Como vender em tempos de crise: 5 cases de sucesso

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Em tempos de crise muitas vezes รฉ preciso repensar as estratรฉgias. Veja a seguir alguns casos que revelam isso na prรกtica e que servem de inspiraรงรฃo para vocรช que ainda estรก com medo da crise e nรฃo comeรงou a se mexer.

Mudanรงa de foco

No segmento de agรชncias de turismo, jรก ficou evidente que as viagens de negรณcios sofrerรฃo impacto este ano no Brasil. Para nรฃo ter seus negรณcios prejudicados, a รguia e Flytour, empresas especializadas na prestaรงรฃo de serviรงos a empresas, criaram unidades para vender entretenimento.

Diversificando a atuaรงรฃo

Jรก a CVC, maior operadora de turismo da Amรฉrica Latina, criou uma unidade para vender viagem de intercรขmbio, segmento que movimenta R$ 1,2 bilhรฃo por ano (bem menor que o de lazer, que gira R$ 33 bilhรตes anualmente, mas ainda assim muito importante), diversificando (e ampliando) sua atuaรงรฃo.

Ampliaรงรฃo da participaรงรฃo no mercado

Um bom exemplo do varejo vem da Riachuelo. Com faturamento de cerca de R$ 7 bilhรตes por ano, a rede decidiu manter os planos de abrir mais 40 lojas neste ano โ€“ mesmo com a crise. Flรกvio Rocha, presidente da Riachuelo, justificou a estratรฉgia dizendo: โ€œNรฃo olho para o pรฉ, mas para o horizonteโ€. Assim, a empresa deve encerrar 2015 com pouco mais de 300 pontos de venda.

Aumento do nรบmero de pontos de venda

Essa tambรฉm รฉ a estratรฉgia adotada pela Magazine Luiza este ano. Na tentativa de ampliar a base de lojas e diluir os custos fixos mais rapidamente, a varejista deve abrir de 40 a 50 lojas em 2015 โ€“ alรฉm de reformar de 20 a 30 unidades.

Lanรงamento de novos produtos

A Fiat, que estรก tendo um primeiro semestre bem ruim no Brasil (registra queda de 8,5% atรฉ o momento), tem uma estratรฉgia similar para voltar a crescer daqui em diante: o lanรงamento de novos produtos. Segundo o presidente da marca para a Amรฉrica Latina, Cledorvino Belini, a estimativa รฉ que ao fim do ano o resultado seja igual ao de 2014. O que, segundo ele, jรก seria um grande resultado se analisarmos o atual cenรกrio do mercado de automรณveis.

E vocรช, o que vai fazer para garantir que a crise nรฃo seja um grande problema em sua empresa?

Leia os outros artigos desta sรฉrie sobre como vender em tempos de crise

Quer mais dicas sobre como vender em tempos deย crise? Clique aquiย e assistaย ao vรญdeo abaixo.

Raul Candeloro e Marcelo Caetano conversam por mais de 45 minutos sobre o que vocรช leu neste artigo e muito ย mais.

como vender em tempos de crise

Deixe um comentรกrio

O seu endereรงo de e-mail nรฃo serรก publicado. Campos obrigatรณrios sรฃo marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentรกrios sรฃo processados.

Conteรบdos Relacionados