Como encontrar pessoas e empresas interessadas em comprar o que vocĂȘ vende?

Imagem do plus

VocĂȘ conhece as etapas de uma prospecção comercial? Saiba mais sobre o mĂ©todo CFC.

A Metodologia CFC veio para ajudar diversos profissionais da årea, experientes ou não, no que diz respeito ao entendimento de como surge uma venda até o seu fechamento, seguido de novas vendas para um mesmo cliente.

Ela Ă© composta de 3 etapas bĂĄsicas, que sĂŁo: Captação, Follow-up e ConclusĂŁo. Cada etapa consiste em 3 açÔes fundamentais, tais como: a) Captação (Avatar Comercial, Plano de Captação e Verificação); b) Follow-up (Triagem, Prospecção de Clientes e AnĂĄlise de Oportunidades) e; c) ConclusĂŁo (Proposta Comercial, Negociação e Fechamento). Cada etapa contempla autores renomados no mundo comercial, neurociĂȘncia, psicologia do consumo e de marketing (real e digital).

Como visto acima, a prospecção não é a primeira etapa do processo, mas a captação pura e simples, ou seja, preciso de nomes e telefones para ligar, contatar. Esses nomes podem ou não ser interessantes (pré-qualificados) para a minha empresa, independente disso, faço a captação e depois vejo se é ou não qualificado.

Após a captação chega a fase do Follow-up, ou seja, do acompanhamento. Nesta etapa é onde ocorre todo o processo de prospecção de clientes propriamente dito, no que diz respeito a sondar por novas oportunidades comerciais, visitas comerciais, mapeamento da hierarquia, necessidades, etc. Uma vez que eu tenha levantado a oportunidade, e esta seja real (muitas vezes os vendedores confundem entre o que eles querem e o que o prospect de fato deseja), chegou a hora de se preparar para a etapa final, a conclusão do ciclo.

Depois de todo o trabalho de captação, acompanhamento, levantamento de oportunidade, chegou a hora de apresentar sua proposta comercial. Vale lembrar que se vocĂȘ fez a tarefa de casa como manda o figurino (neste caso o que o seu futuro cliente deseja) vocĂȘ estarĂĄ mais prĂłximo do fechamento. Uma vez apresentada a proposta comercial, vem a negociação e em seguida o fechamento ou a perda do negĂłcio para a concorrĂȘncia.

Uma vez dentro do cliente, vocĂȘ poderĂĄ levantar novas oportunidades comerciais, realimentando o ciclo CFC.

Se fosse para ressaltar um dos pontos mais importantes de todo esse processo comercial, eu diria que é a capacidade do líder comercial e vendedor saber o que é uma oportunidade real de uma oportunidade irreal. Isso faz uma grande diferença no que se diz respeito à produtividade da equipe comercial.    

Outra questão fundamental é que se a sua empresa não tem um processo de captação constante (eventos feiras, quiosques em shopping, ponto de fluxo ou internet) dependerå da velocidade da equipe comercial para captar, ou seja, se não contratar perdigueiros poderå perder musculatura comercial precocemente.

É uma verdadeira maratona que seleciona só os melhores, que captam mais, sabem conduzir para o fechamento e encantam na conclusão da venda.

Mais informaçÔes: http://dica7.com/metodologiacfc/

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima