Como atender bem?

Não existe forma mágica que revele o bom atendimento. Ele depende essencialmente de você, vendedor. A pergunta do título deste artigo é muito fácil de responder. Para atender bem, devemos tratar o cliente com respeito e empatia, agindo de maneira imparcial, argumentando de forma convincente, caso seja necessário e, sobretudo, sendo um bom ouvinte. Pronto. É só isso. Acabou. Pode ler outro artigo.

Bem, se seus olhos continuam acompanhando este novo parágrafo é porque você quer saber mais. Então, vamos nos aprofundar nesse tema que, atualmente, por incrível que pareça, ainda gera muito descontentamento ? tanto para clientes como para empresas que, por não atenderem bem, acabam perdendo-os.

Nos primórdios da humanidade, o trabalho estava mais associado a sacrifício e, no decorrer da história, sua realização passa pela necessidade de segurança. Já, atualmente, ele é visto como uma fonte de satisfação pessoal e auto-realização. Logo, percebemos imediatamente que o nível de satisfação pessoal do colaborador que atua na linha de frente da empresa é o fator chave quando o tema é qualidade no atendimento.

A satisfação pessoal resulta, em algum nível, da realização de atividades de maior significância que abrangem uma gama maior de conhecimentos, habilidades e predisposição para realizar esse trabalho que está intrinsecamente ligado ao desempenho dos seres humanos.

E não estamos falando de qualquer ser humano, e sim de pessoas satisfeitas com a vida. Dezenas de autores já discorreram sobre a interação do indivíduo com o meio e a importância de sua participação, cuja contribuição é essencial para o desenvolvimento efetivo do trabalho.

Um indivíduo que não consegue separar a vida pessoal da vida profissional transmite ao cliente, seja ao telefone ou pessoalmente, toda sua insatisfação com o mundo.Considerando essa linha de raciocínio, percebo que não existem mocinhos e vilões. Na realidade, o relacionamento, bem como os valores organizacionais, devem estar claros para todos que trabalham em uma empresa ? multinacional ou uma barraca de camelô.

O cliente (aquele indivíduo também conhecido como consumidor, que é a razão de qualquer empresa existir) merece ser bem atendido sempre. Portanto, atender bem não tem nada a ver com poderes sobrenaturais, basta tratar o cliente como você gostaria de ser tratado. Atender bem é uma questão de atitude.

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