Como vocĂȘ se comunica com sua equipe?

Conheça a lista com todas as opçÔes de canais de comunicação. Sua equipe vai estar muito mais interessada no que vocĂȘ tem a dizer, vai participar mais e agir conforme suas coordenadas.

Existem diversas formas de nos comunicarmos com nossa equipe de vendas e, mesmo assim, a tendĂȘncia Ă© que nĂŁo façamos uso de todas elas. Estamos sempre falando do mesmo jeito.

Ao usar diversas formas de se comunicar, estamos gerando muito mais interatividade e atraindo a atenção da equipe.

Veja a seguir uma lista com todas as opçÔes de canais de comunicação disponĂ­veis. Tente usĂĄ-los no seu dia a dia. VocĂȘ vai ver que sua equipe vai estar muito mais interessada no que vocĂȘ tem a dizer, vai participar mais e agir conforme suas coordenadas!

  1. ReuniĂ”es de vendas: geralmente o canal de comunicação mais utilizado para o gerente passar mensagens importantes para a equipe. Mas antes de jĂĄ sair reunindo todo mundo, primeiro certifique-se de que a reuniĂŁo Ă© realmente necessĂĄria. Quantas e quantas vezes vemos reuniĂ”es sendo marcadas sem necessidade. Assim, as pessoas nĂŁo se motivam, nĂŁo prestam atenção e nĂŁo fazem o que precisa ser feito. Se vocĂȘ vai tirar os vendedores do trabalho, Ă© melhor que seja algo importante e/ou urgente.
  2. Feedback: é a comunicação um a um para tratar de pontos específicos do trabalho de uma pessoa, tanto positivo quanto negativo, com o objetivo de ajudå-la. Muitos estudiosos falam hoje em feedforward, e não mais feedback. Independentemente da palavra escolhida, o importante é não apenas avaliar o que jå foi feito, como também ajudar a montar um plano de ação para que haja a melhoria contínua.
  3. Acompanhamento em campo: Ă© o acompanhamento presencial do lĂ­der com seu vendedor no dia a dia. Ele pode ser realizado nas visitas ou assisti-los em atendimento na loja. Para fazer o acompanhamento de forma correta, Ă© importante que o lĂ­der seja um observador e tente influenciar o mĂ­nimo possĂ­vel, sem parecer que estĂĄ olhando tudo, reparando em tudo. É difĂ­cil, porque o gerente tem a tendĂȘncia de falar, se envolver, atĂ© para justificar sua presença. Mas deve sempre lembrar que na hora da venda quem brilha Ă© o vendedor e nĂŁo ele.
  4. Monitoria: mais comum em call center, o lĂ­der grava as ligaçÔes de vendas e uma vez por semana, ou a cada 15 dias, conforme o lĂ­der preferir, Ă© feita a revisĂŁo de algumas dessas ligaçÔes. O ideal Ă© que vocĂȘ tenha algumas positivas e outras que mostrem os pontos a serem melhorados. As avaliaçÔes positivas podem ser feitas em grupo, atĂ© para servir de referĂȘncia para todos. Mas as demais ligaçÔes devem ser avaliadas individualmente para nĂŁo constranger nenhum vendedor.
  5. ReuniĂ”es virtuais: comunicação que funciona bem para quem tem equipe externa ou de representantes comerciais. SĂŁo reuniĂ”es feitas via internet, como audioconferĂȘncia ou videoconferĂȘncia. Existem algumas ferramentas que permitem esse tipo de interação, dependendo do nĂșmero de pessoas na sua equipe e que serviços vocĂȘ deseja.

    A reuniĂŁo de vendas, comum em equipes que trabalham fisicamente no mesmo local, pode perfeitamente funcionar virtualmente. Praticamente tudo o que vocĂȘ faria presencialmente pode ser feito no computador, basta usar um pouco de criatividade e criar aquele ritmo que falamos acima para o encontro semanal.

  6. SMS/Mensagem de celular: indicado para enviar comunicaçÔes curtas ao longo do dia ou da semana. VocĂȘ pode enviar dicas de vendas, uma frase motivadora, a contagem regressiva para atingir a meta, uma dica importante sobre o cliente que o vendedor estĂĄ indo visitar (o Google pode ajudĂĄ-lo nessas horas), lembretes de reuniĂ”es, lembretes das açÔes definidas no coaching etc. VocĂȘ deve usar esse canal para coisas interessantes para os vendedores, nĂŁo para ficar cobrando coisas.
  7. E-mails: a primeira coisa que precisamos esclarecer Ă© que e-mail nĂŁo precisa ser sĂł escrito. VocĂȘ pode mandar tambĂ©m ĂĄudio e/ou vĂ­deo via e-mail, o que deixa o canal mais dinĂąmico e atrativo para os vendedores, principalmente os de perfil expressivo. Pode ser com a cĂąmera do celular ou acoplar um microfone no computador. Mesmo sem ser algo feito perfeitamente, pode ter certeza que chamarĂĄ mais a atenção do que simplesmente escrever.
  8. Blog: vocĂȘ pode criar um blog e postar as informaçÔes que estĂŁo acontecendo na equipe de vendas lĂĄ, atualizando com as notĂ­cias, contagem regressiva para atingir a meta e demais informaçÔes que achar interessante. TambĂ©m pode ser um local onde os vendedores podem fazer perguntas para vocĂȘ e todos podem acompanhar o que estĂĄ sendo comunicado.
  9. Intranet/Extranet/Redes sociais: vocĂȘ pode criar um site interno na empresa para os vendedores acompanharem as principais notĂ­cias para eles ou ter um site externo, mas fechado para o grupo (apenas quem tem login e senha pode acessar). Google +, Facebook, LinkedIn tambĂ©m sĂŁo Ăłtimos canais de comunicação com os vendedores, vocĂȘ pode criar um grupo fechado dentro dessas redes sociais e postar coisas durante o dia ou semana.
  10. Newsletter: Ă© como se fosse o jornalzinho da equipe de vendas. O ideal Ă© que seja feita semanal. O principal problema da newsletter Ă© que toma tempo e o gerente raramente consegue fazĂȘ-la de maneira consistente por bastante tempo (unindo o ritmo Ă  presibilidade, importantes componentes da comunicação). Mas vocĂȘ pode contratar um assistente de redação/marketing/jornalista para ajudĂĄ-lo com essa função. Vale cada centavo. É raro vermos empresas que se comunicam demais com os vendedores, mas comunicar de menos Ă© pior. Uma newsletter Ă© uma comunicação mais oficial e quando feita da maneira correta por um certo tempo, as pessoas passam a esperĂĄ-la e sabem que encontrarĂŁo ali as principais informaçÔes para que possam realizar bem seu trabalho.

Analise todas as formas de comunicação que podem ser utilizadas! E vocĂȘ nĂŁo precisa escolher apenas um destes canais. Pode unir vĂĄrios para montar o seu processo de comunicação que tenha frequĂȘncia e importĂąncia para seus vendedores, que se adĂ©quem ao perfil deles e traga resultados para vocĂȘ.

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