AdministraĆ§Ć£o do tempo: Como ganhar duas horas por dia

administraĆ§Ć£o do tempo

Por Raul Candeloro

Lembra daquela propaganda antiga do Unibanco que falava sobre o banco 30 Horas? A impressĆ£o que dĆ” Ć s vezes Ć© que estĆ” todo mundo assim: precisando que o dia tivesse 30 horas para conseguir fazer tudo. ā€œTĆ” corrido!ā€ Ć© a resposta mais comum que me dĆ£o quando pergunto como vĆ£o as coisas.

Sinal de que, mais do que nunca, precisamos ser inteligentes em relaĆ§Ć£o Ć  gestĆ£o do tempo. E por isso mesmo tenho falado tanto sobre o assunto nas palestras, em workshops e nos meus artigos.

Quando falamos de gestĆ£o do tempo, Ć© importante ressaltar que nĆ£o se administra o tempo. Um minuto tem 60 segundos e eles vĆ£o passar de qualquer jeito, em 60 segundos, com ou sem administraĆ§Ć£o do tempo.

A Ćŗnica coisa que vocĆŖ realmente consegue administrar Ć© o que vocĆŖ faz e o que pensa ā€“ ou seja, onde vai colocar seu foco e energia, definindo PRIORIDADES (definir prioridades Ć© talvez o conceito mais importante da administraĆ§Ć£o do tempo).

Criei entĆ£o um teste rĆ”pido para ajudĆ”-lo a se organizar melhor, baseado em ā€˜pecadosā€™ ou erros da administraĆ§Ć£o do tempo. A ideia aqui Ć© que vocĆŖ faƧa um exercĆ­cio de auto avaliaĆ§Ć£o para descobrir onde pode melhorar.

O mesmo exercĆ­cio pode ser feito tambĆ©m em grupo ā€“ Ć© um assunto excelente para discutir e treinar com a equipe de vendas.

Teste dos 20 pecados da AdministraĆ§Ć£o do Tempo

gestĆ£o do tempo

  1. Tenho tendĆŖncia a procrastinar (deixar as coisas para depois ao invĆ©s de fazer na hora).
  2. Tenho dificuldades em definir meu foco com clareza (por exemplo, definindo as atividades que trazem mais resultados, que me aproximam mais das minhas metas etc.).
  3. NĆ£o tenho lidado bem com o excesso de informaƧƵes que recebo (e-mails, mensagens, relatĆ³rios, coisas para ler, livros, revistas etc.) e elas tĆŖm se acumulado.
  4. Falta-me disciplina em vƔrios momentos para me organizar e fazer o que precisa ser feito.
  5. NĆ£o consigo dizer ā€˜nĆ£oā€™ quando me pedem para fazer algo.
  6. Perco muito tempo com ladrƵes de tempo (Facebook e televisĆ£o, por exemplo, ou outras atividades prazerosas, mas que nĆ£o agregam valor).
  7. NĆ£o uso agenda (de papel ou virtual) para me organizar.
  8. NĆ£o defino tempo especĆ­fico para cada uma das atividades que vou realizar
  9. Perco tempo com muitas reuniƵes ineficientes.
  10. EsqueƧo de deixar espaƧo em branco na agenda para lidar com imprevistos.
  11. Tenho dificuldade em lidar bem e eliminar as distraƧƵes (interrupƧƵes, telefonemas, parar de fazer uma coisa na metade para fazer outra etc.).
  12. Muitas vezes acho que, simplesmente por estar sempre ocupado/a, estou sendo eficiente e realmente produtivo/a.
  13. Muitas vezes comeƧo meu dia sem uma lista de prioridades/tarefas.
  14. Tenho ido dormir tarde.
  15. Ao comeƧar meu dia, nĆ£o me dedico inicialmente Ć s minhas principais prioridades.
  16. Acredito que fazer vƔrias coisas ao mesmo tempo aumenta minha produtividade.
  17. NĆ£o faƧo pausas de 10 a 15 minutos durante o dia para recarregar rapidamente as baterias.
  18. Muitas vezes esqueƧo de me hidratar corretamente durante o dia.
  19. Muitas vezes nĆ£o consigo me alimentar corretamente durante o dia, incluindo as trĆŖs principais refeiƧƵes + dois a trĆŖs lanches/reforƧos intermediĆ”rios.
  20. Acredito que sou uma pessoa desorganizada.

Pronto! VocĆŖ jĆ” tem um check list rĆ”pido para se auto avaliar, ou ajudar alguĆ©m da sua equipe a se auto avaliar.

Com base nas respostas, fica fĆ”cil escolher uma ou duas coisas para melhorar (nĆ£o mais do que isso!), lembrando que um novo hĆ”bito leva de 21 a 30 dias para se estabelecer e virar parte da sua rotina normal de vida.

Se quer uma dica (para quem ainda nĆ£o o faz, Ć© excelente): comece a colocar tudo que vocĆŖ precisa fazer num papel, todos os dias, e siga aquele papel. Pensou em alguma coisa que precisa fazer? Coloca no papel.Ā Ao ler sua lista, vocĆŖ saberĆ” exatamente o que precisa fazer em seguida. Sua rotina ficarĆ” muito mais fĆ”cil, mais produtiva e, o que Ć© melhor: com menos stress.

Estudos mostram que para cada 10 minutos em que vocĆŖ se organiza, ganha atĆ© duas horas de produtividade. Essas duas horas a mais por dia vocĆŖ pode passar com a famĆ­lia, ir para a academia, ler um livro, fazer um curso. Essas duas horas a mais por dia podem ser justamente o que vocĆŖ precisa para deslanchar (ou melhorar ainda mais seus resultados).

raul candeloroFaƧa o teste e depois me conte como foi.

AbraƧos produtivos e organizados,

Raul Candeloro

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