Como estruturar a área de vendas da sua empresa

como estruturar a area de vendas

Por Daniel Tertuliano

Que o setor comercial é o coração da empresa não é nenhuma novidade, certo? Mas como sempre digo, teoria sem prática, experiência e melhorias não trará resultados satisfatórios para o seu negócio.

Sendo assim, a primeira atitude que um empreendedor precisa ter é a de mudar o seu mindset sobre o funcionamento do processo de vendas. Entenda que a relação com o cliente está em constante movimento e o atendimento multicanal é realidade, por meio das redes sociais, chat, Whatsapp, sites e aplicativos que criam uma experiência de consumo especial, estratégias de inbound marketing e automação de marketing. A utilização da tecnologia pode facilitar a interação com o seu público-alvo. Considero todas as citadas acima importantes para dar início a um processo de vendas bem estruturado.

Atendimento: o termômetro de valorização do cliente

Segundo uma pesquisa realizada pela Aspect Consumer Experience Survey, em 2015, 76% dos consumidores dizem que enxergam o atendimento ao cliente como o verdadeiro teste do quanto as empresas os valorizam. Ou seja, um contato bem feito com o seu público-alvo é extremamente valioso para a vida do seu negócio. Assim você poderá fidelizá-los, além de receber novas indicações de seus conhecidos.

Recentemente a minha empresa teve uma experiência sobre o atendimento multicanal muito interessante. Tentaram invadir o site da Camisetas em 12 horas e derrubaram o servidor por 3 horas. A primeira atitude dos clientes – após a queda do canal de atendimento – foi fazer contato via Facebook. Foi incrível como recebemos notificações de clientes alertando sobre a falha dos ramais IP. O que eu quero destacar aqui é como o seu público empreende com você em real time, alertando sobre panes e possíveis falhas desses canais que eles têm para se comunicar com a gente.

Absorção da cultura da empresa

Com todo o primeiro passo redondo, estamos prontos para o próximo, que é o de orientar a equipe comercial para receber bem o lead em todos os seus canais. É de extrema importância que os seus colaboradores entendam a cultura do seu negócio, sua visão, missão e valores. Isso não acontecerá da noite para o dia. Mas a cada experiência de atendimento vivenciada pela sua equipe, você terá a oportunidade de ensiná-los mais e mais. Por isso, repito: teoria sem prática não traz resultados satisfatórios.

Outro ponto que considero bastante importante é a parte burocrática do seu negócio, principalmente se você comercializa produtos express. Entenda que processo bom também é um processo rápido, com uma comunicação efetiva lado a lado, com uma equipe comercial que tome as ações necessárias, inclusive a análise de cadastro, pois isso fará que a sua empresa efetive um número maior de vendas.

Defina as estratégias da equipe de vendas

Na terceira fase entra os objetivos da equipe de vendas. Aqui é necessário estruturar a área comercial e definir os objetivos da empresa em relação a seus vendedores, além de ter o gestor do setor conectado com as definições da área de marketing. A meta deve ser traçada a partir do conhecimento do mercado consumidor, do público-alvo e suas necessidades. E não seria diferente com a escolha das estratégias da equipe de vendas. Com os objetivos claros, é possível escolher as melhores estratégias de atuação da equipe de vendas. Entenda que aqui você deve definir se a venda será interna ou externa, que tipos de ações a mais serão realizadas (por exemplo, o uso de publicidade) e quais canais serão selecionados.

Quando falamos da estrutura da equipe de vendas, pode parecer um “bicho de sete cabeças”, mas é supertranquilo, desde que tenha uma linha de raciocínio e estratégia. A estrutura pode ser feita por produto, por cliente, por região e com a mistura de alguns desses formatos. O importante é criar uma base que não gere competição entre os vendedores e que seja adequada para o conhecimento de todos os envolvidos.

Estabeleça metas!

Com todo o planejamento definido, essa é a hora de traçar as metas de desempenho de toda a equipe e também as individuais para cada vendedor. Desta forma, é possível avaliar se as estratégias definidas acima foram adequadas e também buscar ferramentas para atingir os objetivos da sua empresa. Sou bastante a favor de vincular as metas a algum tipo de bonificação. Isso gera maior motivação e dá um certo entusiasmo a mais para a equipe de vendas.

Na Camisetas em 12 horas, por exemplo, ajustei toda a minha equipe no começo do ano passado, e o Gestor de Vendas, Ricardo Vieira, apresenta os resultados de fechamento de todo mês. Quando isso é feito, a vendedora que se destacou mais comemora junto com toda a equipe, porque todos vêem como um trabalho conjunto e sabemos que dão o seu melhor todos os dias.

Por último, e não menos importante, está a escolha dos indicadores de controle. Essa é a hora de coletar todos os dados corretamente, para que sejam usados na análise das estratégias e na montagem dos planos de ação. Os indicadores devem estar relacionados às vendas de cada tipo de produto, ao market share, ao volume, assim como os indicadores de empresas concorrentes, avaliando o quanto a equipe de vendas está conseguindo se inserir no mercado. Mas, lembre-se que o seu negócio é único e é você que reúne as informações relevantes, criando um modelo específico para a sua realidade.

Daniel Tertuliano é CEO e fundador da Camisetas em 12 horas. Fundada em 2006, a Camisetas em 12 horas é uma empresa de personalização rápida de camisetas, placas e troféus, que tem como objetivo oferecer o melhor atendimento e produtos. O formato do negócio é exatamente atender a necessidade dos seus clientes com entregas em 12 horas, a partir do momento da aprovação da peça. Alguns dos clientes atendidos são C&A, 99, Fundação Cafu, entre outras. Saiba mais sobre a empresa em: https://vendamais.com.br/fator-de-sucesso-camisetas-em-12-horas/

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