 

Os serviços podem ser adquiridos acessando os sites www.fotopresentes.com.br e www.digipix.com.br. Para ter acesso aos nomes e contatos dos varejistas que trabalham com os fotopresentesacesse:www.fotolivro.com.br.

 

Preste atenção no comportamento das pessoas e descubra novos nichos para atuar.

 

 

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O melhor emprego do mundo

Publicidade

 

Há muitos destinos turísticos paradisíacos no mundo. Para atrair a atenção à Grande Barreira de Corais, o governo da Austrália fugiu do tradicional esquema de anúncios na TV/Feiras e convenções. Simplesmente, anunciou que estava aberta a inscrição para “o melhor emprego do mundo”. Pessoas de todo o lugar podiam participar.

O ganhador do concurso deveria ter disponibilidade para morar em uma casa com três quartos, piscina e vista para o mar incrivelmente azul da Grande Barreira de Corais por seis meses, recebendo, no total, um salário de quase 400 mil reais. As funções do emprego incluíam tirar fotos, fazer vídeos, manter um blog e entrevistar turistas enquanto explora toda a barreira. Vida dura.

 

Funcionou. A promoção apareceu em vários jornais e TVs ao redor do mundo, dando à Austrália a publicidade que eles queriam, de graça. No intervalo de 24 horas, mais de 200 mil candidatos tinham clicado no site: http://www.islandreefjob.com/

 

 

 

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Das antigas

Posicionamento

 

Para celebrar os 54 anos da marca, o grupo Schincariol relançou o refrigerante Itubaína com visual retrógrado, remetendo aos anos 50. A ideia é vender para os saudosistas, lógico, mas o principal esforço está sendo feito nas festas e baladas, onde o público jovem está adorando a novidade: o refrigerante virou acessório de moda.

 

 

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Conquiste a atenção dos clientes

Publicidade

 

Que tal aumentar a frequência de seus clientes ou aproveitar momentos específicos para lançar promoções especiais? O Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, juntou as duas ideias e aproveitou as férias para lançar um passaporte especial: o passe livre de férias, que dá direito a 22 dias de visita ao parque por um preço único de R$110,70.

 

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Orgânico

Sustentabilidade

Até o fim desse semestre, o Ministério da Agricultura lançará o Selo Orgânico, atestando, sem sombra de dúvida, que alimentos são realmente produzidos sem agrotóxicos e não agridem tanto o meio ambiente. Essa é uma ótima oportunidade de posicionamento, e não apenas para quem vende alimentos diretamente. Uma indústria, por exemplo, pode ganhar em imagem e endomarketing ao anunciar que só compra alimentos orgânicos para seu refeitório.

 

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Terceira idade

Posicionamento

Em todo mundo, a população está envelhecendo. Para ajudar todo esse pessoal a curtir sua aposentadoria plenamente, começam a surgir empreendimentos que cuidam da saúde mental das pessoas. Na Europa, já existe uma Academia do Cérebro, onde as pessoas resolvem quebra-cabeças, charadas e videogames especiais feitos para fazer com que a mente dos idosos se mantenha ativa.

 

Recentemente, surgiu uma bicicleta ergométrica com uma tela acoplada, que exibe vários desafios à inteligência enquanto a pessoa se exercita.

 

A melhor idade quer mais que bailes da saudade e desconto em remédios. O que você pode fazer por eles?

 

 

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Como anunciar em tempos difíceis

Mídias alternativas

 

  • Anuncie onde seus prospects veem primeiro –cada vez mais isso ocorre é na internet. Mesmo quem não tem computador possui acesso a lan houses. Negócios menores devem estar cada vez mais ligados ao microcosmo das redondezas. É melhor estar presente no campinho de pelada, que é frequentado por boa parte da comunidade, que nos jornais locais.

 

  • Coloque seus anúncios em contexto –Você pode usar um acontecimento que impactou seu público-alvo para anunciar, como: a gravidez de alguma famosa foi usada para vender camisinhas em motéis. Apenas tome cuidado: não é porque seu público se identifica que seu anúncio terá sucesso.

Por exemplo, anúncios em banheiros de restaurantes são extremamente efetivos – a pessoa

está ali e acaba lendo. No entanto, não é a melhor mídia para todos os produtos. Uma

empresa de produtos de limpeza, por exemplo, anunciou naqueles disquinhos de desodorante

em mictórios: “Você encontra mais bactérias no teclado de seu computador do que aqui.

Conheça a linha de limpeza especial para computadores…”, esse foi um dos raros casos que

se consegue fazer bem a conexão. Tome cuidado e seja criativo.

 

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Apartamento real

Publicidade

 

Existem algumas regras claras ao se fazer um apartamento decorado para a venda de um prédio: paredes e poucos móveis claros para dar a ideia de espaço e alguns objetos de decoração para o cliente imaginar seu próprio estilo. Ao mesmo tempo, esses objetos devem ser caros e de bom gosto, passando a impressão de uma moradia de pessoas de mais classe, um clube ao qual o comprador gostaria de pertencer.

 

No entanto, o pessoal de uma construtora britânica achava que tudo isso só fazia os apartamentos em exposição parecerem irreais, pouco aconchegantes e chamativos. Então, em seu novo empreendimento, decoraram o quarto do adolescente como se realmente fosse habitado por um adolescente. Há uma caixa de pizza vazia e um sanduíche (falso) em um canto, camisetas jogadas, gibis abertos na cama desfeita, etc.

 

Segundo os construtores, as pessoas riram muito ao ver o quarto e, em uma semana, seis das oito unidades disponíveis estavam vendidas.

 

 

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Informe e divirta seus clientes
Promoção

 

O jornal Extra Online promoveu um concurso cultural em que os leitores deveriam elaborar frases que empregassem as novas regras gramaticais. Os vencedores da promoção tiveram suas frases publicadas em anúncios no jornal e receberam o Novo dicionário Aurélio, atualizado e já formatado de acordo com as novas regras ortográficas.

 

As frases escolhidas também viraram manchetes de anúncios da campanha do Novo dicionário Aurélio, promovida pelo jornal e desenvolvida pela Agência3. Através de chamadas ambíguas, a ação usa bom humor e irreverência para explicar as mudanças na língua portuguesa.

 

A campanha do Extra também irá presentear os leitores com o Novo dicionário Aurélio. Basta juntar 60 selos, que são publicados diariamente na primeira página do jornal Extra e trocar pelo produto até a validade da campanha.

 

Quem é que não gosta de bom humor e mais informações? Informe e divirta seus clientes. Assim, sua marca certamente estará presente na mente deles.

 

 

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Grandes números

 

3,9 milhões– Foi o número de pessoas que navegaram em sites de automóveis em novembro de 2008. Fato que corrobora que o mercado não foi abalado pela falta de crédito causada pela crise financeira.

Fonte: Ibope

 

US$ 21 bilhões– Valor que os games alcançaram em vendas nos EUA em 2008.

Fonte:G1

 

8% – Foi o aumentode cheques devolvidos por falta de fundos em todo o País, em dezembro de 2008. O Serasa prevê aumento da inadimplência no primeiro semestre de 2009.

Fonte: Serasa Experian

 

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Frase

“Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades”

James Russell Lowell

 

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Uma experiência criativa

 

Você sabia que prestar muita atenção no cliente e rapidamente adaptar seu atendimento às observações feitas também é uma forma criativa de vender? Isso acontece porque sempre surpreenderá seu cliente com um atendimento acima da média.

 

Armando Correa de Siqueira Neto – psicólogo, professor e mestre em liderança – já experimentou a sensação de ser atendido por um profissional que abraça a causa de seu trabalho e encanta o consumidor. “A dificuldade atual de ser um bom profissional de vendas esbarra justamente na mentalidade toma-lá-dá-cá, excluindo itens de suma importância, como: o adequado direcionamento para cada tipo de cliente, paciência, traquejo para o negócio e simpatia”, comenta.

 

Felizmente, isso não aconteceu durante a compra de um sapato, da qual Armando se lembra com satisfação até hoje. “O diferencial que mais me chamou atenção foi o fato de o vendedor se manter em duas posições durante o negócio: uma a distância, permitindo que eu avaliasse tranquilamente o produto; outra próxima, pois bastava eu apenas lançar o olhar após a análise para que ele atendesse”, destaca.

 

Para Armando, essa experiência não ensina nada de novo para você, mas é, muitas vezes, deixada de lado nos processos de venda. “É importante estar disponível e estender a atenção singular a cada consumidor. Portanto, a criatividade – aqui entendida como observação analítica sobre o cliente, rápida reflexão e decorrente forma direcionada de se atender – resultou na venda”, recomenda.

 

E se você acha que as surpresas de Armando com a compra do sapato acabaram por aqui, saiba que o vendedor ainda telefonou duas vezes para perguntar se ele estava satisfeito com a qualidade do produto e conforto tão amplamente enfatizados durante a compra. Sem dúvida, uma experiência memorável para o cliente, que não pensará mais de uma vez sobre aonde ir quando quiser comprar outro calçado.

 

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