Como melhorar a imagem que sua equipe passa ao mercado?

Como melhorar a imagem de sua empresa no mercado?

Quando a equipe comercial está em contato com clientes, ela é a empresa que está sendo representada. A impressão que passa, a imagem que fica, a qualidade dos produtos e o atendimento prestado estão nas mãos dessas pessoas e, por isso, é necessário que empresários e líderes de equipe se preocupem com essa questão. É essa pessoa a responsável por passar uma imagem positiva, de otimismo, entusiasmo, alegria e sucesso.

 

Para que sua empresa passe a melhor imagem possível, existem alguns pontos que podem e devem ser gerenciados. Destaco abaixo os que julgo essenciais:

 

  • Tudo começa no recrutamento e seleção dos colaboradores – Pela importância que possui, esse fator tem sido cada vez mais discutido entre os gestores e donos de empresas. É fundamental você montar sua equipe com pessoas que tenham identificação com seus produtos e serviços e que, através de conhecimentos, habilidades e atitudes, representem sua empresa da melhor maneira possível.

 

  • Treinamento e capacitação – Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes que o profissional que conhece melhor aquilo que está vendendo tem mais chances de sucesso. Isso serve para qualquer atividade. O médico que conhece mais do corpo humano atende melhor seus pacientes e o advogado que conhece mais de leis presta melhor serviço aos seus clientes. Todo mundo prefere tratar e comprar de quem conhece aquilo que está vendendo e, portanto, a imagem da empresa melhora muito quando seus colaboradores dominam seu produto/serviço, além do mercado no qual atuam.

 

  • Apresentação pessoal – É fundamental prestar atenção à forma como sua equipe se apresenta e se porta diante dos clientes. A linguagem corporal, aparência, postura, maneira de falar e o material de vendas devem obrigatoriamente expressar confiança e credibilidade. Existe um conceito em vendas que diz: primeiramente você vende si próprio, para depois vender a empresa a qual representa. Em outras palavras, posso afirmar que, mesmo tendo o melhor produto com o menor preço do mundo, caso o cliente não goste de quem está vendendo, ele não compra. O inverso é verdadeiro: você pode não ter o melhor produto nem o melhor preço, mas, se o cliente sente segurança e gosta de seu atendimento, ele acaba fazendo negócio.

 

Por fim, deve ficar claro que o valor percebido antes da venda tem muito a ver com a imagem que o possível cliente possui a respeito de sua equipe. Esse valor percebido pelo cliente está intimamente relacionado ao orgulho que seu grupo possui dos seus produtos e de sua empresa. Para ter sucesso, é imprescindível que sua equipe acredite no que está vendendo, pois é muito difícil vender aquilo que não compramos, além de estar satisfeita e gostar do trabalho que executa. Portanto, preocupe-se em manter um clima saudável no ambiente da empresa, valorize sua equipe e reconheça sempre os resultados alcançados.

 

Pontos essenciais para que a sua equipe passe a melhor imagem possível aos seus clientes:

                                                                                                                                                  

  • Monte uma equipe com pessoas que tenham identificação com os produtos e serviços que você vende.
  • Treine exaustivamente para que todos dominem tudo a respeito do seu produto/serviço além do mercado no qual atuam.
  • Cuide da apresentação pessoal da equipe. Isso inclui a linguagem corporal, aparência, postura, maneira de falar e o material de vendas, que deve expressar confiança e credibilidade.
  • Faça com que sua equipe se orgulhe dos seus produtos e de sua empresa, acreditando 100% no que está vendendo.
  • Mantenha um clima saudável no ambiente da empresa, valorize sua equipe e reconheça sempre os resultados alcançados.

 

André Santos é corretor de seguros e palestrante. Especialista em comunicação de vendas para o mercado de seguros, é também diretor da Treinaseg Consultoria e Treinamentos em Seguros, além de autor dos livros: Seguros de vida e previdência: modernas estratégias de venda, Seguros: como vender mais e melhor!, Dicas de venda de seguros e Transforme o não em SIM.

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