Como seduzir clientes

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Descubra como seduzir seus clientes! Todo empresรกrio costuma dizer que seu empreendimento รฉ รบnico. Muitas vezes, acaba colocando empecilhos para as mudanรงas por acreditar que aquilo funcionaria apenas em grandes corporaรงรตes, mas nunca no setor dele ou numa pequena empresa. No entanto, o que dizer quando o negรณcio envolve a profissรฃo considerada mais antiga do mundo? A ex-garota de programa de Balneรกrio Camboriรบ Vanessa de Oliveira viveu a experiรชncia de tornar seu prรณprio corpo, ao mesmo tempo, produto e serviรงo e adequou vรกrias ferramentas de marketing para Marise, Mari e Ana ? trรชs personagens que ela mesma representava.

O resultado do marketing de Vanessa estรก publicado no livro Seduzir clientes ? o que todo profissional pode aprender com uma garota de programa e um homem de marketing, lanรงado recentemente pela editora Matrix. Alรฉm de Vanessa, o publicitรกrio e MBA em marketing Reinaldo Toigo assina o livro. Toigo, sรณcio-diretor da Brava Consulting ? agรชncia de consultoria em marketing e comunicaรงรฃo ?, conta que aceitou o convite prontamente pelo desafio que isso representava. Na obra, ele comenta tecnicamente as aรงรตes de Vanessa ao longo do tempo em que permaneceu na ativa, alรฉm de citar vรกrios exemplos de empresas que, como ela, investiram na qualidade e divulgaรงรฃo sempre criativa de seus produtos.

A profissional do sexo, por sua vez, admite que sempre sentiu prazer no que fez, especialmente pela possibilidade de criar formas diferentes de se relacionar com o cliente. Atravรฉs da escrita, seu atual ganha-pรฃo, Vanessa revive toda sua passagem pelo mundo da prostituiรงรฃo e almeja chegar longe, levando seus conhecimentos ao mundo empresarial.

A primeira liรงรฃo que ela aprendeu na prรกtica sexual รฉ que marketing e atitude estรฃo intimamente ligados: ?Sabe o que eu acho? Todo mundo, de uma forma ou outra, nasce com a capacidade de fazer marketing, mas em algumas pessoas isso รฉ mais aflorado que em outras. Acredito que estรก relacionada com instinto de sobrevivรชncia. Faz marketing nรฃo sรณ quem fez faculdade (sem desmerecer, veja bem, conhecimento acadรชmico รฉ importante), e sim quem possui alguma atitude competente para ter e manter clientes?, acredita.

Inรญcio

Vanessa comeรงou a dialogar com a รกrea de marketing assim que publicou seus primeiros anรบncios no jornal. Ela percebeu que ser ?carne nova no pedaรงo? gerava muita curiosidade, e a profissional que desejasse ser bem-sucedida na carreira deveria aguรงar esse imaginรกrio. Por isso, ela se mantinha sempre em evidรชncia, mas trocava os anรบncios sazonalmente, em mรฉdia, a cada 15 dias. ?Depois de um tempo, os olhos sempre se acostumam ร  novidade por mais inusitada que ela possa parecer em um primeiro momento. Nรฃo conheรงo uma estratรฉgia de marketing sequer que seja perfeita e adequada para todo o sempre. Por isso, as estratรฉgias precisam ser renovadas constantemente?, defende a escritora.

Ao contrรกrio das demais garotas, Vanessa (ou Marise ? sua personagem da รฉpoca) percebeu que a curiosidade dos clientes poderia render muitos lucros. A garota valorizou-se colocando o preรงo acima do mercado, o que rendeu muito comentรกrio. Outra alternativa foi investir pesado na divulgaรงรฃo, nรฃo se preocupando em demasia com os gastos, pois sabia que precisava manter-se em evidรชncia. ร€s vezes, mesmo nรฃo tendo clientela, ela fazia parecer que estava sempre ocupada para os clientes que ligavam curiosos, mas com receio de pagar 200 reais para conhecer uma garota. A escritora garante que funciona e admite que sua manobra foi copiada e o mercado foi, aos poucos, inflacionando.

Em meio aos novos consumidores, apareciam alguns que eram espiรตes de outras garotas de programa, que estavam loucas para saber se Marise estava lucrando com um preรงo daqueles. Aliรกs, a concorrรชncia sempre foi extremamente acirrada. No entanto, Vanessa nรฃo mentia para si mesma, conhecia garotas mais bonitas e outras que faziam truques que ela nรฃo era capaz de imitar. Em vez de tentar copiรก-las, a acompanhante criou diferenciais, aprendeu danรงa do ventre, comprou diversos apetrechos sexuais e focou suas caracterรญsticas รบnicas, afinal, Vanessa era (e atรฉ hoje รฉ) ruiva de olhos verdes, uma raridade no mercado brasileiro.

Conhecimento

O prรณprio conhecimento de marketing, adquirido na prรกtica, pois Vanessa nunca leu grandes autores da รกrea nem estudou a respeito, rendeu-lhe vรกrios clientes. Ela falava muito bem, e isso tambรฉm acabou se tornando um diferencial. Num mercado em que, frequentemente, as garotas falam errado devido ร  pouca instruรงรฃo, ela fazia questรฃo de colocar em seu anรบncio que era universitรกria, pois achava que isso confirmava esse diferencial.

Alรฉm dos jornais, Vanessa procurava manter outras formas de divulgaรงรฃo. A profissional nรฃo acredita que exista um veรญculo perfeito, pois isso ?depende do pรบblico, cidade e atรฉ mesmo temperatura. Quer ver uma coisa? ร‰ verรฃo, a praia estรก lotada e o sol รฉ de rachar. Nรฃo adianta anunciar na internet, pois sรณ nerd vai para cybercafรฉ no ?veraozรฃo?. Jรก, se for inverno, anuncie na internet, porque sรณ sai para a rua comprar jornal quem realmente precisa. Tambรฉm depende da cidade, a sua รฉ mais moderna ou das antigas? Se for moderna e o povo viver conectado, รฉ uma boa investir em marketing de navegaรงรฃo, pois tem baixo custo (Orkut รฉ grรกtis e dรก certo!). Mas, se a porcentagem da populaรงรฃo que acessa a internet for inferior a 10%, entรฃo รฉ melhor recorrer a panfleto na rua, pontos de movimento, etc. e usar a internet apenas como um complemento?, aconselha.

Inovando sempre

Apรณs criar vรกrios anรบncios diferentes e investir em autodesenvolvimento ? fez lipoaspiraรงรฃo, colocou silicone e aprendeu danรงa do ventre, entre outros cursos com os quais se envolveu ?, ela chegou ร  conclusรฃo de que estava na hora de oferecer tambรฉm um espaรงo de confianรงa como diferencial. Foi assim que iniciou a parceria com um motel da cidade, onde passou a ganhar 20% dos aluguรฉis que fazia e produtos consumidos.

Mesmo com novos atributos, Vanessa percebeu que, em certos momentos, precisaria baixar preรงos, mas nรฃo poderia estragar a atmosfera vip criada em torno de Marise e passar a sensaรงรฃo a seus assรญduos clientes de que estava se desvalorizando. Foi aรญ que surgiu Mari e, posteriormente, Ana ? duas personagens mais populares (equiparadas aos produtos B e C comercializados por diversas empresas, de vรกrios segmentos). Ambas possuรญam igualmente anรบncios nos jornais, utilizavam perucas e maquiagens diferentes.

Aos poucos, as concorrentes de Marise foram percebendo seu sucesso e passaram a copiar suas aรงรตes. Entรฃo, a ex-profissional do sexo resolveu criar novos diferenciais: ?Sabe qual รฉ a melhor maneira de quebrar um concorrente? Oferecer mais por menos. Se uma ?bonitona? cobrava 250 reais, eu me oferecia com outra garota pelo mesmo preรงo. E aรญ, quem o cliente vai querer? A concorrente sรณ tem uma escolha, sair do meio de campo?, afirma. E foi isso que ela fez, uniu-se a algumas amigas e passou a trabalhar em duplas e, posteriormente, em trio. Juntas, elas brincavam com a mรญstica do desenho Meninas Superpoderosas (uma era loira, outra morena e Marise, como jรก foi mencionado, ruiva). O preรงo era bem maior que aquele que Vanessa cobrava sozinha e garantia um bom lucro para todas as meninas. Entretanto, o trabalho era menos exaustivo e permitia, atรฉ mesmo, que algumas delas saรญssem para atender os telefonemas de outros clientes enquanto o programa acontecia.

A nova estratรฉgia almejava manter os clientes na roda das garotas e afastรก-los da concorrรชncia. Tambรฉm funcionava pela experiรชncia, jรก que as meninas procuravam fazer o cliente sentir-se como um ?xeque da Arรกbia?. ?A qualidade de meu marketing estรก diretamente relacionada ร  capacidade de outros copiรก-la. Se o que eu fizer for fรกcil para seguirem, assim que verem que deu certo comigo, tenha certeza de que o tempo de vida รบtil dessa estratรฉgia รฉ curto?, acredita Vanessa.

Valorizaรงรฃo profissional

Alรฉm de fazer parte dos programas junto a suas amigas, a ex-profissional do sexo tambรฉm realizava uma espรฉcie de endomarketing. Ela ajudou as colegas de profissรฃo a divulgarem seus produtos, pois nรฃo as via como concorrentes, e sim como um grupo pelo qual o cliente poderia girar e convidar novos amigos. Ensinou-as a fazerem bons anรบncios no jornal e dividiu parte de sua experiรชncia com elas. A atitude fortaleceu ainda mais o laรงo entre as garotas.

Permuta

Com o aumento na procura por anรบncios, o jornal em que Vanessa e as colegas anunciavam resolveu inflacionar os preรงos. Entretanto, isso foi rapidamente contornado pelo grupo. Apรณs uma reuniรฃo com os responsรกveis pelos anรบncios, as garotas mostraram os vรกrios espaรงos que compravam e conquistaram uma promoรงรฃo especial.

?Nessa altura do campeonato, nรฃo tรญnhamos mais dรบvida de que รฉramos uma empresa. Desenvolvemos uma missรฃo, ficarmos ricas, e tambรฉm uma filosofia de trabalho que era condizente com o objetivo proposto: ganhar o mรกximo de dinheiro do cliente, em menor tempo e com o mรญnimo de esforรงo. A cabeรงa era o gerente e o corpo a empresa?, descreve a profissional em seu livro.

Outra aรงรฃo certeira surgiu em uma Pรกscoa, quando Vanessa chamou as amigas para prepararem pequenos mimos para os atendentes do motel que frequentavam. A ideia rendeu muitos frutos, uma vez que os funcionรกrios do estabelecimento sentiram-se queridos e, como forma de gratidรฃo, passaram a indicรก-las para os clientes que vinham ao local olhar o book das garotas de programa ? essa รฉ outra ferramenta de promoรงรฃo e algo bastante comum nos motรฉis brasileiros.

Tempos de crise

Mesmo na profissรฃo mais antiga do mundo, hรก perรญodos de menor procura. Entretanto, o mercado da prostituiรงรฃo tem um comportamento bastante diferente da maioria dos outros, segundo Vanessa. ?Em รฉpocas de Natal e fim de ano, dรก uma quedinha mais significativa no movimento das garotas. ร‰ que os clientes acabam sรณ pensando na famรญlia, Natal, encontro de parentes, etc., parece que baixa o ?espรญrito santidade? neles, aรญ eles vรชm pouquรญssimas vezes?, revela.

Nessas horas, a alternativa รฉ, conforme Vanessa sugere, ?mostrar as armas?. A ideia รฉ ?fazer valer as benditas promoรงรตes, entrar no jogo da competiรงรฃo como as lojas Americanas: ?Leve dois filmes da Walt Disney pelo preรงo de um?. ?Leve duas garotas de programa pelo preรงo de uma!??, ensina.

E quanto ร  crise econรดmica? A VendaMais questionou Vanessa sobre esse momento delicado, mas, para ela, crise รฉ uma excelente oportunidade: ?ร‰ uma coisa muito louca o que acontece no ramo do sexo. Os clientes podem estar afundados em dรญvidas e quase nรฃo ter o que comer. No entanto, tiram da famรญlia, nรฃo pagam o seguro do carro, mas totalmente sem sexo nรฃo ficam de jeito algum! E olha que รฉ supernormal, numa hora dessas, um cliente estender a mรฃo a um amigo que ele sabe que estรก passando por uma situaรงรฃo financeira mais difรญcil e pagar o programa para os dois. ร‰ tipo um apoio moral masculino?, confidencia.

A bolsa, por outro lado, รฉ uma aliada: ?Pode explodir a bolsa de valores de Nova Iorque! Isso dรก um nervoso neles e daรญ eles sรฃo obrigados a fazer algo pra relaxar. E adivinha quem vai ter esse trabalho??, questiona Vanessa.

Marketing intuitivo

Para Reinaldo Toigo, o desafio do livro, escrito por ele e Vanessa, รฉ popularizar o marketing, mostrando, atravรฉs de uma linguagem bastante simples, como pessoas podem investir em melhorias para suas empresas. Apesar de especialista em marketing, Toigo nรฃo descarta o valor de profissionais como ela, que mesmo sem instruรงรฃo, conseguem encontrar soluรงรตes criativas para se manter no mercado. ?O marketing dela รฉ intuitivo, nรฃo รฉ acadรชmico. Ela รฉ mais ou menos como aquele cara que tem uma banca de jornal ou padaria e que possui um tino comercial. Vanessa tambรฉm tinha e o aplicava intuitivamente no trabalho dela. Isso me surpreendeu positivamente bastante?, revela.

Mesmo afastada do ramo atualmente ? Vanessa tem se dedicado ao prรณximo livro que estรก prestes a lanรงar, a sua prรณpria marca de lingeries e a palestras pelo Brasil ?, ela nรฃo perde a oportunidade de ligar as profissรตes para vender mais. ?Estou fazendo algo inusitado agora. Prometo uma noite para aquele leitor que tiver a ideia mais criativa (e colocรก-la em prรกtica, claro) de como divulgar meu novo livro Seduzir clientes?, declara. Uma espรฉcie de permuta, conforme o meio empresarial costuma chamar.

O que vocรช pode aprender com Vanessa (e Marise, Mari e Ana)

» Diferencie-se ? Nรฃo adianta bater de frente com a concorrรชncia. Procure um diferencial para seu produto ou serviรงo (no caso da garota, ambos) e ressalte isso.

» Autodesenvolva-se ? Vanessa investiu em novos conhecimentos, artefatos e qualidades corporais. O que vocรช pode fazer para melhorar seu produto e forma de atender o cliente?

» Promova o que vocรช faz ? Anuncie sempre, mas com criatividade e aguรงando a expectativa do cliente.

» Procure rendas alternativas e formas de diminuir custos ? Lembre-se das parcerias que a garota de programa fez com motรฉis e jornais.

» Seduza ? Agrade nรฃo sรณ aos clientes, mas tambรฉm a colaboradores e fornecedores.

» Tenha um plano B ? Em tempos difรญceis, uma empresa nรฃo pode parar. Divulgue-se, crie produtos diferentes, expectativa e necessidade de consumo.

» Aumente valor, nรฃo diminua preรงo ? Vanessa atรฉ criou formas mais baratas de si mesma, mas nunca tirou o glamour em torno de Marise. Saiba o valor de sua marca e nรฃo a coloque atrรกs dos lucros da empresa, nem que para isso vocรช precise criar novas marcas.

Deixe um comentรกrio

O seu endereรงo de e-mail nรฃo serรก publicado. Campos obrigatรณrios sรฃo marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentรกrios sรฃo processados.

Conteรบdos Relacionados

Maestro VendaMais

A polรญtica comercial da sua empresa รฉ uma sinfonia ou cacofonia? (com teste no final)

โ€œMรบsica รฉ como matemรกtica: cada nรบmero no seu lugarโ€. Tom ...
Leia Mais โ†’

10 comportamentos que destroem a confianรงa de clientes e prospects no vendedor e na vendedora

A confianรงa รฉ um dos grandes elos que fortalece o ...
Leia Mais โ†’
Resiliรชncia รฉ a palavra para 2025

Resiliรชncia รฉ a palavra para 2025

Como bambu ao ventoCai e levantaCresce e fica mais forte ...
Leia Mais โ†’