Confira as orientações para acelerar as vendas e obter o máximo de retorno deste canal de vendas tão precioso e útil que é o e-mail.
Tenho observado nas empresas e com os vendedores uma grande confusão e ineficiência no envio de e-mails para os clientes. Pode ser por desespero para vender ou por puro desconhecimento, o fato é que a grande parte dos e-mails que os vendedores estão enviando ultimamente não servirá para nada além de perder tempo e dinheiro.
Os nove principais erros são:
- Excesso de informalidade
- Excesso de imagens
- Sem personalização
- Erros de português
- Textos longos demais
- Falta de padronização
- Falta de educação
- Falta de objetividade
- Único modelo para diversos casos
Como sabemos, há uma tendência de aumento dos envios de e-mails para economizar tempo (ou pelo menos tentar). Então para mudar esta história e começar, de verdade, a ter retorno de vendas com e-mails. Trago para você dicas práticas que podem ser aplicadas imediatamente em seu trabalho.
Falaremos sobre três tipos diferentes de e-mails:
E-mail para envio de propostas: Pode ser usado antes (frio) ou após (quente) um contato inicial com o cliente. Ele deve conter:
- Uma rápida explicação sobre a empresa, no máximo um parágrafo;
- Características e benefícios do serviço ou produto oferecido;
- Referências de outras pessoas ou empresas que utilizam;
- Algumas poucas imagens para influenciar a imaginação;
- Preço, forma de pagamento e prazo.
E-mail para agendar visitas: O objetivo principal deste e-mail não é vender, mas sim agendar a visita. A venda o vendedor fará quando estiver na frente do cliente.
- Utilizar a palavra rápida ou breve. Exemplo: quero marcar uma rápida reunião;
- Utilizar a palavra novidade, isso mexe com a curiosidade e facilita o agendamento;
- Dar sempre duas opções de horário ou data. Qualquer uma das duas que ele aceitar você atingiu o objetivo;
- Nunca perguntar qual o melhor horário para o senhor. O melhor horário para atender um vendedor é geralmente NUNCA!;
- Não passar o preço e nem muitos detalhes, essas informações só pessoalmente. Apenas jogar a isca;
- Utilizar um argumento inteligente, um bom benefício que o cliente ganhará em lhe atender.
E-mail para pegar respostas de clientes: deve ser utilizado com clientes que estão enrolando e não dão retorno das ligações ou e-mails. Para aqueles que você tenta, tenta e não consegue mais contato após a proposta.
- Simples, direto e objetivo, podendo ser lido às pressas;
- Pular linha de um parágrafo para outro o deixando bem legível, com começo, meio e fim;
- Relembrando os benefícios apresentados anteriormente em forma de tópicos ou itens para se destacar do texto;
- Conter uma imagem para estimular a imaginação e o canal visual do cliente;
- Ter um bom e verdadeiro argumento que justifique o cliente ter que dar a resposta naquele prazo. Exemplo: a madeira sofrerá correção e terei que reajustar o preço a partir de amanhã do móvel em cotação, manteremos o preço atual somente até hoje no final da tarde;
- Finalizar o e-mail com uma pergunta para induzir a uma resposta ou retomada do diálogo.
Agora talvez você tenha uma clareza maior de que não existe um único tipo de e-mail para tudo e que cada situação exige suas particularidades. Seguindo as orientações acima, você e sua empresa têm tudo para acelerar as vendas e obter o máximo de retorno deste canal de vendas tão precioso e útil (quando bem utilizado) que é o E-mail.
Boas Vendas e Sucesso!