Como estabelecer diferenciais competitivos por meio da liderança em vendas

Confira as dicas de Jeffrey Gitomer, palestrante da ExpoVendaMais 2012 e uma das maiores autoridades em vendas no mundo

A equipe de atendimento e vendas é quem faz o primeiro e o último contato com os clientes em qualquer empresa. Sendo assim, é essencial que a liderança dê a ela uma atenção especial. Antes de todo o ciclo de vendas acontecer, é preciso pensar em quem vai repassar os valores da empresa para os clientes. Para Jeffrey Gitomer, diretor executivo de vendas, autor do best-seller A bíblia de vendas e palestrante da ExpoVendaMais 2012, a maioria das pessoas compra valor. “Os vendedores precisam acreditar que o cliente fez a melhor escolha ao comprar deles”, explica.

Outros pontos importantes da liderança em vendas, como a formação da equipe de vendas e quais são os motivos de compra do cliente, serão o grande diferencial da palestra de Gitomer na ExpoVendaMais 2012, evento que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro no Expotrade Convention Center, em Curitiba (PR). Com o tema Gestão de Vendas – A Liderança em Vendas, ele irá apresentar a diferença entre treinar e educar. “Os treinamentos ensinam ‘como’ e a educação ensina ‘por que’. A pessoa que sabe ‘como’ sempre terá um emprego, já a pessoa que sabe ‘porque’ sempre será o chefe”, adianta.

Para o consultor, o problema dos treinamentos em vendas é que eles ensinam as pessoas como vender. “As pessoas não gostam que lhe vendam coisas, mas amam fazer compras. Eu vou ensinar os líderes a descobrirem modelos de compra, em vez de usarem habilidades já ultrapassadas”, comenta. Ele acredita que as profundas mudanças na comunicação com o cliente já não são uma opção. “As mídias sociais são uma poderosa ferramenta de prospecção, e se você não usá-las estará em desvantagem estratégica e competitiva”, conclui.

ExpoVendaMais 2012

A ExpoVendaMais é o único evento em que os participantes conhecem e praticam novos conceitos, trocam experiências com outros profissionais, além de gerar negócios e levar grandes lições para suas equipes e empresas. Serão dois dias em que o participante poderá rever, repensar e replanejar suas estratégias de gestão em vendas. Os congressistas participarão de rodadas de negócios e terão a oportunidade de interagir com os demais espectadores do evento de uma maneira única e diferente do que ocorre em outros eventos de negócios: todos irão se sentar em mesas-redondas.

Conteúdo

As dez habilidades fundamentais de um grande líder de vendas serão abordadas no primeiro dia do evento. Segundo Raúl Candeloro, diretor-geral do evento, a ideia é que essa ferramenta ajude o gerente ou diretor de vendas e sua equipe a mapearem suas competências, buscando pontos de melhoria e aperfeiçoando práticas entre a equipe.

Como um vendedor campeão é construído e de onde vem sua história de sucesso será o tema que Claudio Diogo, vendedor com mais de 20 anos de experiência, bacharel em administração de empresas, pós-graduado em marketing e propaganda e especialista em consumo, abordará. De acordo com Diogo, O Mosaico das Vendas, título de sua palestra, é formado por quatro paixões presentes na vida dos profissionais de vendas de muito sucesso.

Dois empresários de sucesso serão entrevistados por Marcelo Caetano, empresário e sócio-diretor da Solução Comercial. “Eles contarão seus cases de sucesso e o que fizeram para alcançá-lo”, comenta Caetano, autor do livro Chega de desconto.

Outro diferencial do evento será o Desafio dos Consultores, no qual a plateia fará perguntas e desafiará a equipe de consultores a dar respostas excelentes. Em seguida, uma votação será feita para saber quais foram as melhores respostas.

Jogo das vendas on-line

Na ExpoVendaMais também será lançado o jogo SalesVille, criado por Raúl Candeloro, e estará à disposição de todos. Nele, o jogador assume o papel de um vendedor de certo produto e deve cuidar de todos os aspectos referentes à linha de produção dos materiais. Quanto você vai cobrar? Para quem vai vender? Como vai atender seus clientes? Vai apelar para o preço baixo ou vai investir tudo em marketing? E como vai proteger a lucratividade da sua empresa?

Não há uma única maneira de ganhar em SalesVille, assim como não há um só tipo de cliente e de empresa. Cabe ao jogador descobrir a melhor estratégia. E, o melhor, é possível criar campeonatos abertos apenas para amigos e colegas e ter o gostinho de provar que é o melhor vendedor. Isso tudo enquanto absorve conceitos importantes sobre vendas.

ExpoVendaMais

  • Quando: 18 e 19 de outubro de 2012.
  • Local: Expotrade Convention Center.
  • Horários: 18/10 – das 8h às 18h e 19/10 – das 9h às 18h
  • Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel, 10454, Curitiba – PR.
  • Mais informações: 4004-0174 (capitais), 0300 789-2010 (demais localidades) ou pelo site: www.expovendamais.com.br

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima