Como encontrar pessoas e empresas interessadas em comprar o que vocĂȘ vende?

Prospectar bem depende da forma como vocĂȘ trabalha as informaçÔes sobre seus potenciais clientes

Formado em Economia pela PUC-SP, Evandro Fernandes atualmente faz mestrado em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento na PUC-Sorbonne Paris. Tem uma longa vivĂȘncia em vendas, começou a trabalhar na ĂĄrea aos 18 anos para pagar sua primeira graduação: Engenharia Civil.

Mas foi a ĂĄrea comercial que despertou um especial interesse em Fernandes. Em particular, a habilidade em prospectar de maneira bem-sucedida. “Passei a interessar-me sobre o tema quando tive de abrir mercados por conta prĂłpria, em um emprego como executivo de negĂłcios. Deixei a ĂĄrea tĂ©cnica e ingressei na ĂĄrea comercial”. Ele nos conta que foi contratado em um dia e jĂĄ no seguinte estava participando de um treinamento sobre produtos. No terceiro dia estava diante de um computador, telefone e nada mais. A partir desse dia passou a nĂŁo somente fazer prospecção, como estudar mĂ©todos, falas, comportamentos, gestos e tudo o mais para ser mais produtivo.

Fernandes é consultor, palestrante e autor dos livros Prospecção 2.0 e Como fazer sua equipe vender mais. Desenvolveu um método próprio de prospecção, denominado Metodologia CFC (Captação, Follow-up e Conclusão). Trabalhou em multinacionais de vårios segmentos, como Sonda Imarés (Chile), Mincom International (Austrålia) e Getty Images (EUA).

Para Evandro, o brasileiro tem o tempero, audĂĄcia, traquejo, humor e paixĂŁo, caracterĂ­sticas intrĂ­nsecas da cultura latina, e extremamente necessĂĄrias para abertura de novos mercados, mas falta um pouco do lado metĂłdico do vendedor norte-americano ou inglĂȘs. Com exclusividade, ele nos concedeu uma entrevista sobre como podemos prospectar com mais efetividade.

VendaMais: HĂĄ quanto tempo vocĂȘ atua na ĂĄrea de prospecção?
Evandro Fernandes: Desde 1996. Na realidade, percebi que sempre fiz prospecção e nĂŁo sabia, e acredito tambĂ©m que todos nĂłs a praticamos sem saber. Por exemplo, quando tinha que buscar informaçÔes sobre como resolver algum problema na faculdade (ainda hoje faço isso), procurar por empresas para deixar meu currĂ­culo (hoje sĂŁo enviados e-mails ou formulĂĄrios sĂŁo preenchidos) ou ainda para encontrar uma namorada. Tudo isso Ă© prospecção. Procura, busca. Jogando luz no tema principal que Ă© prospecção de clientes, note que Ă© a mesma ação sĂł que com tĂ©cnicas mais apuradas, Ă s quais, vocĂȘ as desconhecendo, vai com certeza trilhar por um caminho mais longo, ĂĄrduo e desmotivador. Passei a defender o tema, quando tive que abrir mercados por conta prĂłpria em um emprego de executivo de negĂłcios (sai da ĂĄrea tĂ©cnica e fui para ĂĄrea comercial). Fui contratado em um dia, no outro participei de um belo e caro treinamento sobre o produto. Um dia depois estava diante de um computador, telefone e nada mais. Desse dia em diante passei a nĂŁo sĂł fazer prospecção, como estudar mĂ©todos, falas, comportamentos, gestos, tudo para ser mais produtivo.

Os vendedores brasileiros sabem prospectar?
O brasileiro Ă© o maior profissional no quesito e ainda nĂŁo sabe. Ou melhor, sabe, mas para fins prĂłprios, quando estĂĄ em uma empresa, a coisa muda de figura, pois nĂŁo tem a tĂ©cnica. O brasileiro tem o tempero, audĂĄcia, traquejo, humor latino, paixĂŁo, caracterĂ­sticas intrĂ­nsecas da cultura latina, e extremamente necessĂĄrias para abertura de novos mercados. O problema Ă© que tem o lado metĂłdico, americano ou inglĂȘs, pouco desenvolvido. Ou seja, a paixĂŁo ou o sentimento move muito mais o brasileiro. Imagine que para ter acesso a uma grande empresa vocĂȘ deva fazer 50 ligaçÔes (para ter acesso ao diretor, por exemplo), sĂł que por ter levado somente cinco “nĂŁos” o vendedor desiste e passa para outro alvo e ao final do mĂȘs coleciona vĂĄrias empresas sem o devido acesso. Saber prospectar, para mim, Ă© simplesmente nĂŁo desistir e montar o quebra-cabeça do acesso, ou seja, descobrir quem sĂŁo as pessoas e o que elas fazem lĂĄ dentro. Isso para mim Ă© prospecção. Depois se tenta vender.

Qualquer um pode ser um bom profissional de prospecção ou existe um perfil adequado?
Desde que esteja clara a função “prospecção”, sim, qualquer um pode ser um bom profissional. A questĂŁo fica complicada quando o conceito nĂŁo Ă© claro para o contratante e contratado. SĂł a tĂ­tulo de curiosidade, nenhuma empresa irĂĄ contratar um expert somente em prospecção, ou agendamento de visitas ou reuniĂ”es. Ele deve ser um profissional da ĂĄrea comercial completo, ou pelo menos o mais prĂłximo possĂ­vel. A razĂŁo Ă© simples, se eu sou contratado para a ĂĄrea comercial a expectativa Ă© uma sĂł: vender.

Mas, claro, hĂĄ um perfil apropriado para esta tarefa: tem que ser um perdigueiro-desafiador, “pathfinder” ou fuçador incansĂĄvel organizado, automotivado e obstinado por resultados. Chamo de agente da CIA. Sendo assim, acredito que nem todos tenham o perfil de perdigueiro e sejam automotivados. HĂĄ pessoas que sĂŁo extremamente tĂ­midas e se fecham como um tatu-bola quando ameaçadas ou quando ouvem a palavra “nĂŁo” vĂĄrias vezes. Isso nĂŁo acontece com os perdigueiros, eles continuam lĂĄ, firmes e fortes. E no dia seguinte, estĂŁo lĂĄ de novo, como se nada tivesse acontecido. No meu caso, a situação me fez gĂȘnio: ou eu fazia ou estava fora. E, sim, um tĂ­mido pode ser um excelente profissional de prospecção, pois ele utiliza o telefone e nĂŁo precisa ficar cara a cara com o prospect, por exemplo, mas Ă© sĂł isso, pois terĂĄ que passar a bola para outro profissional.

Hå o domínio desse conceito e técnica pelas empresas brasileiras?
NĂŁo sei se todas as empresas brasileiras dominam o conceito, mas as empresas que visitei e conheci suas

equipes de vendas, o processo de prospecção era bem apurado, organizado, mas pecavam no acompanhamento e fechamento. AliĂĄs, esse Ă© o principal problema com vendas, quando nĂŁo se consegue o fechamento, nĂŁo se vende e, logo, os nĂșmeros e as pessoas caem. Acredito que se todos dominarem as tĂ©cnicas de prospecção, as pessoas e empresas nĂŁo aceitariam mais a mensagem de compra e todos deveriam reinventar-se, ou seja, Ă© preciso que haja empresas que nĂŁo saibam prospectar para que haja grandes vendedoras em seus respectivos segmentos.

Outro fator bastante interessante Ă© a relação direta de onde (regiĂŁo do paĂ­s) estamos nos referindo. Costumava dizer no curso de economia que quanto mais nos distanciamos dos grandes centros, mais voltamos no tempo; com isso as tĂ©cnicas e conceitos sobre o que consideramos verdade ou tĂ©cnicas bem-sucedidas mudam radicalmente, chegando atĂ© a funcionar mais as pĂĄginas amarelas ou catĂĄlogos do que o google, por conta do baixo acesso e grau de confiança com a internet. Outra variĂĄvel que deve ser analisada Ă© o porte da empresa, e neste caso refiro-me ao volume operacional de tarefas internas e nĂŁo necessariamente ao faturamento ou nĂșmero de funcionĂĄrios. Note que hoje temos empresas com 2 profissionais, pode perfeitamente faturar mais de 2 milhĂ”es por mĂȘs e ter sua operação nas nuvens e tendo assim um baixĂ­ssimo volume operacional interno.

Sobre o conceito de prospecção propriamente dito, se vocĂȘ for para o interior de Minas, interior do Nordeste, por exemplo, o conceito de prospecção de clientes Ă© quem indicou vocĂȘ (alguĂ©m jĂĄ compra o que vocĂȘ estĂĄ me tentando vender?). VocĂȘ domina o conceito, mas se nĂŁo conhecer a regiĂŁo ou sua cultura, o domĂ­nio da tĂ©cnica serĂĄ ineficiente.

O que é preciso para prospectar de maneira eficiente? Hå uma estratégia para isso?
NĂŁo perder tempo com lead nĂŁo qualificado e, sim, hĂĄ uma estratĂ©gia. AtravĂ©s do conhecimento de uso de um CRM. E aqui nĂŁo desejo levantar a bandeira para nenhuma ferramenta em especĂ­fico, mas para o uso da estratĂ©gia de acompanhamento, inteligĂȘncia do uso das informaçÔes captadas no mercado, do mapeamento da hierarquia, hĂĄbitos dos personagens de uma oportunidade comercial, etc. Note que se eu nĂŁo dominar a estratĂ©gia, posso engessar a minha ĂĄrea comercial por causa de uma ferramenta. Uma dica que posso tornar pĂșblica Ă© nĂŁo tentar falar com o decisor ou decisora na primeira ligação. A primeira ligação deve ser de sondagem despretensiosa, mas com um alto grau de questionamentos bĂĄsicos. Outra dica Ă© seguir um roteiro – e nĂŁo script – de vendas. Uma coisa aprendi com os feras americanos: nĂŁo perder tempo com leads nĂŁo qualificados.

De maneira geral, quais as etapas de uma prospecção comercial?
Uma vez que vocĂȘ tenha para quem ligar (lead), desenvolvi a Metodologia CFC, que consiste em simplificar o entendimento da sua pergunta. Por CFC, leia-se C (Captação), F(Follow-up) e C (ConclusĂŁo, pois a etapa Ă© fechada, a venda nĂŁo). Na captação a empresa deve focar em captar novos nomes para poder ligar, esses nomes sĂŁo denominamos leads. Depois, Ă© preciso acompanhar os nomes prĂ©-qualificados atravĂ©s do F (Follow-up), Ă© aqui que a prospecção propriamente dita acontece. A seguir, passamos para C (ConclusĂŁo), onde hĂĄ o momento da proposta, negociação e, por fim, o fechamento da venda em si. Etapas de uma prospecção: Ter o NETE (Nome, Endereço, Telefone e/ou Email) > Entrar em contato > Agendar Visita > Levantar Dados> Apresentar Solução > Apresentar Proposta > Fechamento. Essa seria uma sequĂȘncia bĂĄsica.

Se vocĂȘ tem interesse em conhecer a Metodologia CFC em detalhes, acesse o link: www.vendamais.com.br/plus

O que vocĂȘ acha das mĂ­dias sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn? SĂŁo ferramentas eficientes para a prospecção?
SĂŁo fundamentais, pois potencializam de forma exponencial sua rede de captação. Desde 2009 testo e utilizo diversas ferramentas digitais para prospecção. Recomendo 100% o uso de todas as mĂ­dias sociais, mas aqui vai uma dica: mĂ­dia social ou plataforma social Ă© apenas mais um canal para prospecção, assim como o e-mail ou uma festa, por exemplo. Seguindo este raciocĂ­nio, vocĂȘ nĂŁo vai sair distribuindo panfleto na festa e muito menos entregar seu cartĂŁo de visitas como um caixeiro viajante, certo? É preciso uma estratĂ©gia de captação para isso. A mais poderosa atualmente tem sido o Facebook, se e somente se, atrelado a um Facebook application.

Para saber mais:

  • Evandro Fernandes –  www.fb.com/evandrofsouza
  • www.twitter.com/evandrofsouza
  • www.youtube.com/evandrofsouza
  • http://br.linkedin.com/in/evandrofsouza  
  • Livro Prospecção 2.0 – www.prospeccaodeclientes.com.br

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