Por Raul Candeloro
Lembra daquela propaganda antiga do Unibanco que falava sobre o banco 30 Horas? A impressĆ£o que dĆ” Ć s vezes Ć© que estĆ” todo mundo assim: precisando que o dia tivesse 30 horas para conseguir fazer tudo. āTĆ” corrido!ā Ć© a resposta mais comum que me dĆ£o quando pergunto como vĆ£o as coisas.
Sinal de que, mais do que nunca, precisamos ser inteligentes em relaĆ§Ć£o Ć gestĆ£o do tempo. E por isso mesmo tenho falado tanto sobre o assunto nas palestras, em workshops e nos meus artigos.
Quando falamos de gestĆ£o do tempo, Ć© importante ressaltar que nĆ£o se administra o tempo. Um minuto tem 60 segundos e eles vĆ£o passar de qualquer jeito, em 60 segundos, com ou sem administraĆ§Ć£o do tempo.
A Ćŗnica coisa que vocĆŖ realmente consegue administrar Ć© o que vocĆŖ faz e o que pensa ā ou seja, onde vai colocar seu foco e energia, definindo PRIORIDADES (definir prioridades Ć© talvez o conceito mais importante da administraĆ§Ć£o do tempo).
Criei entĆ£o um teste rĆ”pido para ajudĆ”-lo a se organizar melhor, baseado em āpecadosā ou erros da administraĆ§Ć£o do tempo. A ideia aqui Ć© que vocĆŖ faƧa um exercĆcio de auto avaliaĆ§Ć£o para descobrir onde pode melhorar.
O mesmo exercĆcio pode ser feito tambĆ©m em grupo ā Ć© um assunto excelente para discutir e treinar com a equipe de vendas.
Teste dos 20 pecados da AdministraĆ§Ć£o do Tempo
- Tenho tendĆŖncia a procrastinar (deixar as coisas para depois ao invĆ©s de fazer na hora).
- Tenho dificuldades em definir meu foco com clareza (por exemplo, definindo as atividades que trazem mais resultados, que me aproximam mais das minhas metas etc.).
- NĆ£o tenho lidado bem com o excesso de informaƧƵes que recebo (e-mails, mensagens, relatĆ³rios, coisas para ler, livros, revistas etc.) e elas tĆŖm se acumulado.
- Falta-me disciplina em vƔrios momentos para me organizar e fazer o que precisa ser feito.
- NĆ£o consigo dizer ānĆ£oā quando me pedem para fazer algo.
- Perco muito tempo com ladrƵes de tempo (Facebook e televisĆ£o, por exemplo, ou outras atividades prazerosas, mas que nĆ£o agregam valor).
- NĆ£o uso agenda (de papel ou virtual) para me organizar.
- NĆ£o defino tempo especĆfico para cada uma das atividades que vou realizar
- Perco tempo com muitas reuniƵes ineficientes.
- EsqueƧo de deixar espaƧo em branco na agenda para lidar com imprevistos.
- Tenho dificuldade em lidar bem e eliminar as distraƧƵes (interrupƧƵes, telefonemas, parar de fazer uma coisa na metade para fazer outra etc.).
- Muitas vezes acho que, simplesmente por estar sempre ocupado/a, estou sendo eficiente e realmente produtivo/a.
- Muitas vezes comeƧo meu dia sem uma lista de prioridades/tarefas.
- Tenho ido dormir tarde.
- Ao comeƧar meu dia, nĆ£o me dedico inicialmente Ć s minhas principais prioridades.
- Acredito que fazer vƔrias coisas ao mesmo tempo aumenta minha produtividade.
- NĆ£o faƧo pausas de 10 a 15 minutos durante o dia para recarregar rapidamente as baterias.
- Muitas vezes esqueƧo de me hidratar corretamente durante o dia.
- Muitas vezes nĆ£o consigo me alimentar corretamente durante o dia, incluindo as trĆŖs principais refeiƧƵes + dois a trĆŖs lanches/reforƧos intermediĆ”rios.
- Acredito que sou uma pessoa desorganizada.
Pronto! VocĆŖ jĆ” tem um check list rĆ”pido para se auto avaliar, ou ajudar alguĆ©m da sua equipe a se auto avaliar.
Com base nas respostas, fica fĆ”cil escolher uma ou duas coisas para melhorar (nĆ£o mais do que isso!), lembrando que um novo hĆ”bito leva de 21 a 30 dias para se estabelecer e virar parte da sua rotina normal de vida.
Se quer uma dica (para quem ainda nĆ£o o faz, Ć© excelente): comece a colocar tudo que vocĆŖ precisa fazer num papel, todos os dias, e siga aquele papel. Pensou em alguma coisa que precisa fazer? Coloca no papel.Ā Ao ler sua lista, vocĆŖ saberĆ” exatamente o que precisa fazer em seguida. Sua rotina ficarĆ” muito mais fĆ”cil, mais produtiva e, o que Ć© melhor: com menos stress.
Estudos mostram que para cada 10 minutos em que vocĆŖ se organiza, ganha atĆ© duas horas de produtividade. Essas duas horas a mais por dia vocĆŖ pode passar com a famĆlia, ir para a academia, ler um livro, fazer um curso. Essas duas horas a mais por dia podem ser justamente o que vocĆŖ precisa para deslanchar (ou melhorar ainda mais seus resultados).
FaƧa o teste e depois me conte como foi.
AbraƧos produtivos e organizados,
Raul Candeloro