Como fazer as pessoas gostarem de você à primeira vista

Estabelecer um bom relacionamento com as pessoas traz inúmeras recompensas. Seja para arranjar um emprego, conseguir uma promoção, fechar uma venda, encantar seu novo parceiro, empolgar uma platéia ou passar pelo crivo dos futuros sogros, se as pessoas gostarem de você, a cerimônia de iniciação será finalizada e a conexão estabelecida. Estabelecer um bom relacionamento com as pessoas traz inúmeras recompensas. Seja para arranjar um emprego, conseguir uma promoção, fechar uma venda, encantar seu novo parceiro, empolgar uma platéia ou passar pelo crivo dos futuros sogros, se as pessoas gostarem de você, a cerimônia de iniciação será finalizada e a conexão estabelecida.

Pessoas são sua maior riqueza. Já está cientificamente comprovado que quem se relaciona com mais facilidade vive melhor e por mais tempo. Nós possuímos muitas habilidades necessárias para nos relacionar bem com os outros, mas precisamos desenvolvê-las para tornar nossa rede de relações maior e mais satisfatória.

O segredo para isso? Estabelecer uma conexão rápida, criando imediatamente uma forte impressão visual. A explicação é simples: uma pessoa costuma manter a atenção, em média, por apenas 30 segundos, depois disso, se distrai e sai à procura de alguma novidade. Quando você conhece novas pessoas sua capacidade de criar empatia depende de quatro coisas:

1. Sua atitude;

2. Sua capacidade de sincronizar certos comportamentos ? como linguagem corporal e tom de voz ;

3. Sua habilidade para conversar;

4. Sua capacidade de descobrir se a outra pessoa responde mais aos apelos visuais, auditivos ou relacionados às sensações corporais e aos sentimentos (os cinestésicos).

Depois que você dominar essas quatro áreas de excelência, poderá se conectar rapidamente com qualquer pessoa que escolher, a qualquer hora. É como se, de repente, vocês passassem a falar a mesma língua. Uma dica rápida para descobrir de qual grupo seu interlocutor pertence: os visuais falam muito depressa; os cinestésicos tendem a falar devagar; e os auditivos ficam entre os dois.

Quando você aprende a reconhecer a que ?tipo? pertence uma pessoa que acabou de conhecer, está apto a se comunicar com ela na mesma freqüência. Acredite, desenvolver um jeito de detectar as preferências sensoriais significa prestar atenção nos outros ? e isso, por si só, o torna uma pessoa mais calorosa!

Frase: ?O ingrediente mais simples e importante para a fórmula do sucesso é saber relacionar-se com as pessoas? ? Theodore Roosevelt

Para saber mais: Como Fazer as Pessoas Gostarem de Você à Primeira Vista, de Nicholas Boothman (Editora Sextante). Tel.: 0800-226306 ou visite: www.sextante.com.br.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima