Como não ser um spammer

Existem várias formas de divulgar algo através do e-mail, a um custo relativamente baixo, sem ser taxado de spammer. No Brasil, temos leis para tudo e quando não existe uma específica para um ato, é porque ele é permitido. Essa afirmação pode até não estar totalmente correta. Afinal, a pessoa mais indicada para comentá-la seria um advogado, não um administrador. Mas é isso que ouvimos sempre.

Assim, podemos dizer que no Brasil o spam é permitido, pois nossa legislação não regulamenta essa ação. Em contrapartida, pelo mesmo motivo, podemos dizer que toda mensagem que recebemos por e-mail sem termos autorizado é um spam. Isso tem acontecido frequentemente na web brasileira a ponto da maioria dos provedores instalarem supostos sistemas anti-spam, que classificam ou bloqueiam as mensagens identificadas como não desejadas, o que tem resultado em alguns abusos que prefiro comentar em outro artigo.

O que acontece é que todos combatem tanto o spam que acabam deixando de lado o telemarketing pedindo doações para instituições de caridade, oferecendo cartão de crédito e abertura de contas em banco, além das mensagens da sua operadora de celular avisando sobre uma nova promoção ou serviço e os folhetos distribuídos (muitas vezes atirados para dentro do seu carro) nos sinais de trânsito ou entregues nas calçadas, e muitas outras formas de propaganda não-solicitadas, que recebemos diariamente.

Não pense que estou defendendo o spam ou a atividade de spammer. Apenas faço um comentário sobre o que considero uma verdadeira hipocrisia, a taxação indiscriminada. Considero isso mais ou menos como combater o fumo por causa da poluição, mas esquecer da fumaça dos veículos automotores e das indústrias, como se não tivesse o mesmo efeito ou talvez pior.

Como não podemos remar contra a maré o tempo todo, vamos ao que interessa. Existem várias formas de divulgar algo através do e-mail, a um custo relativamente baixo, sem que você seja taxado de spammer. Veja a seguir:

1. Utilize uma newsletter de terceiros como veículo

Procure fazer uma parceria com um ou mais sites que atinjam seu público-alvo e que enviem newsletter. Proponha algo que tenha como retorno sua propaganda no informativo deles, como oferecer algum tipo de brinde que interesse aos assinantes. Em troca, o site divulga seu anúncio..

2. Contrate uma empresa especializada

A grande vantagem de contratar uma empresa especializada é transferir a responsabilidade para ela. Mas adianto que qualquer campanha tem um custo, de acordo com a quantidade de e-mails a ser enviada. Certifique-se, também, de que eles assinarão a autoria da campanha. Assim, se alguém sentir-se ofendido por ter recebido o e-mail, deverá queixar-se para a empresa contratada e não para você.

3. Construa seu próprio mailing a partir da lista de contatos

Solicite indicações para seus contatos. Para estimular o envio das indicações, ofereça algo em troca, um brinde para um número X de indicações ou sorteie algo entre aqueles que indicarem X assinantes. Depois, envie sua propaganda para as indicações que recebeu e cite quem indicou. Assim, se alguém se ofender, deve queixar-se com quem fez a indicação. Não esqueça de colocar um link para que o destinatário possa cancelar o recebimento de mensagens.

4. Construa uma seção de cadastro no seu site

Coloque no seu site uma seção de cadastro para receber uma newsletter com as novidades do seu site. Ela deverá conter, além da sua propaganda, alguma informação adicional que possa ser do interesse do seu público-alvo.

As dicas que mencionei podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto. Dependerá do seu interesse fazer do envio de e-mails uma forma de divulgação dos seus serviços e produtos, sem ser acusado de spammer. Se mesmo assim isso acontecer, não esqueça de enviar para essa pessoa uma mensagem de desculpas. Isso geralmente é suficiente para manter sua imagem com poucos arranhões.

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