Como utilizar a parceria para ampliar seu mercado – CV n. 98

Nesta edição:
Como utilizar a parceria para ampliar seu mercado
Quem tem mais cálcio? O leite ou o Ades?
Surpreenda-se com o telemarketing

Proposta de valor
Novas mídias
O sabão em pó Omo inaugurou uma nova estratégia para reforçar seu posicionamento: utilizar a web e mobilea favor do desenvolvimento infantil. “O ambiente digital focado no relacionamento é a mídia do futuro. Por isso, a empresa investiu mais de R$1 milhão no lançamento da nova estratégia no Brasil, comprometendo-se a aplicar 8% de sua verba anual de marketing na área digital”, afirma Regina Camargo, gerente de marketing da Omo.

 

Além de criar um novo site  para a marca, serão debatidos temas relacionados à infância em redes sociais como Orkut, blogs e sitesvoltados às mães. Também serão realizadas ações mobile, como aplicativos e sites para celulares.

Visite o site:www.omo.com.br

Criatividade
Pequenos na academia
Você já viu uma academia sem aparelhos de musculação, esteiras e bicicletas ergométricas? Em vez deles, imagine uma casa de festas infantis com direito a piscina de bolinhas, show de fantoches e balanços distribuídos em salas com paredes coloridas e cheias de outros brinquedos.

Inaugurada em São Paulo, chegou ao Brasil a primeira unidade da norte-americana My Gym Center Fitness, academia de ginástica destinada a crianças de 1 mês e meio a 12 anos de idade, para atender um público inédito neste ramo de negócios: o infantil. O trabalho da empresa é baseado no desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas e emocionais.

 

Trata-se da primeira filial brasileira da rede, que possui mais de 350 unidades espalhadas em 27 países. O investimento de R$2 milhões tem um público certo, pois apenas na região metropolitana de São Paulo, há mais de 2,6 milhões de crianças de 0 a 12 anos, sendo que cerca de 7% delas são clientes potenciais da academia.
Visite o site: www.mygymbrasil.com.br

 

Levantamento de necessidades
Novos produtos
Um inventor, ao pedalar por ruas da Alemanha, sentiu a grande necessidade de levar uma quantidade maior de água no recipiente de sua bicicleta tradicional – que transporta, no máximo, 500 ml.

 

Pensando nisso, o alemão criou  o Bootle Clip (ou clipe de garrafa), que proporciona ao ciclista levar consigo qualquer garrafa enquanto se exercita. O público-alvo do produto não são os ciclistas profissionais, mas famílias e idosos que gostariam de ter um ou dois litros extras de água à mão, sendo uma invenção simples, fácil de usar e, principalmente, barata.

Além disso, o produto pode ser utilizado em academias, escrivaninhas com pouco espaço, etc. A invenção se baseia em uma presilha que fixa o quadro da bicicleta diretamente à garrafa, substituindo sua tampa original, o que dá fixação e firmeza. Você já pensou em criar algo simples e inovador?

Iniciativa
Porta sem fechadura?
Você está cansado de carregar molho de chaves? Quem nunca lembrou que deixou a chave de casa no escritório apenas quando estava diante de sua residência?Então, que tal uma porta sem fechadura? Foi pensando nisso que um designer britânico criou a Numlock Handle, uma maçaneta cujo bloqueio se dá por meio de senhas e que, a cada abertura, tem seus números embaralhados para trancar a porta novamente. O único problema é se o usuário não for bom de memória.

 

E você, o que está fazendo de diferente para conquistar um novo mercado?

Concorrência
Novas aplicações
A sul-coreana LG anunciou, neste mês, o lançamento da loja de aplicativos para internet voltados a celulares, concorrendo com a iTunes App Store, da Apple. O serviço já está disponível e é, inicialmente, restrito a consumidores da região da Ásia e do Pacífico, como Cingapura, Malásia e Austrália. De acordo com a agência de notícias Reuters, a loja on-line contará com 1,4 mil aplicativos (cerca de cem gratuitos) em 15 idiomas e deve ser lançada na Europa e América do Sul até o fim do ano, quando pretende atingir a marca dos 2 mil aplicativos.

Produto
Preocupação com a qualidade
A Unilever resolveu relançar o Ades Original, mas desta vez turbinado. Com uma adição extra de cálcio nesse novo produto, a empresa tinha dois problemas: a acidez e a sedimentação do cálcio no fundo da embalagem. Para resolvê-los, a companhia investiu R$20 milhões em pesquisa e novos equipamentos, o que garantiu a qualidade da bebida. A medida fez com que o novo Ades possuísse a mesma quantidade de cálcio que o leite de vaca – 240 mg a cada 200 ml de bebida de soja. O novo Ades Original, com mais cálcio, já está no mercado com preços a partir de R$3,80.

Levantamento de necessidades
De material de natação a mochilas
A Speedo, produtora australiana de acessórios para natação, por meio de uma parceria com a brasileira Sensini, especializada em acessórios de viagens, passou a investir na produção de mochilas, malas e bolsas. Entre os modelos mais requisitados, está o que possui tecido impermeável e rodinhas, que é vendido a partir de R$319,00.
 
Grandes números

9,4%foi a porcentagem de passageiros que utilizaram o tráfego aéreo.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo

12% é a alta nas vendas em reais da multinacional Avon. De acordo com Luiz Felipe Miranda, presidente da empresa no Brasil, “vendemos um rímel a cada dois segundos.”
Fonte: Jornal Valor Econômico

4% é a queda prevista na venda de computadores pelo mundo, segundo a iSuppli. Esse é o primeiro enfraquecimento nas vendas desde o “estouro da internet”, em 2001.

Fonte: IDG Now

Uma experiência criativa
A boa surpresa

O professor Jorge Mauricio relata uma história que nos faz refletir a respeito de que nem todo profissional de telemarketing é igual: “Eu estava cansado de vendedores de telemarketing. Cansado não, saturado! Eles sempre telefonam nos horários mais inconvenientes e, quando atendemos, começam o mesmo discurso tradicional, com aquele gerundismo irritante e aquela insistência repetitiva do ‘mas senhor…’. Quando percebo que se trata de uma venda por telefone, dou logo uma desculpa ou até me passo por outra pessoa só para não ter de aturar a ladainha de sempre. Entretanto, certa vez foi diferente, e me surpreendeu ver como o telemarketing pode ser eficaz, desde que bem utilizado.

Certo dia, uma ‘consultora’ de uma empresa da qual sou cliente há um bom tempo ligou para mim e conseguiu me pegar com a história de atualizar meu cadastro. Ao fazer a renovação, foi aumentando as informações a meu respeito, meus hábitos de compra e minha área de atuação profissional, sempre de forma objetiva, simpática, não invasiva e com um português correto, sem nenhum ‘vou estar verificando’. Ao solicitar o número de meu celular, disse-lhe que não daria essa informação, e não ouvi um ‘mas senhor, veja bem…’.

 

A partir desse primeiro contato, ela passou a me telefonar mensalmente e sempre toma os cuidados que valorizo:

  • Liga sempre no número e horário que eu previamente escolho.

  • Tem meu cadastro atualizado em seu computador, o que a impede de me oferecer produtos que já tenho.

  • Sabe qual é o meu perfil de compra e jamais oferece algo que fuja muito dele.

  • Aceita meus argumentos quando informo que o produto oferecido não me será útil.

  • Insiste, claro, em fechar a venda, mas aceita sem demonstrar frustração quando ela não acontece.

  • Deixa claro que o importante é o relacionamento e que está à disposição para esclarecer dúvidas, sugerir e resolver algum problema, além de vender.

Sabe o que descobri depois de um ano sendo atendido por essa vendedora? Que dos 11 contatos telefônicos que tivemos, em 9 deles houve venda – e logo para mim, que detesto telemarketing!”

 

Jorge Mauricio de Castro é diretor da JMC Consultoria e Educação Corporativa, professor universitário e autor de vários livros.
E-mail: [email protected]

Frase

Criatividade representa a emergência de algo único e original”
Anderson, 1965

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