Como desenvolvi um Funil de Vendas personalizado para minha empresa

funil de vendas colorido com etapas se transformando em cifrões

Por Rodrigo Guerreiro

Dei o primeiro passo quando estava em uma palestra do IEV – Instituto de Especialização em Vendas – escutando (igual um lobo, de orelha em pé, focado, realmente absorvendo as estratégias) o Raul Candeloro ensinar sobre as etapas que constituem um Funil de Vendas.

Ele abordou como um Funil bem desenhado, desenvolvido especificamente para meu modelo de negócios. Ele é importante para dominar o processo de vendas do início ao fim, aumentar as conversões, criar métricas e o principal: VENDER MAIS (e melhor, aumentando o ticket médio).

Esse é o funil de minha empresa, a R. Guerreiro Telefonia Corporativa e TI:

funil de vendas detalhado da empresa guerreiro

Desenvolvi ele à noite, escutando música árabe. Estimula minha mente a ter insights, mas cada um tem seu método.

Por sermos uma empresa que trabalha com telefonia corporativa e TI, com foco em planos móveis e VOIP para empresas, o Funil de Vendas foi criado especificamente para esse segmento.

O nosso Funil de Vendas conta com 7 etapas:

  1. Prospectar
  2. Abordar
  3. Negociar
  4. Fechar
  5. Acompanhar Pedido
  6. Receber
  7. Fidelizar

Em cada uma das etapas foram colocados tópicos que considero essenciais para atingir a alta performance nas vendas segundo minha expertise e vivência no segmento.

Vendedor mediano sabe o que é Funil de Vendas.

Vendedor bom executa no seu dia-a-dia as etapas do Funil de Vendas.

Vendedores com excelência em seu processo desenvolvem seu Funil de Vendas personalizado, e o executam na prática, inclusive utilizando CRM ou uma planilha em Excel mesmo para acompanhar em quais etapas determinados clientes estão, quantos clientes estão em cada etapa, quais etapas precisam ser aprimoradas e onde seu concorrente está sendo melhor do que você. Você visualiza seu processo de vendas do começo ao fim, tem controle sobre ele, pode aplicar métricas.

Agora, se você está lendo essa matéria e não sabe o que é ou não domina seu Funil de Vendas, procure conhecimento. Posso afirmar que conhecimento é poder e traz resultados. Com certeza a Revista VendaMais e o IEV – Instituto de Especialização em Vendas – são as melhores fontes para te orientar a se tornar especialista em vendas no seu segmento.

Rodrigo GuerreiroRodrigo Guerreiro é CEO da R.Guerreiro Telefonia Corporativa e TI. Para saber mais, acesse: rguerreirotelefonia.com.br. Email: [email protected]

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