Como reconhecer candidatos à liderança e quem promover na sua equipe

Como reconhecer candidatos à liderança e quem promover na sua equipe

***
Atenção!
Última chance para se inscrever no GEC, meu curso online de Gestão de Equipes Comerciais
Aulas começam agora em fevereiro
Para fazer parte da turma 2024 do GEC, clique aqui: gec.vendamais.com.br
***

Um dos maiores desafios que um/a líder tem é o de promover pessoas da equipe que se destacam para ocuparem novos cargos de liderança e assumirem novos desafios.

Essa “mobilidade social corporativa” é muito importante, porque sinaliza, na prática, a cultura da empresa.

Poucas coisas tangibilizam tanto a cultura de uma empresa quanto a decisão de quem sobe na hierarquia e quem fica estagnado ou andando de lado.

Este assunto surgiu outro dia em um dos meus encontros de mentoria e a resposta que dei pode lhe ajudar a organizar internamente esse processo na sua empresa.

Bons candidatos e boas candidatas a serem promovidos para cargos de liderança têm sempre estes requisitos:

  1. Inteligência emocional: A maior parte dos cargos de liderança estão em uma posição que eu chamo de “liderança sanduíche”, porque estão “ensanduichados” no meio, entre um/a líder acima e a equipe abaixo. Então saber gerenciar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros é fundamental nesta situação. Isso ajuda a se relacionar bem com a equipe (para baixo) e com sua própria liderança (para cima).
  2. Comunicação eficaz: Expressar suas ideias com clareza, saber ouvir e dar feedbacks construtivos, evitar ruídos na comunicação, evitar mal-entendidos (e resolvê-los rapidamente quando acontecerem), conseguir conectar com diferentes tipos de personalidade/perfis.
  3. Mindset de crescimento: Estar aberto/a a aprender coisas novas, receber críticas e desafios, querer evoluir continuamente. Essencial para o desenvolvimento (seu e do time).
  4. Orientado/a a resultados: TAM (taxa de atingimento de metas) alta e consistente é uma das principais coisas para focar em entregar o que foi prometido, com qualidade e pontualidade. Todo líder de alta performance mostra comprometimento com os objetivos muito antes de ser líder.
  5. Proatividade: Tomar a iniciativa de resolver problemas, propor melhorias e agir sem precisar que lhe digam o que sabe que precisa ser feito. Sinal de autonomia e comprometimento.
  6. Tomador de decisões: Assumir riscos calculados e responsabilidade pelas escolhas, sem procrastinar ou transferir decisões. Marca de liderança.
  7. Empodera e valoriza: Incentivar o desenvolvimento dos colegas, dar visibilidade ao trabalho deles e comemorar conquistas coletivas. É uma das características da liderança nível 5 do Jim Collins: quando as coisas vão bem, um bom líder olha pela JANELA (para seu time). Quando as coisas vão mal, o bom líder olha para o ESPELHO. Líderes fracos e pessoas inseguras fazem o contrário.
  8. Pensamento estratégico: Compreender o todo, traçar planos de longo prazo, antever obstáculos, desdobrar planejamento em tarefas e atividades a serem feitas, priorização – o que é realmente importante? Qual o norte e como chegamos lá?
  9. Rede interna de relacionamentos: Cultivar bons relacionamentos internos, gerar confiança e saber pedir ajuda quando necessário. Coordenar e organizar com diferentes departamentos, alinhando interesses às vezes conflitantes.
  10. Liderança pelo exemplo: Talvez o principal sinal de todos. Um potencial futuro líder inspira os outros com bom desempenho, ética e dedicação. Ou seja, é uma referência positiva para os colegas.

Com esta lista você pode até dar feedback para as pessoas querendo subir de cargo, pode mentorar candidatos/as, pode inclusive explicar para alguém que não foi escolhido, porque exatamente não foi promovido e o que ele/ela pode fazer para melhorar e se preparar melhor para a próxima oportunidade.

Inclusive, fica muito mais fácil para ter uma forma organizada e mais estruturada de analisar candidatos a cargos, ranquear por item, debater em grupo e decidir com mais segurança.

São assuntos assim que trabalhamos no GEC, meu curso online de Gestão de Equipes Comerciais (última semana para se inscrever, as aulas começam em fevereiro – mais informações você encontra aqui: gec.vendamais.com.br) e também na minha Mentoria Alpha (encontros online quinzenais só com líderes comerciais para falar pessoalmente sobre seus desafios e como resolvê-los – https://www.mentoria.raulcandeloro.com.br/)

Abraço, boa $semana e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor

P.S. Só relembrando que esta é a última semana para se inscrever no GEC, meu curso online de Gestão de Equipes Comerciais. São 10 módulos, 1 por mês, onde revisamos todos os processos internos da sua empresa na parte comercial. Eu mesmo corrijo os trabalhos, comento, respondo dúvidas, aconselho e direciono. Se quiser participar da turma 2024 do GEC, clique aqui: gec.vendamais.com.br

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima