Como ir ao encontro da expectativa das pessoas

Isto já deve ter acontecido com você: quando vai apresentar aquele projeto que levou meses de seu tempo e dedicação, os clientes (internos ou externos) não o aprovam. Isto já deve ter acontecido com você: quando vai apresentar aquele projeto que levou meses de seu tempo e dedicação, os clientes (internos ou externos) não o aprovam. Tudo parecia sob controle mas, ao olhar para as caras de descontentamento das pessoas diante de sua apresentação, você tem certeza: as expectativas deles ? e também as suas ? não foram atendidas.

O que houve? A velha e conhecida ?falha na comunicação?. E a falha foi toda sua, acredite nisso. Para evitar que um desastre desse volte a acontecer, nunca confie nestes quatro mitos:

Mito nº 1: ?Não precisamos de resultados específicos? Você está tentando melhorar seus negócios e quer pessoas que embarquem nos seus planos de sucesso. Neste caso, seus funcionários são os clientes que você tem de satisfazer. E isso não acontecerá se você não for específico em quanto a vida deles irá mudar depois do projeto feito. Você tem de responder satisfatoriamente a perguntas como: ?Quanto dinheiro a empresa vai poupar??, ?Exatamente quantas pessoas serão contratadas ? ou dispensadas ? se as coisas correrem como o esperado??, ?Em quanto dinheiro isso afetará nossas comissões e bônus??. E você tem de colocar suas projeções por escrito. Isso dá às pessoas algo tangível para focar.

Mito nº 2: ?Minha palavra basta? Durante a implementação de um grande projeto em uma organização, mudanças no campo de ação são inevitáveis. Certifique-se de que essas mudanças são comunicadas claramente por escrito a todos os envolvidos para fazê-los trabalhar a favor do projeto. A última coisa que você quer é ser surpreendido com ameaças a seus esforços.

Mito nº 3: ?Juntos chegaremos lá? Suponha que seu objetivo é viajar de Porto Alegre para São Paulo, mas quando chega em Santa Catarina, está dez graus fora da rota. Não seria melhor agir agora mesmo e corrigir a rota? Claro que sim. Do contrário, você até poderia estar sentindo-se ótimo com o progresso (quilometragem) feito, mas acabaria no Mato Grosso. Para evitar este tipo de erro fatal, defina uma guia mestra para seus projetos: ?Não importa em que ponto acontecer, se alguém avistar algo errado, tem de falar sobre isso e pedir por uma investigação.? Às vezes o líder está tão perdido na floresta que não enxerga a árvore no meio do caminho ? até topar com ela. Então, ao primeiro sinal de problemas, é preciso reunir-se e repensar, não tarde demais quando não há mais possibilidade de corrigir e salvar o projeto.

Mito nº 4: ?Eles não precisam saber? Este é um dos maiores erros de gerenciamento e um dos mais comuns. Se você pensa que pode manter as pessoas na escuridão, considere estas realidades: elas surfam na internet. E têm uma rede de amigos dentro e fora do trabalho. Qual o problema disso? Se você não contar a elas o que está acontecendo e isso afetar diretamente suas vidas, você vai ter de encarar ressentimentos ? sempre um obstáculo para as mudanças ? e talvez até sabotagem. Então, não esconda as informações. Isso significa colocar todos em posição de decisores. Isso também significa compartilhar informação e solicitar opiniões e sugestões. Considere esse o capítulo principal de seu livro ?Projetos de Sucesso?.

Vença o jogo da expectativa
Sempre que for responsável por implementar grandes mudanças, uma medida do sucesso é alcançar ? ou exceder ? as expectativas das pessoas que serão afetadas pelas mudanças. E você aumentará grandemente suas chances de vitória se seguir as orientações: comunique resultados específicos, identifique claramente mudanças no campo de ação, solucione os problemas assim que forem detectados e nunca deixe ninguém de fora da roda de informação.

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