Em tempos de crise muitas vezes รฉ preciso repensar as estratรฉgias. Veja a seguir alguns casos que revelam isso na prรกtica e que servem de inspiraรงรฃo para vocรช que ainda estรก com medo da crise e nรฃo comeรงou a se mexer.
Mudanรงa de foco
No segmento de agรชncias de turismo, jรก ficou evidente que as viagens de negรณcios sofrerรฃo impacto este ano no Brasil. Para nรฃo ter seus negรณcios prejudicados, a รguia e Flytour, empresas especializadas na prestaรงรฃo de serviรงos a empresas, criaram unidades para vender entretenimento.
Diversificando a atuaรงรฃo
Jรก a CVC, maior operadora de turismo da Amรฉrica Latina, criou uma unidade para vender viagem de intercรขmbio, segmento que movimenta R$ 1,2 bilhรฃo por ano (bem menor que o de lazer, que gira R$ 33 bilhรตes anualmente, mas ainda assim muito importante), diversificando (e ampliando) sua atuaรงรฃo.
Ampliaรงรฃo da participaรงรฃo no mercado
Um bom exemplo do varejo vem da Riachuelo. Com faturamento de cerca de R$ 7 bilhรตes por ano, a rede decidiu manter os planos de abrir mais 40 lojas neste ano โ mesmo com a crise. Flรกvio Rocha, presidente da Riachuelo, justificou a estratรฉgia dizendo: โNรฃo olho para o pรฉ, mas para o horizonteโ. Assim, a empresa deve encerrar 2015 com pouco mais de 300 pontos de venda.
Aumento do nรบmero de pontos de venda
Essa tambรฉm รฉ a estratรฉgia adotada pela Magazine Luiza este ano. Na tentativa de ampliar a base de lojas e diluir os custos fixos mais rapidamente, a varejista deve abrir de 40 a 50 lojas em 2015 โ alรฉm de reformar de 20 a 30 unidades.
Lanรงamento de novos produtos
A Fiat, que estรก tendo um primeiro semestre bem ruim no Brasil (registra queda de 8,5% atรฉ o momento), tem uma estratรฉgia similar para voltar a crescer daqui em diante: o lanรงamento de novos produtos. Segundo o presidente da marca para a Amรฉrica Latina, Cledorvino Belini, a estimativa รฉ que ao fim do ano o resultado seja igual ao de 2014. O que, segundo ele, jรก seria um grande resultado se analisarmos o atual cenรกrio do mercado de automรณveis.
E vocรช, o que vai fazer para garantir que a crise nรฃo seja um grande problema em sua empresa?
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