Como transmitir a missão da empresa para os funcionários

Só uma empresa com uma missão verdadeira e sentido de finalidade consegue cativar as pessoas e motivá-las para se comprometerem com seus objetivos. Para que a missão da empresa seja transmitida para todos os funcionários, a comunicação deve ser feita de tal forma que nos diversos níveis hierárquicos seja decodificada de maneira que as pessoas entendam. Esse sistema de comunicação deve ser eficiente tanto para o público externo como para o interno. É preciso transformar a informação em compreensão. O contexto também deve ser entendido. Relacionando o que se sabe e o que não se sabe, todos aprendem e o clima e cultura da organização se transforma e permite um aprendizado mais rápido e completo.

A principal preocupação de quem quer vender um produto ou uma idéia e ter sucesso é garantir que novo o produto ou idéia se relacione com alguma coisa que o mercado já conhece. O mesmo acontece com as informações dirigidas a alguém. Elas precisam estar relacionadas a alguma coisa que a pessoa já conheça, para ser entendida e poder ser utilizada de forma proveitosa e criativa. O aprendizado se realiza e o retorno disso não é apenas pessoal, é de toda a organização.

O mundo, atualmente, armazena e transmite dados e informações. A quantidade é tão grande que é muito difícil encontrar a informação desejada. É preciso estar aberto a novas formas de apresentar e representar a informação. As novas idéias surgem do interesse, conhecimento e da descoberta de idéias já entendidas no processo de compreensão. O interesse permeia qualquer esforço e vem antes do conhecimento. Para que a empresa motive o comprometimento, os novos conhecimentos devem estimular a curiosidade de alguma forma. Um gestor interessado e um sistema de comunicação bem estruturado conseguem decodificar e alinhar os objetivos da organização a todos os interessados.

O sistema de comunicação administrativa dentro da estrutura hierárquica no sentido horizontal e vertical deve ser claro e objetivo. É necessário estar atento à comunicação informal. Devem ser realizadas palestras sobre a importância da comunicação para a motivação, em todos os sentidos.

As pessoas precisam querer crescer profissional e pessoalmente para se motivarem com o trabalho que realizam. Uma empresa dedicada à compreensão é uma prestadora de serviços que faz os dados e a informação se tornarem úteis, pertinentes e acessíveis.

Não é possível motivar as pessoas para os objetivos de uma empresa através de estratégias de marketing que não estão apoiadas em fatos reais. Só uma empresa com uma missão verdadeira e sentido de finalidade consegue cativar as pessoas e motivá-las para se comprometerem com seus objetivos. E é absolutamente necessário contar com a inteligência e sentimentos das pessoas para conseguir realizar o difícil trabalho de transformação de uma visão em realidade.

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