Como atrair clientes com carteiras – CV n. 76

Nesta edição:

Como atrair clientes com carteiras

Anúncios destacáveis

O que os homens têm na cabeça

Moacir Moura

 

Como não fazer

Publicidade

Recentemente, a Pepsi contratou uma empresa de design para modernizar sua logomarca. Nada de mais até aí. Mas a companhia contratada, em uma tentativa de provar seu trabalho, tentou justificar o redesenho do círculo através de temas como proporção áurea, trabalhos de Michelangelo e Da Vinci, campos magnéticos, órbitas de planetas e smiles que as pessoas usam em chats. O que cada um desses assuntos tem a ver com o outro e como eles se encontram em uma logomarca ligeiramente alterada, não temos ideia.

 

Não cometa esse erro! Passe uma mensagem simples e sem enrolação.

 

Pague quanto quiser

Promoção

No passado, já tivemos notícias de restaurantes e revistas que institíram um preço sugerido: “O cliente, a rigor, pode pagar o que quiser”. Mas o hotel Ibis de Singapura aperfeiçoou essa ideia através de duas promoções:

 

  1. Na primeira, qualquer pessoa pode fazer um lance sobre quanto quer pagar por um dia no hotel. Para transformar essa ideia em uma experiência emocionante, a promoção entra no ar uma hora por dia, e em horários diferentes. Diariamente, um vencedor é escolhido e ganha o direito de passar uma noite no Ibis pelo preço que escolher. Uma ótima técnica para gerar cadastros e visitações ao site.

 

  1. Na segunda, antigos hóspedes acessam o site e brincam de gerente virtual. O objetivo do jogo é tentar ocupar um hotel virtual com o máximo de amigos que quiser – dando o nome e endereço deles. A promoção inclui várias noites gratuitas no Ibis, com o grande prêmio de quatro noites e passagem aérea de primeira classe para um casal.

 

Acessório

Posicionamento

Uma boa maneira de aumentar suas vendas é pegar carona no que já é sucesso, por exemplo: na Europa, existe a mega rede de lojas de móveis IKEA. São produtos bons e baratos, mas possuem a desvantagem de estarem presentes na casa de todo mundo. Isso levou várias companhias a desenvolverem adesivos e coberturas exclusivas para esses móveis.

 

E você, tem algo a ganhar com alguma empresa maior?

 

Estratégia visionária

Posicionamento

A Haco, líder mundial no setor de etiquetas, identificou a carência de produtos que facilitem o acesso de deficientes visuais ao universo da moda.

 

Sempre preocupada com a responsabilidade social, lançou a linha de etiquetas com inscrições em Braille. Para a concepção da linha, a empresa desenvolveu ampla pesquisa sobre o universo dessa deficiência, chegando a três produtos indicados para receber as inscrições em Braille, de acordo com suas propriedades de leitura.

 

A nova tecnologia possibilita que as marcas das grifes sejam vistas e sentidas por meio dessa nova linguagem que está na moda. Mais que um diferencial para grifes que procuram se destacar no mercado, as etiquetas representam uma forma importante de inclusão social.

           

Carteiras perdidas

Publicidade

Uma ação inédita da rede Burger King está fazendo a felicidade dos moradores de Chicago e Orlando, EUA.

A rede espalhou carteiras com dinheiro pelas ruas dessas cidades. Algumas delas têm apenas um dólar outras, no entanto, estão recheadas com até cem dólares. Existe também um gift card da rede de fast-food, uma licença de motorista do Rei – o personagem mascote da marca – e um mapa com os restaurantes Burger King nas duas cidades.

 

Há também um adesivo na parte interna da carteira que avisa: “Atenção futuro bom samaritano. Não se preocupe em ir ao achados e perdidos. O Rei quer que você guarde esta carteira e tudo o que está nela”.

 

Na rua

Mídias alternativas

Criadas pela JWT de Londres, estas esculturas foram colocadas na rua para mostrar o principal atrativo do esmalte Rimmel Quick Dry, que promete secagem rápida. Nos balcões dos pontos-de-venda, elas foram expostas em tamanho real do produto.

 

Isso sim, fortalece a marca e aumenta o número de prospects e clientes!

 

Destaque e use

Mídias alternativas

Baseada no crescimento das vendas, do ano passado, e visando o potencial de vendas do verão, a Heineken lançou sua primeira campanha de 2009, que toma como base a mídia impressa e indoor, nesse caso com diversas variações, de encartes especiais a board de banheiro, incluindo adesivos de espelho, guias e cartão postal com CD encartado – que será distribuído à noite em ações promocionais.

 

Em mídia impressa, o destaque ficou por conta de um anúncio veiculado na revista VIP, da Editora Abril, em que a peça, ao ser destacada, torna-se um conjunto de oito bolachas de chope. Então, o leitor é convidado a servir aos amigos a versão da Heineken 600 ml.

 

Já para promover o barril de cinco litros, a agência preparou um anúncio para a Playboy de fevereiro em que o barril aparece ao lado de algumas pulseiras VIPs destacáveis, numa alusão à exclusividade do produto.

 

O que os homens têm na cabeça

Posicionamento

Uma cafeteria de Viena, Áustria, está conseguindo atrair o público masculino com um posicionamento, no mínimo, diferente. Partindo do pressuposto de que o banheiro é um dos únicos locais onde os homens podem sentar e relaxar sem a presença de mulheres e outras distrações, o dono do empreendimento mandou colocar vasos sanitários adornando as paredes. São só decorativos não se preocupe.

 

Desde que instalou as peças, o café ganhou um novo nome – em português, uma tradução livre, seria: Este solitário lugar – e, desde então, seus frequentadores passaram a ser apenas homens. Os consumidores dizem que não sabem exatamente por que, mas realmente se sentem mais à vontade.

 

 

Churrasco vegetariano?

Nicho de mercado

Quem é que nunca ficou em dúvida sobre o que servir a um convidado que não come carne? Foi pensando nessa necessidade que muitas pessoas têm, que a empresa Tofutura, que distribui seus produtos nas regiões sul e sudeste, lançou recentemente os espetos de tofu para churrasco.

 

O churrasco para vegetarianos é produzido a partir da massa de tofu, também conhecido como queijo de soja, e tem temperos especiais. O produto vem pronto para ser assado, grelhado ou refogado na frigideira. Pronto! Agora, você já sabe o que servir no próximo churrasco aos seus convidados vegetarianos e às pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. 

 

É cada vez maior a quantidade de pessoas preocupadas com a alimentação mais saudável. Como o seu produto pode se adaptar a essa tendência?

 

 

———————–

Uma experiência criativa

Venda sequencial

 

Um dia desses, Moacir Moura – palestrante e consultor especializado em gestão e motivação de pessoas – precisou inscrever dois técnicos num curso especial de edição de filmes para um cliente. Ligou para o único representante que há na região, excelente referência do treinamento anterior. “Começou pela atendente, que deu um show de relacionamento positivo. Na verdade, fez uma pré-venda, envolveu-me de certa forma que abri todas as informações para ela. Em três ou quatro minutos, conseguiu descobrir minhas necessidades e intenções”, comenta.

 

No dia seguinte, a empresária, dona da franquia, ligou para Moacir e começou a conversar a partir do que ele havia falado com a atendente. Uma demonstração clara de organização e integração na empresa, comprometida para a venda. “É desagradável para o cliente ter de explicar sua demanda novamente para um novo personagem da companhia que entra na cena da venda. Denota falta de prosseguimento e sequência do trabalho de venda. Conhece aquela história do disque dois, disque quatro?”, instiga.

 

O treinamento, no qual Moacir estava interessado, tinha 32 horas de duração e um custo de quase 3 mil reais para as duas inscrições. Como havia algumas dúvidas, a empresária se dispôs a fazer uma visita pessoal no seu escritório. “Sincronizou sua agenda com a minha e, dois dias depois, no horário marcado, fizemos uma reunião na qual participaram os dois futuros treinandos. Meia hora depois, ela saiu com as duas inscrições e o cheque na mão”, relembra.

 

Demonstração clara de bom atendimento, agilidade e disposição para vender. Profissionalismo na medida certa. “O ensinamento que essa experiência deixa é extraordinário. Além de incorporar o espírito da venda, essa empresa é sensacional no atendimento e informações que facilitam a vida de seus clientes. É uma equipe sequencial de venda mais ou menos como um time profissional de vôlei, cada uma com sua função, mas, em determinado momento, todos atacam e defendem, dependendo das condições do jogo”, conclui Moacir.

 

 

Grandes Números

11,6 milhões é o número debrasileiros acessaram blogs no ano passado, um crescimento de 22,1% em relação ao ano de 2007.
Fonte: Ibope

 

R$ 60,2 bilhões foi o movimento do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) em 2008.
Fonte: Instituto Sem Fronteiras

 

197,5 mil foram às vendas de veículos novos no mercado brasileiro em janeiro deste ano. Um crescimento de 1,5%, comparado com dezembro de 2008.
Fonte: Último Segundo

 

 

Frase

 “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade, o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

Winston Churchill

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima