Como ter bom senso

As pessoas providas de bom senso são as que mais facilmente alcançam postos de comando nas empresas. Mas o que é uma pessoa de bom senso? As pessoas providas de bom senso são as que mais facilmente alcançam postos de comando nas empresas. Mas o que é uma pessoa de bom senso?

É aquela pessoa ponderada, ou seja, é aquela que, ao precisar tomar uma decisão em relação determinada questão, sabe ponderar, isto é, tem habilidade para segmentá-la e atribuir pesos adequados a cada parte da questão em análise.

Na análise de um problema, a pessoa de bom senso enxerga à sua frente a imagem de uma pizza fatiada. Cada fatia representa um ângulo do problema a ser analisado. E, assim, ela valoriza cada um dos ângulos e toma a decisão mais conveniente que, como qualquer decisão, certamente desagradará a alguns (algo de que a pessoa de bom senso tem plena consciência, pois ela sabe respeitar e entender as diferenças individuais).

Essa pessoa também tem consciência de que ? uma vez tomada determinada decisão ? terá de ?trabalhar? os descontentes, pois, caso isso não seja feito, eles poderão influir negativamente no resultado da ação a ser executada. Ela sabe que o descontente, em relação a determinada decisão, geralmente torce para a ocorrência do insucesso.

Como adquirir bom senso? 1. Habitue-se a analisar todos os ângulos de uma situação.

2. Pondere sempre a importância e a conseqüência de cada um dos ângulos.

3. Não postergue; seja uma pessoa habituada a tomar decisões.

4. Encare como algo absolutamente normal o fato de haver descontentes pela decisão tomada.

5. Aprenda a persuadir ? com respeito e apreço ? os descontentes para que atuem positivamente a favor da decisão tomada.

Para saber mais: Viver bem é simples, nós é que complicamos, de Prof. Alkíndar (Editora Didier). ?Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada? ? Immanuel Kant

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima